O sedã mais rápido do mundo é um Jaguar XE

Modelo conquistou o tempo recorde entre os sedãs correndo no circuito WeatherTech de Laguna Seca, nos Estados Unidos

Por AutoPapo21/09/18 às 18h30

A edição limitada Project 8 do Jaguar XE completou a volta mais rápida para um sedã de produção no circuito WeatherTech de Laguna Seca, nos Estados Unidos. Quebrando o recorde anterior, o modelo é o atual sedã mais rápido do mundo. Veja a volta do Jaguar no vídeo abaixo:

Ele completou o circuito de 2.238 milhas, equivalente a 3.601 quilômetros, em 1 minuto e 37,54 segundos. O piloto Randy Pobst estava ao volante. O recorde anterior também havia sido conquisto por Pobst, dirigindo um Cadillac CTS-V e no tempo de 1 minuto e 38,52 segundos, em 2016. A diferença para o novo tempo foi de quase um segundo.

O novo sedã mais rápido do mundo já havia batido um recorde em novembro de 2017, quando conquistou o melhor tempo para um sedã de produção em Nürburgring Nordschleife, com 7 minutos e 21,23 segundos. O circuito tem 12,9 milhas, equivalente a 20,76 quilômetros.

O Jaguar XE Project 8 tem motor 5.0 V8 de 600 cavalos de potência e alcança a velocidade máxima de 321 km/h. A tração é integral e transmissão é automática de oito velocidades. Segundo a fabricante, o sedã mais rápido do mundo chega a 100 km/h em 3,7 segundos.

O veículo também conta com tecnologias utilizadas na Fórmula 1, de acordo com a marca, como rolamentos de roda de cerâmica, altura de deslocamento ajustável e cambagem ajustável. A carroceria é feita de alumínio.

jaguar xe project 8 se tornou o sedã mais rápido do mundo

Também foram feitos ajustes aos paralamas dianteiros e traseiros para acomodar rodas maiores e mais largas, necessárias devido aos freios maiores.

A edição especial é limitada a 300 unidades construídas a mão na Divisão de Operações de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover, no Reino Unido. Segundo a marca, foi necessário um ajuste especial para acomodar o motor V8 supercharged no sedã mais rápido do mundo.

O preço inicial do veículo é de £ 149.995, equivalente a R$ 792.302 em conversão direta. A marca informa que ele não será importado para o Brasil.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário