Pastilhas de freios: 7 sinais de que está na hora de trocá-las
Desgaste da peça pode ser facilmente identificável, seja visualmente, por barulhos ou mesmo dirigindo quando a frenagem se torna arrastada
Desgaste da peça pode ser facilmente identificável, seja visualmente, por barulhos ou mesmo dirigindo quando a frenagem se torna arrastada
Todo mundo sabe (ou deveria saber) que o sistema de frenagem do carro é de suma importância para a segurança veicular. Por isso, a manutenção dos componentes do conjunto também é fundamental e, neste cenário, é preciso ficar atento aos sinais de que está na hora de trocar as pastilhas dos freios.
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Para o motorista, é possível perceber quando a peça está desgastada. Seja por barulhos estranhos, falhas na hora de frear ou mesmo com uma inspeção visual do componente. Confira os 7 sinais de que está na hora de trocar as pastilhas dos freios.
Está naquele engarrafamento insuportável e a cada pisada no pedal do freio vem aquele barulho agudo e fino igualmente insuportável? Sim, pode até ser uma sujeira pontual ou umidade na peça.
Só que se isso for constante e não apenas momentâneo, é um dos sinais que está na hora de trocar as pastilhas dos freios. Quando desgastadas, as peças emitem esse ruído ao entrarem em contato com o disco de freio.
Vibrações e aqueles trancos no pedal em frenagens normais são outros sinais de que está na hora de trocar as pastilhas dos freios. Conforme o componente se desgasta, o material restante pode não ser uniforme, resultando em trepidações.
Porém, atenção. Em frenagens bruscas e emergenciais não confunda uma eventual trepidação no pedal com o acionamento automático do sistema ABS do freio. Nestes casos, a vibração é normal.
Se ao frear o carro começou a levar mais tempo para parar, pode ser um dos sinais de que está na hora de trocar as pastilhas de freio. O desgaste da peça minimiza o poder de frenagem e compromete a segurança.
Pisou no freio e o pedal afundou mais que o seu curso normal? Leve o veículo imediatamente à oficina, pois pode pode ser sinal de problemas em componentes do conjunto, como pastilhas, ou mesmo as lonas traseiras podem estar com sua espessura muito reduzida.
O olho do dono também pode detectar sinais de que está na hora de trocar as pastilhas dos freios. Se a espessura das peças estiver muito fina, providencie a substituição. Aproveite para ver se há desgaste acentuado ou irregular dos discos, assim como trincas e empenos.
O próprio veículo também é capaz emitir sinais de que é hora de trocar as pastilhas de freio. O aviso vem por meio do quadro de instrumentos. Pode ser um símbolo de ponto de exclamação, a letra “P” ou mesmo a palavra “brake”.
O surgimento desta luz no painel não necessariamente significa problema na pastilha. Talvez indique que o freio de estacionamento não foi desativado ou que o fluido do freio está baixo. Neste último caso, vá imediatamente a uma oficina mecânica.
Cada fabricante estabelece um prazo de troca para as pastilhas de freio, geralmente a cada 20 mil km ou 30 mil km. De qualquer forma, peça uma vistoria do sistema em cada revisão, em intervalos de 10 mil km.
Se o seu carro tem mais de cinco anos e você faz uso severo, fica muito em engarrafamento ou trafega em demasia em estrada de terra, efetue tais revisões a cada 7 mil km.
E como garantir a vida útil das pastilhas e do sistema de freio?
Evite frenagens bruscas. Por exemplo, viu um semáforo fechado adiante? Vá reduzindo a velocidade em vez de acelerar como um esganado e pisar fundo no pedal do freio em cima da hora.
Nas descidas de serra priorize o uso do freio motor. Evite também passar em quebra-molas, ou encarar buracos com o pé no pedal. Por fim, faça a manutenção regular do veículo e verifique o nível do fluido de freio e seus prazos de troca.
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E se for fazer manutenção no freio, já aproveita e troca o fluído.