Periodicidade na troca e óleo correto prolongam vida útil do motor
O lubrificante é uma ferramenta de extrema importância porque faz parte, ao mesmo tempo, dos cuidados diários, do desempenho e da manutenção preventiva
O lubrificante é uma ferramenta de extrema importância porque faz parte, ao mesmo tempo, dos cuidados diários, do desempenho e da manutenção preventiva
O coração do carro está localizado no motor. É ali que acontece a partida do veículo e a potência que movimenta e dá força para o funcionamento adequado do automóvel. O desempenho também está diretamente atrelado a esse “coração”, pois é através do bom funcionamento que a performance do carro pode ser melhor ou apontar problemas.
Apesar desse ponto, a manutenção preventiva é muitas vezes negligenciada por boa parte dos motoristas, em especial sobre a troca de óleo, um dos componentes principais para cuidar do veículo. O lubrificante é uma ferramenta de extrema importância porque faz parte, ao mesmo tempo, dos cuidados diários, do desempenho do motor e da manutenção preventiva.
O funcionamento do motor, resumidamente, envolve o trabalho contínuo de peças móveis. Esse processo gera atrito entre essas peças e aquecimento do ambiente em que elas estão, provocando ou agravando eventuais problemas em caso da falta de cuidados específicos. Por exemplo: o desgaste excessivo das peças com o atrito e, consequentemente, o acúmulo de depósitos que forçam um maior esforço do motor para trabalhar, o entupimento de vias e até maior consumo de combustível. Tudo isso compromete a vida útil do motor e pode desencadear outros problemas no veículo.
Sabendo da particularidade de cada carro, é essencial consultar um especialista ou o manual do automóvel para ficar atento a dois fatores: a periodicidade indicada para troca e o melhor tipo de lubrificante para cada modelo. A Petronas, por exemplo, possui a linha Petronas Selenia, desenvolvida em conjunto com a Fiat e indicada para os veículos da montadora.
Além dela, existe a linha Petronas Syntium, que conta com a tecnologia exclusiva °CoolTech, que combate o aquecimento excessivo do motor, garante a maior vida útil e o melhor desempenho do coração do carro, atacando todas as frentes necessárias para os cuidados adequados com o motor.
O valor dos efeitos causados por uma manutenção negligenciada ou pela escolha de um lubrificante que não atenda as necessidades do veículo é, muitas vezes, maior que a manutenção preventiva ou a troca de óleo em si. Fora esses fatores, os transtornos de ter o automóvel parado são um agravante considerável.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pessoal, o óleo correto é o indicado no manual do veículo.
Olá, bom dia .
O meu carro é prisma 2011, motor 1.4 flex está com 168000 km rodados gostaria de saber qual tipo de óleo é recomendado que eu possa usar , por favor obrigado.
Concordo com esse comentário!
Gostaria de saber,qual óleo posso usar no gol G4 2014,me diga aí,por favor!