Principais peças da suspensão do carro e suas funções
Sistema tem vários componentes e tem por objetivo garantir o conforto no rodar e ajudar na estabilidade do veículo
Sistema tem vários componentes e tem por objetivo garantir o conforto no rodar e ajudar na estabilidade do veículo
Quem já foi a uma loja especializada verificar a suspensão do carro sempre fica meio cismado. Geralmente, os estabelecimentos falam de 478 peças diferentes do conjunto e o consumidor tem toda a razão em ter aquele pé atrás.
Noves fora o fato de algumas lojas picaretas agirem de má fé e condenaram toda a suspensão, o fato é que o sistema tem muitas peças mesmo. Não as 478 que esse escriba exageradamente ironizou para ilustrar a situação, mas são vários componentes que têm funções específicas.
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Vamos agora explicar quais são as principais peças da suspensão e suas funções.
Antes de mais nada, vamos entender para que serve a suspensão. De forma básica e resumida, o conjunto tem de ser capaz de aguentar o peso da carroceria do automóvel e manter uma distância entre a plataforma e as rodas.
Quando o carro está em movimento, a suspensão é responsável por manter as rodas em contato com o piso de forma estável. Para tal, amortecedores, molas e pneus atuam para minimizar as oscilações provocadas por buracos, imperfeições na pista e mesmo a física atuando em frenagens, movimentos bruscos ou em curvas.
Bom lembrar que existem diferentes tipos de suspensão, mas todas têm peças em comum. Vamos a elas.
É uma das principais e mais lembradas peças da suspensão. O amortecedor trabalha em conjunto com as molas para absorver e filtrar os reflexos do contato das rodas do carro em movimento com o terreno.
Desta forma o amortecedor reduz a oscilação natural das molas durante o trajeto. Caso contrário, o carro ficaria quicando em demasia a cada imperfeição da pista, quebra-mola ou buraco.
A primeira função das molas é sustentar o peso do automóvel. Desta forma, ela tem de manter a carroceria distante das rodas, caso contrário os pneus vão raspar na caixa de roda. Lembre que muitos rebaixamentos de carros conseguem esse efeito cortando elos.
Mas a função da mola não para por aí. Com o carro em movimento, essa peça da suspensão também ajuda a absorver as oscilações provocadas pelo contato dos pneus e rodas com a pista e garantir o conforto no rodar.
Também conhecido como braço-oscilante ou leque, o componente é uma espécie de ponto de apoio do conjunto. A bandeja faz a junção do monobloco ou chassi do carro com o conjunto amortecedor/mola e outras peças da suspensão.
As buchas são feitas de borracha para minimizar o atrito da bandeja com a coluna. Com isso, essa peça também permite que a suspensão atue sem excesso de ruídos do contato entre os componentes metálicos.
É uma peça com formato esférico justamente para facilitar que a coluna da suspensão gire em seu próprio eixo. Desta forma, o veículo consegue fazer as manobras de direção. Tanto que a folga no pivô afeta o alinhamento do carro e a peça deve ser substituída.
É o ponto de fixação do amortecedor no monobloco. Revestida por uma borracha, essa peça metálica da suspensão recebe os impactos do conjunto e possibilita a rotação da coluna da suspensão ao movimento da direção.
É uma peça fixada na carroceria que liga as duas colunas de suspensão. Como o próprio nome diz, e conforme o projeto do automóvel, a barra pode conferir mais estabilidade ao carro, pois “equilibra” melhor a força entre as rodas. Nem todos os veículos, porém, são equipados com barra estabilizadora.
É a uma haste metálica que liga a barra estabilizadora às colunas da suspensão. O componente é uma espécie de articulação do conjunto dianteiro e transfere a força dinâmica em curvas, por exemplo, possibilitando que as rodas girem de forma simultânea.
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