Quantos parafusos tem a roda do seu carro? Número pode variar

Especialistas explicam que, em geral, a quantidade de parafusos nas rodas é proporcional ao peso e torque dos veículos

kicks special edition roda
Roda do Nissan Kicks Special Edition (Foto Nissan | Divulgação)
Por Laurie Andrade
Publicado em 27/04/2020 às 11h55

Já reparou quantos parafusos prendem a roda do seu carro? Ou que o número pode ser diferente? O novo Chevrolet Onix, por exemplo, conta quatro. O Toyota Rav4, com cinco. O Renault Kwid, por sua vez, tem três. Procuramos a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) para entender por que razão os números são diferentes.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

LEIA MAIS

De acordo com o engenheiro Bruno Leal, a quantidade de parafusos nas rodas/cubos de rodas varia de veículo para veículo, dependendo do projeto e da especificação de cada um deles.

“O ponto principal para a definição desta quantidade é o peso máximo por eixo do veículo e o torque máximo do motor nas rodas, isto é, a força necessária para que o veículo se mova”, explica o especialista.

Nas rodas de veículos mais leves, uma menor quantidade de parafusos já suporta os esforços no conjunto mecânico. E, em geral, uma maior quantidade de furos está ligada a veículos mais pesados, como automóveis de carga, nos quais o motor entrega torque elevado ao conjunto mecânico.

quatro parafusos rodas do nissan kicks special edition
O Nissan Kicks Special Edition tem quatro parafusos em cada roda

Foto Nissan | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Carlos 4 de julho de 2022

Porque as rodas do Fox vem com cinco parafusos?……..

Avatar
Reginaldo simoes 27 de setembro de 2020

Olá.eu tenho um Peugeot 206 2008,ele só tem 3 parafusos do lado esquerdo do carro, na frente e traseira.
O lado esquerdo é normal.
Obs:as rodas e as calotas não tem furo para o quarto parafuso.

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 7 de julho de 2020

PARAFUSOS x RODA
O número de parafusos fixando as rodas dos carros tem muito mais a ver com intercambiabilidade. Exemplos claros são o GM Astra, disponível com quatro ou cinco parafusos por roda, e os VW Gol (linha Gol), UP! (linha UP!) e Fox (linha Fox), veículos VW de porte quase idêntico: quatro parafusos / roda nos VW Gol (linha Gol) e UP! (linha UP!) – cinco parafusos / roda nos Fox (linha Fox).
Quem entra em cena, neste caso, são as seguradoras, pois muito intercambio de peças significa-lhes prejuízo: o ladrão rouba um Gol, troca as rodas com um Fox, etc., etc., e assim por diante.
É óbvio que, mediante conceito, quem determina quantos parafusos devem fixar as rodas é a Engenharia. Mas, em Engenharia há coeficientes (margens) de segurança “ultrapassáveis” (entre aspas), onde, então, surge o Marketing.
Quando não existe margem para “marketicismos”, o parecer da Engenharia é decisivo, conforme o caso dos Willys – Renault – Ford, brilhantes no aspecto com apenas três parafusos / roda: no Brasil, Renault Dauphine, Gordini, 1093 (Willys – Renault), Corcel (linha Corcel da Ford – Willys, depois rebatizada somente por Ford).
Do contrário, um parafuso a mais ou a menos fixando a roda pode ser só mero detalhe desimportante.

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 7 de julho de 2020

PARAFUSOS x RODA

– falta assinar –
Engº MSc Rodrigo Otávio Aragão MARTINIANO Ferreira.

O número de parafusos fixando as rodas dos carros tem muito mais a ver com intercambiabilidade. Exemplos claros são o GM Astra, disponível com quatro ou cinco parafusos por roda, e os VW Gol (linha Gol), UP! (linha UP!) e Fox (linha Fox), veículos VW de porte quase idêntico: quatro parafusos / roda nos VW Gol (linha Gol) e UP! (linha UP!) – cinco parafusos / roda nos Fox (linha Fox).
Quem entra em cena, neste caso, são as seguradoras, pois muito intercâmbio de peças significa-lhes prejuízo: o ladrão rouba um Gol, troca as rodas com um Fox, etc., etc., e assim por diante.
É óbvio que, mediante conceito, quem determina quantos parafusos devem fixar as rodas é a Engenharia. Mas, em Engenharia há coeficientes (margens) de segurança “ultrapassáveis” (entre aspas), onde, então, surge o Marketing.
Quando não existe margem para “marketicismos”, o parecer da Engenharia é decisivo, conforme o caso dos Willys – Renault – Ford, brilhantes no aspecto com apenas três parafusos / roda: no Brasil, Renault Dauphine, Gordini, 1093 (Willys – Renault), Corcel (linha Corcel da Ford – Willys, depois rebatizada somente por Ford).
Do contrário, um parafuso a mais ou a menos fixando a roda pode ser só mero detalhe desimportante.
. . . . .

Avatar
Marinella Della Negra 22 de maio de 2020

Ecelente

Avatar
Deixe um comentário