Oficina Amiga da Mulher incentiva transparência nos serviços
Certificação foi criada para validar oficinas mecânicas e promover a capacitação das mulheres enquanto consumidoras do setor automotivo
Certificação foi criada para validar oficinas mecânicas e promover a capacitação das mulheres enquanto consumidoras do setor automotivo
A Oficina Amiga da Mulher é uma certificação para centros automotivos. Desenvolvida por uma técnica em mecânica, tem como objetivo garantir a transparência nos serviços e o atendimento de qualidade. Além de padronizar os processos, o projeto é ligado ao movimento HeForShe, da ONU Mulheres e tem como missão sensibilizar um mercado majoritariamente masculino.
Além de emitir os selos, a Oficina Amiga das Mulher capacita o público feminino por meio da produção e do compartilhamento de conteúdo. De acordo com Bárbara Brier, idealizadora do projeto, “as mulheres decidiram entender como os carros funcionam, não querem mais ser passadas para trás”.
Bárbara é técnica em mecânica, trabalhou na indústria por mais de oito anos e também é uma mulher que dirige. Como profissional, encontrou alguns percalços e incentivos. Trabalhando no meio automobilístico, percebeu uma demanda importante: a transmissão de conhecimento técnico para o público feminino. Depois de ministrar cursos com esse propósito, foi apresentada a uma nova questão. As alunas e seguidoras precisavam de indicações de oficinas para mulheres, isto é, capacitadas para atendê-las de forma séria e responsável, em todo o Brasil. Foi aí que nasceu a ideia de criar a certificação Oficina Amiga da Mulher.
Segundo Bárbara Brier, o essencial é que as mulheres se sintam seguras. “Elas precisam de estabelecimentos que passem tranquilidade. Ter garantia de que o serviço entregue tem valor, que a empresa escolhida investe em treinamento e infraestrutura”, diz. Difundir os conceitos de mecânica e igualdade é um compromisso.
Leila Vasconcelos, gestora de projetos do programa HeForShe BH explica que o interesse pela certificação foi imediato. “A iniciativa rompe as possíveis barreiras que a mulher poderia ter para atingir seu potencial. Eu, pessoalmente, tinha vergonha de levar o carro para uma mecânica e não saber explicar o que estava errado. Agora me sinto confortável para opinar e negociar”, comenta. Ela garante que a ideia de oferecer conhecimento para as mulheres e ensinar os profissionais a respeitá-las é enriquecedora.
Em Belo Horizonte, cidade origem do Oficina Amiga da Mulher, 10 oficinas se inscreveram. Outras, em São Paulo e Recife, também já deram início à contratação. Marco Túlio Starling, sócio-proprietário da THC Centro Automotivo, empresa com mais de 60 anos de mercado, afirma que trabalha para que seu negócio vire referência. Ele entendeu que, para conquistar esse posto, a oficina THC precisava focar nas mulheres. “Cerca de 40% do meu público é feminino. Elas já representam quase metade dos atendimentos em concessionárias. Atendê-las bem é uma necessidade de mercado”, garante.
De acordo com Starling (foto), os funcionários e gestores da oficina entenderam a proposta, explicada com muito profissionalismo, e aderiram ao programa com entusiasmo.
As oficinas preenchem uma ficha de inscrição e, se aprovadas, recebem uma consultoria administrativa. Com a metodologia alinhada e os funcionários cadastrados, começa a capacitação da mão-de-obra. São ministrados cursos (onlines e ou presenciais) para estabelecer o padrão de qualidade, diminuir as falhas e aumentar o rendimento. Em relação à questão de gênero, a certificação é inflexível. Todos os profissionais precisam assistir as palestras da ONU Mulheres, fazer um teste e firmar o comprometimento com o atendimento igualitário.
O processo para conseguir a certificação Oficina Amiga da Mulher dura aproximadamente dois meses e foi desenvolvido com o apoio de órgãos especializados, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) e o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Pernambuco (Sindirepa PE). Para criar um padrão nacional, mais de 150 critérios são avaliados com base em valores universais como transparência, confiabilidade, liderança e atendimento.
CONTINUIDADE A fiscalização dos centros automotivos continua depois da certificação. Durante os 12 meses em que o selo é válido, as usuárias podem reavaliar as oficinas, tirar dúvidas ou acrescentar sugestões.
Ou Eles por Elas é um Programa da ONU Mulheres pelo empoderamento feminino e igualdade de gênero.
Fotos: Divulgação
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