Picape Peugeot Landtrek tem patentes registradas no Brasil
Modelo deve chegar ao mercado em 2021, com capacidade de carga de mais de uma tonelada e motorizações a diesel e flex
Modelo deve chegar ao mercado em 2021, com capacidade de carga de mais de uma tonelada e motorizações a diesel e flex
A picape Peugeot está no radar dos brasileiros há algum tempo. Primeiro, o Grupo PSA anunciou em 2019, durante a Fenatran, a importação de uma caminhonete para o país. Depois, o CEO da fabricante, Jean-Philippe Imparato, confirmou a informação e disse que o modelo será concorrente direto da Toyota Hilux. Agora, o projeto deu um novo passo rumo ao mercado e foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
VEJA TAMBÉM:
Registrar um projeto no Inpi é um passo essencial antes de fabricar um novo veículo no Brasil. Os documentos mostram que a Peugeot protocolou a picape em duas opções de carroceria: com cabine simples e dupla. Isso indica que o fabricante planeja comercializar ambas no país. A primeira deverá ser mais voltada a frotistas e transportadores, enquanto a segunda atingirá um público mais geral.
Inicialmente, a intenção da Peugeot é lançar a picape no Brasil em meados de 2021. Porém, o cronograma da marca francesa pode ser afetado pela pandemia provocada pelo coronavírus. No exterior, a Landtrek já teve fotos e algumas informações técnicas reveladas.
De acordo com a Peugeot, a picape de uma tonelada terá uma série de atributos que a diferenciam dos concorrentes. O fabricante promete uma das maiores caçambas do segmento, modularidade de assentos, conforto digno de um SUV, grande capacidade de reboque e tecnologia para garantir robustez.
As dimensões da Landtrek correspondem ao segmento das picapes médias:
Os bancos traseiros são rebatíveis 60/40 ou mesmo 100%, podendo suportar uma carga útil de até 100 kg.
A Landtrek, de acordo com apuração do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, deve ser produzida sobre a plataforma EMP2. A mesma utilizada nos utilitários Peugeot Expert e Citroën Jumpy e nos SUVs Peugeot 3008 e 5008.
A nova Peugeot Landtrek dispõe de tela tátil de 10 polegadas HD compatível com o Apple CarPlay e Android Auto. Dependendo da versão, o veículo conta visão panorâmica de 360° off-road baseada em câmaras periféricas, incluindo uma visão 3D.
Veja a galeria de fotos da picape Peugeot Landtrek!
A picape Peugeot oferece Hill Descent Control, assistência para reboque com um ESP que reage automaticamente a movimentos inesperados, e 6 airbags de série.
A nova picape Peugeot deverá oferecer opções a diesel e flex. A expectativa do mercado é de o modelo use a mesma motorização do Peugeot Expert, a 1.6 Turbo Diesel BlueHDi que rende 115 cv de potência a 3.500 e torque de 30 mkgf a 1.750 rpm.
O outro propulsor considerado é o 1.6 THP Flex, que também já é usado em modelos construídos a partir da plataforma EMP2.
Nem todos se lembram, mas a Peugeot já se aventurou de picape no Brasil em duas ocasiões. A primeira vez, em 1994, foi com a Peugeot 504, que era capaz de carregar 1.300 quilos.
O destaque, além da capacidade de carga, era o motor 2.3 movido a diesel capaz de render 70 cv. Porém, com projeto desatualizado, ela durou pouco: parou de ser produzida em El Palomar, na Argentina em 1999.
Depois, em 2010, outra picape Peugeot chegou ao mercado: dessa vez era a compacta Hoggar. Derivada do 207, herdava dele os motores 1.4 flex de até 82 cv e 1.6 flex de até 113 cv. Produzido em Porto Real (RJ), o modelo teve vendas pífias e foi descontinuado já em 2013.
Será que agora, com um modelo maior e totalmente novo, a Peugeot finalmente vai se dar bem com uma picape?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |