Novo HB20: versões, preços; equipamentos e revisões
Completamente reformulado, compacto da marca coreana fica maior, ganha novo motor turbo e mais equipamentos de segurança de série
Completamente reformulado, compacto da marca coreana fica maior, ganha novo motor turbo e mais equipamentos de segurança de série
Depois de uma semana revelando o carro em pílulas, a Hyundai lançou nesta segunda-feira (16), o novo HB20 e suas variantes sedã, HB20S, e com apelo aventureiro, o HB20X. O hatch será o primeiro a chegar ao mercado, em outubro. Os demais vêm ainda este ano, mas a data de lançamento ainda não foi definida.
O novo HB20 tem preços entre R$ 46.990 e R$ 77.990. O novo HB20S (sedã) tem valores entre R$ 55.390 e R$ 81.290. Por fim, o novo HB20X (“aventureiro”) custa entre R$ 62.990 e R$ 79.590.
Ao contrário do que às vezes acontece na indústria automobilística, o novo HB20 não conviverá com o antecessor. A antiga geração deixou de ser fabricada e, assim, não será oferecida sequer como versão de entrada. Toda a linha continuará com garantia de 5 anos, uma das mais longas do segmento.
Hoje, os principais concorrentes do novo HB20 são o Ford Ka e o Chevrolet Onix. Com o Ka, o modelo da Hyundai disputa a segunda posição em vendas no mercado brasileiro. O primeiro, o Chevrolet Onix, ganhou nova geração na semana passada.
Mas a marca coreana também coloca o Toyota Yaris, os Fiat Argo e Cronos e os VW Polo e Virtus como adversários do HB20.
Versão | Preço |
---|---|
HB20 Sense 1.0 | R$ 46.490 |
HB20 Vision 1.0 | R$ 48.990 |
HB20 Vision 1.0 + blueMedia | R$ 50.490 |
HB20 Evolution 1.0 | R$ 53.790 |
HB20 Vision 1.6 16V MT6 | R$ 57.990 |
HB20 Vision 1.6 16V AT6 | R$ 62.790 |
HB20 Launch Edition | R$ 69.990 |
HB20 Evolution 1.o turbo | R$ 67.190 |
HB20 Diamond 1.o turbo | R$ 73.590 |
HB20 Diamond Plus 1.o turbo | R$ 77.990 |
Por dentro, o novo HB20 também foi completamente reformulado. O painel de instrumentos tem um conta-giros analógico e o resto em um mostrador monocromático digital. Essa opção fica restrita às versões mais caras. Nas de entrada, o velocímetro é analógico também.
Outra novidade é a adoção de uma central multimídia de 8 polegadas com tela sensível ao toque e compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A tela fica destacada na parte superior do painel. Abaixo, o ar-condicionado tem comandos manuais, mas display digital nas versões superiores. A direção tem assistência elétrica.
Os bancos foram redesenhados e têm mais apoio lateral. Além disso, têm regulagem de altura – na atua geração, apenas a parte dianteira do assento se move alguns poucos centímetros. O volante também foi redesenhado.
O novo HB20 agregou equipamentos que não são ofertados na gama atual: sistema de prevenção de colisão frontal, com direito a frenagem autônoma de emergência, sistema de auxílio de permanência em faixa (não é ativo, ou seja, não atua esterçando as rodas), controle de cruzeiro (“piloto automático”), monitoramento da pressão do pneu (TPMS), mas, mais uma vez, apenas nas configurações top de linha Diamond Plus.
O compacto da Hyundai também tem controles de estabilidade e tração,, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes do banco traseiro, câmera de ré (com linhas dinâmicas) e aletas para trocas sequenciais do câmbio automático.
HB20 Sense 1.0: direção elétrica; ar-condicionado; controles de áudio e bluetooth no volante; vidros elétricos dianteiros; calotas de 14 polegadas.
HB20 Vision 1.0: Sense 1.0 + calotas de 15 polegadas; retrovisor elétrico; vidros elétricos nas 4 portas com “um toque”; chave canivete com comandos do alarme; porta-objetos com tampa; sistema multimída blueMedia (ou rádio) com tela sensível ao toque de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto.
HB20 Evolution 1.0: Vision 1.0 + rodas de liga-leve de 15 polegadas; chave com comando de abertura ou fechamento de vidros; blueMedia com USB de carregamento rápido; ar-condicionado com display digital; painel de instrumentos com mostrador digital (conta-giros analógico); controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; sensor de estacionamento traseiro; volante com ajuste de altura e profundidade; grade dianteira com apliques cromados.
HB20 Vision 1.6 MT6: Vision 1.0 + motor 1.6 16V e câmbio manual de seis marchas; grade dianteira com apliques cromados; blueMedia com USB de carregamento rápido.
HB20 Vision 1.6 AT6: Vision 1.6 MT6 + câmbio automático de seis marchas; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; apoio de braço central; controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e limitador de velocidade.
HB20 Evolution 1.0 TGDI: Vision 1.6 AT6 + motor 1.0 turbo e injeção direta; rodas de liga-leve de 16 polegadas; ajuste de altura e profundidade do volante; 4 vidros elétricos com “um toque”; chave com comando de abertura ou fechamento de vidros; faróis de neblina; antena tipo barbatana; sensor de estacionamento traseiro; volante com ajuste de altura e profundidade; ar-condicionado com display digital; painel de instrumentos com mostrador digital (conta-giros analógico).
HB20 Launch Edition: Evolution 1.0 TGDI + motor 1.6 16V, airbags laterais; acendimento automático dos faróis; faróis com “projetor” e luz de posição em LED; retrovisor rebatível eletricamente; alarme com sensor de presença; câmera de ré; sistema de partida por botão.
HB20 Diamond 1.0 TGDI: Evolution 1.0 TGDI + airbags laterais; sistema de partida por botão; acendimento automático dos faróis; faróis com “projetor” e luz de posição em LED; aletas para trocas de marchas; retrovisor rebatível eletricamente; alarme com sensor de presença; câmera de ré; sistema start/stop; bancos traseiros bipartidos (1/3 e 2/3).
HB20 Diamond Plus 1.0 TGDI: Diamond 1.0 TGDI + bancos revestidos em couro; sistema anticolisão (alerta e frenagem autônomo); alerta de mudança de faixa; sistema de monitoramento dos pneus.
HB20S Vision 1.0 | R$ 55.39000 |
---|---|
HB20S Evolution 1.0 | R$ 58.390 |
HB20S Vision 1.6 MT6 | R$ 62.590 |
HB20S AT6 | R$ 67.390 |
HB20S Evolution 1.0 turbo | R$ 71.790 |
HB20S Diamond | R$ 76.890 |
HB20S Diamond Plus | R$ 81.290 |
HB20S Vision 1.0: direção elétrica; ar-condicionado; controles de áudio e bluetooth no volante; vidros elétricos dianteiros; calotas de 15 polegadas; retrovisor elétrico; vidros elétricos nas 4 portas com “um toque”; chave canivete com comandos do alarme; porta-objetos com tampa; sistema multimída blueMedia (ou rádio) com tela sensível ao toque de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto.
HB20S Evolution 1.0: Vision 1.0 + rodas de liga-leve de 15 polegadas; chave com comando de abertura ou fechamento de vidros; blueMedia com USB de carregamento rápido; ar-condicionado com display digital; painel de instrumentos com mostrador digital (conta-giros analógico); controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; sensor de estacionamento traseiro; volante com ajuste de altura e profundidade; grade dianteira com apliques cromados; faróis de neblina.
HB20S Vision 1.6 MT6: Vision 1.0 + motor 1.6 16V e câmbio manual de seis marchas.
HB20S Vision 1.6 AT6: Vision 1.6 MT6 + câmbio automático de seis marchas; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; apoio de braço central; controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e limitador de velocidade.
HB20S Evolution 1.0 TGDI: Vision 1.6 AT6 + motor 1.0 turbo e injeção direta; rodas de liga-leve de 15 polegadas; ajuste de altura e profundidade do volante; 4 vidros elétricos com “um toque”; chave com comando de abertura ou fechamento de vidros; faróis de neblina; antena tipo barbatana; sensor de estacionamento traseiro; volante com ajuste de altura e profundidade; ar-condicionado com display digital; painel de instrumentos com mostrador digital (conta-giros analógico).
HB20S Diamond 1.0 TGDI: Evolution 1.0 TGDI + airbags laterais; sistema de partida por botão; acendimento automático dos faróis; faróis com “projetor” e luz de posição em LED; aletas para trocas de marchas; retrovisor rebatível eletricamente; alarme com sensor de presença; câmera de ré; sistema start/stop; bancos traseiros bipartidos (1/3 e 2/3).
HB20S Diamond Plus 1.0 TGDI: Diamond 1.0 TGDI + bancos revestidos em couro; sistema anticolisão (alerta e frenagem autônomo); alerta de mudança de faixa; sistema de monitoramento dos pneus.
HB20X Vision 1.6 MT6 | R$ 62.990 |
---|---|
HB20X Vision 1.6 AT6 | R$ 67.890 |
HB20X Evolution 1.6 AT6 | R$ 69.890 |
HB20X Diamond 1.6 AT6 | R$ 75.190 |
HB20X Diamond Plus 1.6 AT6 | R$ 79.590 |
HB20X Vision 1.6 MT6: rodas de liga-leve de 16 polegadas; chave com comando de abertura ou fechamento de vidros; blueMedia com USB de carregamento rápido; ar-condicionado com display digital; painel de instrumentos com mostrador digital (conta-giros analógico); controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; sensor de estacionamento traseiro; volante com ajuste de altura e profundidade; grade dianteira com apliques cromados; faróis de neblina.
HB20X Vision 1.6 AT6: Vision 1.6 MT6 + câmbio automático de seis marchas; apoio de braço central; controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e limitador de velocidade.
HB20X Evolution 1.6 AT6: Vision AT6 + 4 vidros elétricos com “um toque”; chave com comando de abertura ou fechamento de vidros; faróis de neblina; antena tipo barbatana; sensor de estacionamento traseiro; volante com ajuste de altura e profundidade; ar-condicionado com display digital; painel de instrumentos com mostrador digital (conta-giros analógico).
HB20X Diamond 1.6 AT6: Evolution + airbags laterais; sistema de partida por botão; acendimento automático dos faróis; faróis com “projetor” e luz de posição em LED; aletas para trocas de marchas; retrovisor rebatível eletricamente; alarme com sensor de presença; câmera de ré; sistema start/stop; bancos traseiros bipartidos (1/3 e 2/3).
HB20X Diamond Plus 1.6 AT6: Diamond + bancos revestidos em couro; sistema anticolisão (alerta e frenagem autônomo); alerta de mudança de faixa; sistema de monitoramento dos pneus.
O novo HB20 terá três opções de motor: 1.0 de aspiração natural, 1.6 16 válvulas e 1.0 turbo com injeção direta, ambos com três cilindros. O primeiro já equipa a linha atual e oferece o mesmo rendimento (80 cv e 10,2 kgfm de torque com etanol). A única diferença é que ele, finalmente, perdeu o tanquinho auxiliar de partida a frio.
A conhecida unidade 1.6 de quatro cilindros também continua sendo oferecida, mas, agora é a mesma que equipa o Creta, com comando variável de válvulas. Ele, agora, tem 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque a 4.500 rpm (sendo 82% desta força a 1.500 rpm).
A grande novidade é o motor turbo. O compacto até teve uma versão 1.0 sobrealimentada, mas suas vendas foram pífias e o desempenho do modelo foi muito criticado.
Agora, o novo HB20 adota um motor turbo que segue a “receita de bolo” e conta com injeção direta. Ele tem 120 cv de potência (rotação não foi informada) e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm.
A transmissão manual será de cinco marchas para as opções 1.0 aspiradas. Versões com o 1.0 turbo terão apenas câmbio automático de seis marchas. Já as 1.6 16V terão opções automática ou manual, mas, neste caso, de seis velocidades.
Confira a galeria de fotos do novo HB20 hatch:
O novo HB20 manteve a mesma plataforma do HB20 atual, mas ela recebeu importantes mudanças: ficou maior, ganhou novos pontos de fixação da carroceria e está mais leve e resistente. A Hyundai garante que o compacto terá mais espaço para pernas, cabeça e ombros.
O hatch ficou 2 cm mais comprido e tem 3,94 metros. A largura cresceu na mesma proporção e tem 1,70 m. Um ganho importante foi no entre-eixos, que passou de 2,50 metros para 2,53 metros. A altura e o porta-malas permaneceram inalterados com 1,47 m e 300 litros de capacidade, respectivamente.
O novo HB20 sedã também ficou mais comprido, ganhou 3 cm somando 4,26 metros. Largura, altura e distância entre eixos têm as mesmas dimensões do hatch. O porta-malas passou de 450 litros para 475 l.
Já o novo HB20X se diferencia do hatch “convencional” pela maior altura total (1,54 metro) e maior vão livre do solo (total de 20,5 cm).
Dimensões | Hatch | Sedã | X |
---|---|---|---|
Comprimento (mm) | 3.940 | 4.260 | 3.970 |
Largura (mm) | 1.720 | 1.720 | 1.740 |
Altura (mm) | 1.470 | 1.470 | 1.540 |
Entre-eixos (mm) | 2.530 | 2.530 | 2.530 |
Porta-malas (l) | 300 | 475 | 300 |
Veja também as fotos do novo HB20 sedã:
Galeria mostra ainda como ficou o novo HB20X:
Quilometragem | preço |
---|---|
10 mil km | R$ 201,48 |
20 mil km | R$ 459,67 |
30 mil km | R$ 446,92 |
40 mil km | R$ 602,94 |
50 mil km | R$ 419,65 |
60 mil km | R$ 596,02 |
10 mil km | R$ 233,38 |
---|---|
20 mil km | R$ 491,57 |
30 mil km | R$ 478,82 |
40 mil km | R$ 653,29 |
50 mil km | R$ 451,55 |
60 mil km | R$ 890,36 |
10 mil km | R$ 227,18 |
---|---|
20 mil km | R$ 485,37 |
30 mil km | R$ 472,62 |
40 mil km | R$ 647,09 |
50 mil km | R$ 445,35 |
60 mil km | R$ 621,72 |
Fotos Hyundai | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
gosto não se discute, acabei de comprar o meu…
Foi chegando e comprando. Se fosse emprehar pelos ouvidos, não compraria.
Gosto se discute.
Ficou tão feio que troquei o meu HB20S por outro HB20S 2020 tgdi o carro ficou lindo parabéns Hyundai.
Pensei que eu estaria entre os poucos…Também achei que ficou muito feio. Eu tenho um modelo mais antigo, mas não trocarei por esse feioso aí.
Tenho um hb20 2015, realmente pelas fotos achei horrivel, mas quando fui ver pessoalmente, nao tive dúvida, comprei a versão vision bluemedia. Garantia sem igual, atendimento sem distinção de modelo, preço de revisões justos e verdadeiros. Gerente Junior e vendedor Emilio, da concessionaria grande coreia da av. washington soares em Fortaleza , são o diferencial na hora de fechar negócio. Indico 100% o novo hb20, satisfação em custo/beneficio.
Desenho ficou lindo e moderno. Mas há guerra comercial para destruir o modelo, é há quem vai nessa onda. Feio demais ficou a dianteira do Corola, isso sim é que feio.
O que podemos esperar do novo motor 1.0 TGDI em termos de qualidade/durabilidade e consumo???
“O Design do HB20 acabou hoje!”
De fato esse novo HB20 ficou horrível. Desenho de mto mau gosto. Foi realmente um retrocesso no quesito design. O antigo era mto mais bonito
Achei lindo, com certeza vou trocar o meu !!!
Já comprei o meu. Super moderno.
Putz como conseguiram deixar esse carro tao horroroso assim? Ele era até “jeitoso”.. embora nao tivesse identidade forte.
Esse ai ta com cara do focus de 1a geracão…
De volta ao passado?? Eh isso?
Tenebroso.
Que coisa feia eim rapaz, o que que eu vou dizer la em casa eim.kkkk
Agora no no quesito beleza temos. Onix em primeiro, seguido de Polo, Argo, Yaris, Etios, Gol e por último HB 20. Como podem destruir um carrinho que era bem simpático. O design desse carro só podia estar bêbado quando desenho essa nova frente de Focus 2005.
De fato esse novo HB20 ficou horrível. Desenho de mto mau gosto. Foi realmente um retrocesso no quesito design. O antigo era mto mais bonito