Pastilhas de freios: 7 sinais de que está na hora de trocá-las

Desgaste da peça pode ser facilmente identificável, seja visualmente, por barulhos ou mesmo dirigindo quando a frenagem se torna arrastada

shutterstock mecanico trocando pastilha de freio
Duração das pastilhas de freio variam de acordo com a forma de dirigir do motorista (Fotos: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 12/02/2025 às 09h00

Todo mundo sabe (ou deveria saber) que o sistema de frenagem do carro é de suma importância para a segurança veicular. Por isso, a manutenção dos componentes do conjunto também é fundamental e, neste cenário, é preciso ficar atento aos sinais de que está na hora de trocar as pastilhas dos freios.

VEJA TAMBÉM:

Para o motorista, é possível perceber quando a peça está desgastada. Seja por barulhos estranhos, falhas na hora de frear ou mesmo com uma inspeção visual do componente. Confira os 7 sinais de que está na hora de trocar as pastilhas dos freios.

1º. Chiados

pastilha freio portal
Pastilhas de freio desgastadas provocam chiados agudos quando se pisa no pedal

Está naquele engarrafamento insuportável e a cada pisada no pedal do freio vem aquele barulho agudo e fino igualmente insuportável? Sim, pode até ser uma sujeira pontual ou umidade na peça.

Só que se isso for constante e não apenas momentâneo, é um dos sinais que está na hora de trocar as pastilhas dos freios. Quando desgastadas, as peças emitem esse ruído ao entrarem em contato com o disco de freio.

2º. Trepidações

Vibrações e aqueles trancos no pedal em frenagens normais são outros sinais de que está na hora de trocar as pastilhas dos freios. Conforme o componente se desgasta, o material restante pode não ser uniforme, resultando em trepidações.

Porém, atenção. Em frenagens bruscas e emergenciais não confunda uma eventual trepidação no pedal com o acionamento automático do sistema ABS do freio. Nestes casos, a vibração é normal.

3º. Eficiência da frenagem

Se ao frear o carro começou a levar mais tempo para parar, pode ser um dos sinais de que está na hora de trocar as pastilhas de freio. O desgaste da peça minimiza o poder de frenagem e compromete a segurança.

4º. Pedal baixo

Pisou no freio e o pedal afundou mais que o seu curso normal? Leve o veículo imediatamente à oficina, pois pode pode ser sinal de problemas em componentes do conjunto, como pastilhas, ou mesmo as lonas traseiras podem estar com sua espessura muito reduzida.

5º. Inspeção

O olho do dono também pode detectar sinais de que está na hora de trocar as pastilhas dos freios. Se a espessura das peças estiver muito fina, providencie a substituição. Aproveite para ver se há desgaste acentuado ou irregular dos discos, assim como trincas e empenos.

6º. Luzes

luz de freio painel instrumentos do carro
Se a luz do freio de estacionamento estivar acesa, mesmo com a alavanca liberada, é sinal de falta de pressão no sistema que pode indicar pastilhas desgastadas

O próprio veículo também é capaz emitir sinais de que é hora de trocar as pastilhas de freio. O aviso vem por meio do quadro de instrumentos. Pode ser um símbolo de ponto de exclamação, a letra “P” ou mesmo a palavra “brake”.

O surgimento desta luz no painel não necessariamente significa problema na pastilha. Talvez indique que o freio de estacionamento não foi desativado ou que o fluido do freio está baixo. Neste último caso, vá imediatamente a uma oficina mecânica.

7º. Quilometragem

Cada fabricante estabelece um prazo de troca para as pastilhas de freio, geralmente a cada 20 mil km ou 30 mil km. De qualquer forma, peça uma vistoria do sistema em cada revisão, em intervalos de 10 mil km.

Se o seu carro tem mais de cinco anos e você faz uso severo, fica muito em engarrafamento ou trafega em demasia em estrada de terra, efetue tais revisões a cada 7 mil km.

E como garantir a vida útil das pastilhas e do sistema de freio?

Evite frenagens bruscas. Por exemplo, viu um semáforo fechado adiante? Vá reduzindo a velocidade em vez de acelerar como um esganado e pisar fundo no pedal do freio em cima da hora.

Nas descidas de serra priorize o uso do freio motor. Evite também passar em quebra-molas, ou encarar buracos com o pé no pedal. Por fim, faça a manutenção regular do veículo e verifique o nível do fluido de freio e seus prazos de troca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 12 de fevereiro de 2025

E se for fazer manutenção no freio, já aproveita e troca o fluído.

Avatar
Deixe um comentário