Para 2021: Jeep de 7 lugares terá visual inédito e novos motores
Inicialmente, marca cogitou criar versão alongada do Compass, mas acabou optando por um projeto inédito, que está sendo desenvolvido no Brasil
Inicialmente, marca cogitou criar versão alongada do Compass, mas acabou optando por um projeto inédito, que está sendo desenvolvido no Brasil
As notícias são quentes, vindas diretamente daqueles que entendem do assunto dentro da FCA (Fiat Chrysler Automobiles): a prospecção que a Jeep fez no mercado apontava a necessidade de um novo SUV, de porte maior que o Compass e com sete lugares. O novo Jeep atenderia os anseios do público de Toyota SW4, a recém-lançada Pajero Sport, Chevrolet Trailblazer, Kia Sorento, entre outros.
Inicialmente, a marca pensou em alongar o Compass, para que ele conseguisse comportar a terceira fileira de bancos. Mas, segundo fontes internas, o protótipo do novo Jeep de 7 lugares ficou tão feio e desproporcional que foi descartado de imediato.
A solução foi criar um carro totalmente novo, com personalidade e design próprios, que será lançado no segundo semestre de 2021, já como modelo 2022.
Batizado internamente de Third Row (Terceira Fileira, em português), o futuro SUV ainda não tem nome definido. A plataforma é a mesma da família que equipa Renegade e Compass, chamada de Small Wide 4×4, mas com bitola e entre-eixos redimensionados.
Em sua versão de entrada, o novo Jeep de 7 lugares deverá ter apenas a opção da tração dianteira, como já ocorre nos menores Renegade e Compass. Por enquanto, o carro está sendo totalmente projetado e concebido no Brasil, com a supervisão da Itália e, principalmente, da Jeep dos Estados Unidos, que dá os maiores palpites.
Na mecânica, o novo Jeep marcará a estreia da nova família de motores turbo que será fabricada no Brasil. O Third Row, em sua versão de entrada, será equipado com o motor transversal flex 1.3 16v turbo com duplo comando de válvulas no cabeçote, variável na admissão, que deverá produzir cerca de 180 cv de potência.
Por enquanto a notícia é que, na transmissão, o novo Jeep de 7 lugares terá o conhecido Aisin de 6 marchas. Esse câmbio tem limite em aproximadamente 30 kgfm de torque, número aproximado daquele que esse motor 1.3 turbo terá. Mas, dependendo do volume de produção, ele poderá ser equipado com uma transmissão de 7 ou 8 velocidades.
Nas versões superiores, o Third Row utilizará uma nova geração de motores turbodiesel, mais potentes e com mais torque que o atual. Além disso, terá como ponto positivo a menor emissão de gases poluentes. Nesse caso, a tração será integral e a transmissão terá o também conhecido câmbio ZF de 9 velocidades, que já equipa Renegade, Compass e a picape Fiat Toro com motorização a diesel.
Fala-se que essa futura geração de motores turbodiesel vai superar a barreira dos 200 cv, potência mais do que suficiente para dar um desempenho de brilho ao novo Jeep.
Fontes internas da FCA afirmaram ainda que, se fosse lançado hoje, o novo Jeep custaria cerca de R$ 190 mil em sua versão básica de entrada, com tração dianteira, câmbio automático de 6 marchas e motor flex 1.3 turbo com 180 cv.
Nas versões topo de linha, com tração 4×4, câmbio automático de 9 marchas e motor turbo diesel, o preço ficaria na casa dos R$ 230 mil, seguindo os valores da concorrência.
O design, criado por Peter Fassbender (designer chefe da FCA Brasil), não se parecerá com nenhum outro modelo da marca no mundo. O novo Jeep de 7 lugares terá linhas totalmente inéditas, que vão inaugurar a nova identidade visual da marca para a próxima década.
Essa nova identidade visual deverá ditar a próxima reestilização do Compass e a nova geração do Renegade. Os primeiros protótipos do Third Row começarão suas provas de rodagem entre o final deste ano e o início de 2020.
[Vídeo] Conheça a história da Jeep, do Willys à atualidade!
Foto Jeep | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Teremos motor a diesel e Flex. Qual a motorização.
Onde está o Wrangler de 7 lugares? Nos USA já tem faz tempo
Caramba! Como esse pessoal da Jeep é lento, em 2022 pra lançar um sete lugares ainda.
Estou interessado no 4×4 dieesel, quando será lançado?