Perua esportiva: 6 modelos para levar a família em alta velocidade
Entre modelos antigos e novos, estas peruas unem o espaço interno generoso a um motor possante debaixo do capô
Entre modelos antigos e novos, estas peruas unem o espaço interno generoso a um motor possante debaixo do capô
Em época de SUVs, quase não se vendem mais peruas no Brasil. A configuração que fez sucesso na década de 1990 já teve muitas variações interessantes. Uma delas é a perua esportiva, que combina o espaço extra na traseira com um motor violento debaixo do capô.
Exemplo que não pode deixar de ser mencionado é a linha RS da Audi, que conta com diversos station wagons. Uma dela é a RS 6 Avant. O novo modelo tem motor TFSI biturbo capaz de produzir 600 cv e 81,6 kgfm de torque entre 2.100 rpm e 4.500 rpm.
Com ele, vai de zero a 100 km/h em 3,6 segundos. Essa perua esportiva ainda vai chegar ao mercado brasileiro, no último trimestre de 2020.
E ela também tem uma irmã em terras tupiniquins, a RS 4 Avant, com motor V6 2.9 que desenvolve 450 cv de potência e 61 kgfm de torque. Nós já demos uma voltinha nela, e confirmamos que é um esportivo disfarçado de carro de família, como você vê no vídeo acima.
No passado, a Alfa Romeo também vendeu uma perua esportiva no Brasil, a Sportwagon, baseada no sedã 156. A SW foi lançada em 2000 com um design equilibrado que colecionava elogios.
Curiosamente, o porta-malas era menor que o do irmão, tendo 360 litros de capacidade. Em 2001, aparecia a versão GTA, com opção de câmbio automático e motor 3.2 V6 de 250 cv.
Também no passado brasileiro está uma perua esportiva adaptada sobre a base do Maverick pela concessionária Souza Ramos com aprovação da Ford. A Perua Maverick tinha espaço seis ocupantes e podia ter qualquer dos motores que equiparam o sedã.
Entre eles, estava o famigerado V8 importado dos Estados Unidos, um 5.0 de 197 cv de potência. Contudo, a motorização apareceu só em algumas das unidades de produção artesanal.
Esta perua esportiva não chegou a ver a luz do dia, mas teria sido um carro interessante. Ela foi um dos vários estudos desenvolvidos pela Ford nos primeiros anos após o lançamento do muscle car.
Em 1966, chegou a virar um protótipo funcional com elementos de design que, depois, apareceriam em outros veículos da marca. Na primeira geração, o Mustang da época já tinha versões com motor V8 de até 274 cv.
À maneira da perua do Maverick, a 456 GT Venice foi feita artesanalmente. Mas, ao contrário da primeira, adaptada em certo número para os interessados, a perua da Ferrari foi feita sob encomenda para um sultão de Brunei.
O sultão Jefri Bolkiah fez seu pedido diretamente à fabricante italiana, que tratou de encomendar ao estúdio Pininfarina, parceiro de longa data que fazia quase todos os seus designs, que desenvolvesse a perua esportiva.
E assim ele fez, criando a 456 GT Venice, criada sobre o modelo 456 GT de 1996, um gran turismo, com configuração 2+2. Foram feitas sete unidades, uma exigência do estúdio, mesmo que o sultão só quisesse seis.
O resultado é a perua da Ferrari, uma SW com motor V12 de 442 cv de potência que alcança os 100 km/h em 5,1 segundos e pode chegar aos 300 km/h.
Outra tradicional fabricante de carros esportivos, a Porsche tem inovado em sua gama, lançando um SUV e um sedã/cupê, o Panamera. Além da versão normal deste último, a marca também desenvolveu uma configuração com porta-malas extra.
Curiosamente, a Panamera Sport Turismo tem visual mais bem resolvido que o do “pai”, com design shooting brake. Existem diversas opções de motor para a perua esportiva, dos quais o mais potente é um 4.8 turbo que entrega 570 cv.
Com ele, a perua da Porsche na versão Turbo S Executive pode chegar aos 310 km/h.
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