Segunda geração do modelo fica apenas "na média" nos testes de impacto do órgão que avalia segurança dos automóveis comercializados na Europa
O Euro NCAP divulgou, em sua última bateria, resultado do teste realizado com o novo Duster. A segunda geração do utilitário esportivo compacto da Renault obteve apenas três estrelas em cinco possíveis na avaliação. No continente europeu, é bom lembrar, o veículo é comercializado com a insígnia da Dacia, subsidiária romena da fabricante francesa.
Considerando o padrão de segurança dos automóveis europeus, uma nota três na avaliação do Euro NCAP não é lá muito bom. O novo Duster, mesmo com airbags laterais e de cortina e controles de estabilidade e tração, teve desempenho marginal. Na proteção para adultos, o veículo teve aproveitamento de 71% (de 100%). Já para crianças, o número fica em 66%. Quanto aos pedestres, a porcentagem reduz para 56%. Além disso, mesmo com os novos equipamentos, no quesito itens de segurança ficou com apenas 37%. Por quê?
De acordo com o Euro NCAP, faltaram dispositivos suplementares de segurança. Ausências de sistema de manutenção de faixa e assistente de frenagem prejudicaram o desempenho do veículo na avaliação. No teste de impacto frontal contra barreira rígida, a 50 km/h, a cabeça do condutor sofreu um esforço desproporcional, anulando por completo o teste. No impacto lateral, há proteção marginal para a cervical.
O novo Duster foi apresentado no último Salão de Frankfurt. Apesar da manutenção da plataforma B0, mesma da geração anterior, as diferenças entre novo Duster e antigo são latentes. O SUV ganhou um banho de loja para ficar conectado aos modelos modernos. Destaque para as lanternas. O desenho lembra – mas lembra DEMAIS – a da lanterna do Jeep Renegade. A saber: no caso do Renegade, as lanternas remetem aos formatos dos tanques de combustível que iam na traseira dos jipes durante a Segunda Guerra.
No Brasil, deve chegar ao modelo em 2019. Na Europa segue com opções de motorização a diesel (1.5 dCi) e a gasolina (1.2 TCe tricilíndrico). Por aqui também deve manter as mesmas ofertas da geração atual (1.6 e 2.0).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |