Maioria teria carro com mais de 20 anos para ter isenção de IPVA, revela OLX

Segundo pesquisa realizada pela OLX, o IPVA é um fator que pesa no bolso dos brasileiros em todo início de ano

ford fiesta 2003 vermelho frente parado
Em estados como São Paulo os carros com mais de 20 anos não pagam o tributo (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 14/01/2025 às 17h00
Atualizado em 14/01/2025 às 17h26

Para os proprietários de automóveis no Brasil, o início do ano é marcado pela cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse tributo precisa ser pago anualmente, exceto nos casos onde exista alguma isenção, caso contrário o carro ficará irregular.

O IPVA tem seu valor calculado com base no preço do veículo na tabela FIPE, cada estado possui a sua alíquota que varia de 1 a 4%. Por isso, o tributo pode ter um impacto grande no bolso do proprietário.

VEJA TAMBÉM:

A OLX, maior classificado de autos do Brasil, realizou uma pesquisa que ajuda a entender o comportamento do brasileiro na hora de pagar o IPVA. Ele pode afetar até no carro escolhido.

Mais da metade teria carro mais antigo por causa do IPVA

O estado de São Paulo é o que possui a maior frota de carros no Brasil. Lá, os carros com mais de 20 anos são isentos de pagar o IPVA, o que significa que agora em 2025 os carros produzidos até 2005 estão com esse benefício.

De acordo com o levantamento da OLX, 51% dos entrevistados teriam um carro com mais de 20 anos para não ter que pagar o IPVA. Em contrapartida, 29% disseram que não teriam um carro com essa idade.

Com o avanço da tecnologia nos carros, os modelos com 20 anos já são mais confiáveis e simples de manter que no passado. A mecânica de muitos deles ainda está em produção e existem opções com equipamentos de segurança como airbags.

honda fit primeira geracao cinza de frente
Atualmente já existem carros mais simples de serem mantidos com isenção no imposto (Foto: Honda | Divulgação)

O custo do IPVA é muito considerado

De acordo com a pesquisa da OLX, apenas 18% disseram que o IPVA não impacta em sua situação financeira e 24% afirmou que impacta pouco. Já as pessoas que dizem sofrer um impacto moderado são a maioria, com 30%, os 27% restantes sofrem impactos grandes.

Em partes, isso pode ser explicado pelo aumento no valor dos carros no Brasil, tendência que começou em 2020. Tanto os carros novos quanto os usados ficaram mais valorizados, o que faz aumentar o valor do imposto.

Isso é agravado com o dado levantado pela OLX de que apenas 24% dos entrevistados reservam dinheiro antecipadamente para o IPVA. 41% diz que planeja reservar em breve, deixando para preocupar com o imposto mais em cima da hora.

Poucos sabem o destino do imposto

Uma das perguntas feitas pela OLX foi se as pessoas sabem para onde vai o dinheiro arrecadado com o IPVA. A maioria, 42%, afirmou que têm uma ideia mas não conhece os detalhes. Apenas 22% dizem que sabem como ele é empregado. 29% não sabe, mas gostaria de saber.

Diferente do que muitos imaginam, o dinheiro arrecadado com o IPVA não é usado apenas com obras de tráfego. Os governos utilizam essa verba arrecadada para atender às demanda locais, podendo ser empregado em todos os setores.

Metade vai para a cidade onde o carro é emplacado e a outra metade vai para o estado. Não existe parte do governo federal no IPVA.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 15 de janeiro de 2025

Meu pai é aposentado e usa o carro só pra ir ao mercado e farmácia e deslocamentos pelo bairro. Tem um carro 2004 (Fiesta Sedan) que não paga mais IPVA. Nesse caso vale a pena ficar com o carro e, com o dinheiro economizado no imposto, fazer uma revisão. Para quem roda muito no dia-a-dia realmente pode ser um problema manter um carro velho sem ter dores de cabeça só por conta do IPVA.

Avatar
Santiago 15 de janeiro de 2025

Genial!
Comprar um carro com mais de 20 anos, só para conseguir fugir do IPVA.
Aí já garante parte do dinheiro necessario com guincho e mecânico, caso rode muito no dia-a-dia ou resolva pegar estrada.

Avatar
Deixe um comentário