Mais bonito e turbo, novo Peugeot 2008 mira em T-Cross

Peugeot lança nova geração do Peugeot 2008, com mesma carroceria da versão elétrica importada da Europa, e três versões de acabamento

Peugeot 2008 2025 Foto pedro bicudo (84)
Novo Peugeot 2008 estreia com visual atualizado e a nova logomarca do leão (Fotos: Peugeot | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 07/08/2024 às 11h03
Atualizado em 08/08/2024 às 14h47

A Peugeot lançou no Brasil a nova geração do 2008, que chega em três versões partindo de R$ 119.990. Todas elas equipadas com motor Turbo 200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática, do tipo CVT, com emulação de sete marchas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Mas o novo 2008 não é totalmente uma novidade. Isso mesmo, depois de conviver dois anos com duas gerações, finalmente o Peugeot 2008 agora é um carro só. Em 2022, a marca do leão lançou o e-2008, com seu conjunto 100% elétrico, vindo da Europa. Ele que conviveu até o fim do ano passado com a primeira geração fabricada em Porto Real (RJ).

Agora, a versão térmica (a combustão) se iguala ao elétrico. Mas por que demorou tanto? A demora se deu pelo fato de o 2008 ter mudado de nacionalidade. Se a primeira geração era fluminense, a nova é feita em El Palomar, na Argentina.

Além disso, há fatores de conjunto mecânico. Na Europa, o 2008 é vendido em versões elétrica, híbrida e térmica. A versão a gasolina utiliza motor PureTech 100 1.2 turbo de 100 cv, combinado a uma caixa manual de seis marchas. É a versão de entrada, com preço de 26 mil euros (R$ 163 mil em uma conversão direta, no mercado francês).

O terceiro fator é que a versão latina do novo 2008 deveria esperar a reestilização da atual geração. Ela veio no ano passado. Inclusive o AutoPapo foi até a Espanha guiar o e-2008 modernizado.

Versões e preços do 2008

O novo Peugeot 2008 é oferecido em três versões:

Versão Preço
Active Turbo 200 R$ 119.990
Allure Turbo 200 R$ 129.990
GT Turbo 200 R$ 149.990

Conteúdos do novo Peugeot 2008

A versão Active oferece os seguintes itens:

  • Rodas diamantadas de 17 polegadas
  • Faróis em LED
  • Quadro de instrumentos digital i-Cockpit 2D
  • Central multimídia de 10,3 polegadas
  • Conexão sem fio Android Auto
  • Conexão sem fio Apple CarPlay
  • Bancos com forração parcial em couro
  • Freio de estacionamento eletrônico

Já a versão Allure Adiciona:

  • Alerta de ponto cego
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Câmera 360º
  • Bancos em couro
  • Chave presencial
  • Partida sem chave

E por fim, a versão topo de linha GT acrescenta:

  • Acabamento GT Black Design
  • Grade na cor da carroceria
  • Carregamento por indução
  • 3 portas USB
  • 1 porta USB C
  • Teto bitom
  • Teto solar panorâmico
  • Faróis LED 3D
  • Quadro de instrumentos digital i-Cockpit 3D
  • Bancos em couro GT
  • Alerta de ponto cego
  • Farol alto com ajuste automático
  • Sistema de permanência em faixa
  • Monitor de fadiga
  • Frenagem automática de emergência
  • Alerta de colisão
  • Reconhecimento de placas de velocidade
  • Seis airbags

Motor Turbo 200

O Peugeot 2008 é equipado com o motor Turbo 200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Esse motor é combinado com transmissão automática, do tipo CVT, com emulação de sete velocidades. Trata-se do mesmo conjunto mecânico que equipa o hatch 208, assim como Citroën C3 Aircross e os italianos Fiat Strada, Pulse e Fastback.

Consumo do 2008 turbo

O consumo do novo Peugeot 2008, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), do Inmetro é:

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 8,6 km/l 9,8 km/l
Gasolina 12,3 km/l 13,7 km/l

Ainda segundo Inmetro a emissão de dióxido de carbono na atmosfera é de 103 g/km.

Suspensão e freios

O novo Peugeot 2008 utiliza suspensão independente do tipo McPherson (frente) e eixo rígido (traseira). Já os freios combinam disco ventilado (frente) e disco sólido (traseira).

Medidas do Peugeot 2008

  • Comprimento: 4,30 m
  • Entre-eixos: 2,61 m
  • Altura: 1,54 m
  • Largura: 1,77 m
  • Largura (com retrovisores) 1,99 m
  • Porta-malas (NET): 419 litros
  • Porta-malas (VDA): 374 litros
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Altura livre do solo: 22,7 cm
  • Ângulo de ataque: 18,2º
  • Ângulo de transposição: 21,8º
  • Ângulo de saída: 29,7º
  • Pneus: 215/60 R17
  • Peso: 1.264 kg (Active), 1.272 kg  (Allure) e 1.300 kg (GT)

Já andamos na versão elétrica do novo 2008. Confira:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário