Ainda se vendem peruas: Novo Volvo V60 é lançado no Brasil
Modelo sueco continua investindo em segurança, e traz o primeiro sistema de mitigação de colisões frontais do mundo
Modelo sueco continua investindo em segurança, e traz o primeiro sistema de mitigação de colisões frontais do mundo
O novo Volvo V60 foi lançado no Brasil, com preços a partir de R$ 199.950. A nova geração da perua sueca teve seu design redesenhado e ganhou mais tecnologias de segurança, destaque da marca sueca.
O veículo tem apenas uma versão no país, a T5 Momentum, com motor 2.0, a gasolina, de 257 cavalos de potência e 36 kgfm de torque. Com ele, a perua da Volvo consegue chegar aos 100 km/h em 6,7 segundos, podendo alcançar 235 km/h, de acordo com a fabricante.
Acoplada ao motor, está uma transmissão automática de oito velocidades. A tração é dianteira.
Outra coisa que mudou no novo Volvo V60 foram as dimensões, que ficaram maiores. Agora, a station wagon tem 4,76 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,42 m de altura. O design da carroceria foi renovado, e carrega um estilo clássico e discreto, mas imponente ao mesmo tempo.
Na dianteira, o destaque fica para os faróis de LED no tradicional desenho da escandinava – o “martelo de Thor” – aliados a uma grade dianteira trapezoidal. Os componentes de iluminação contam com funções de acendimento e nivelamento automático, além de luzes de rodagem diurna (DRL).
Nas laterais, as dimensões compridas do novo Volvo V60 são adornadas por uma carroceria esculpida, com acabamento em alumínio nas barras de teto e frisos dos vidros laterais. As rodas são de liga leve de 18 polegadas.
Por fim, na traseira, o destaque fica para as lanternas verticais, com feixes de LED, que avançam sobre a tampa do porta-malas.
No interior, a marca investiu no conforto que se espera da categoria – e da marca. O painel conta com central multimídia, com uma tela sensível ao toque de 9 polegadas que reúne a maioria dos comandos do veículo. O sistema também responde a comandos de voz e integração com smartphones Apple CarPlay e Android Auto.
Destaque da sueca, o novo Volvo V60 também continuou evoluindo em quesitos de segurança. A maior novidade é um sistema de mitigação de colisões frontais, a “Mitigação de Pista Oposta”, primeira do mundo, segundo a fabricante. Os sistemas de frenagem automático disponíveis na maioria dos veículos só são capazes de operar no caso de colisões traseiras.
A novidade é capaz de evitar batidas frontais entre 60 km/h e 140 km/h. Outras tecnologias incluem controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e Pilot Assist, que controla a direção, aceleração e frenagem até 130 km/h.
O novo Volvo V60 é, ainda, equipado com um sistema ativo de permanência em faixa, que opera entre 65 km/h até 200 km/h. O recurso pode esterçar o volante automaticamente se detectar que o motorista deixou a faixa de trânsito.
Outro destaque entre as tecnologias de segurança da perua é o pacote City Safety, que aplica frenagem de emergência e esterça o volante para evitar colisões contra veículos, ciclistas, pedestres e animais de grande porte, atuando de dia e de noite.
Imagens Volvo | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |