Picapes diesel: confira as 10 versões mais baratas das vendidas no país

Robustez e muita capacidade de carga estão entre os destaques das picapes diesel, que ainda oferecem tração 4x4

ram 3500 025
A Ram 3500 é a picape diesel mais potente do mercado brasileiro, equipada com motor Cummins de 377 cv (Foto: Ram | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 03/09/2022 às 11h30
Atualizado em 05/09/2022 às 12h09

Picapes exercem fascínio em muita gente – seja no campo, na roça, no interior ou na cidade grande. Elas conferem uma aura aventureira, ao mesmo tempo em que se tornam funcionais instrumentos de trabalho nas ruas e estradas. Quando com motor diesel, então, se apresentam ainda mais sedutoras com aquele tilintar delicioso do conjunto mecânico.

Separamos as picapes diesel mais baratas do país, independentemente do porte e da proposta. Foram consideradas as versões mais em conta de cada linha, com preços públicos coletados na terceira semana de agosto e válidos para todo o país, exceto os estados de São Paulo e Paraíba, e da Zona Franca de Manaus.

VEJA TAMBÉM:

As picapes diesel mais baratas do país

1 – Fiat Toro Freedom TD AT9 – R$ 190.990

  • Motor: 2.0 16V de 170 cv e 35,7 kgfm
  • Câmbio: automático de nove marchas
  • Cabine: dupla
  • Caçamba: 937 litros
  • Capacidade de carga: 1.010 kg

A picape diesel mais barata do Brasil custa (ainda) abaixo dos R$ 200 mil. Trata-se da Toro em sua opção mais acessível com o bom motor turbodiesel de 170 cv de potência e o câmbio automático da ZF, com nove marchas, e considerada uma das melhores transmissões do pedaço.

fiat toro freedom 29
A Fiat Toro Freedom é a picape diesel menos cara do mercado e parte de R$ 190 mil (Foto: Fiat | Divulgação)

Quase R$ 25 mil mais cara que a variante turboflex mais completa da linha, a picape médio-compacta a diesel tem capacidade de carga superior a 1 tonelada e uma boa lista de equipamentos. Recebe controles de tração, estabilidade e subidas, seis airbags, câmera de ré, bloqueio do diferencial, faróis full LED, protetor de caçamba, capota marítima, porta-escada e multimídia com tela de 8,4” com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

2 – Ford Ranger XL 2.2 4×4 MT – R$ 223.390

  • Motor: 2.2 16V turbodiesel de 160 cv e 40 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Cabine: simples
  • Caçamba: 1.420 litros
  • Capacidade de carga: 1.234 kg

A Ranger figura como a picape média mais barata do Brasil nesta opção originalmente para o trabalho e para frotas, com cabine simples, motor Duratorq “menos potente” (as com o 3.2 já começam em R$ 267.390) e tração 4×4. Se destaca pela robustez do conjunto mecânico, a boa carga útil de mais de 1,2 tonelada e a caçamba espaçosa.

ford ranger xl cabine simples 2020
Entre as médias, a Ranger XL é a opção mais em conta, mas para isso, ela lança mão da cabine dupla (Foto: Ford | Divulgação)

A Ranger XL CS 2.2 é dotada, desde a versão de entrada, com controles de estabilidade, tração, subidas, descidas e de oscilação de reboque, ar-condicionado, direção assistida, travas elétricas, tapete de borracha, som com USB e chave tipo canivete com telecomando das portas. Além do airbag duplo frontal exigido por lei, vem com bolsa para o joelho do motorista.

3 – Toyota Hilux 4×4 MT – R$ 228.490

  • Motor: 2.8 16V turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Cabine: simples
  • Caçamba: 1.580 litros
  • Capacidade de carga: 1.050 kg

Picape média mais emplacada do país, segundo dados da Fenabrave – mais de 25 mil unidades vendidas nos sete primeiros meses de 2022 -, a Hilux tem na versão sem sobrenome e com câmbio manual seu modelo mais barato para figurar nas três primeiras posições desta lista. Assim como a rival da Ford, a configuração tem como público-alvo principal os frotistas.

toyota hilux manual 4x4 1
Hilux de entrada não oferece nenhum apelo visual (Foto: Toyota | Divulgação)

Apesar de ter uma das maiores caçambas da categoria, o exemplar da Toyota não oferece a mesma capacidade de carga das versões cabine simples de Ranger e S10. Tem basicamente os mesmos itens da concorrência: airbag de joelho para motorista, sensor de luminosidade e ajustes de altura e profundidade do volante, porém não oferece nem som simples ou controle de descida.

4 – Chevrolet S10 LS 4×4 – R$ 243.720

  • Motor: 2.8 16V turbodiesel de 200 cv e 44,9 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Cabine: simples
  • Caçamba: 1.570 litros
  • Capacidade de carga: 1.220 kg

A picape da General Motors também chama a atenção pela caçamba bastante volumosa. Mas, ao contrário da Hilux, oferece boa carga útil, superior a 1,2 tonelada. Assim como as concorrentes cabines simples, carrega perfil muito mais para o trabalho, o que fica claro no seu motor turbodiesel de 200 cv com transmissão manual e tração 4×4.

chevrolet s10 ls cabine simples prata de frente
Quem quiser optar pela opção mais barata da S10 precisa esquecer a cabine dupla Foto: GM/Divulgação)

Na parte de equipamentos, carrega apenas o previsível para esta faixa do segmento de médias. Leva controles eletrônicos de tração, de estabilidade, de subidas e de descidas, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e som com Bluetooth e USB.

5 – Nissan Frontier S MT 4×4 – R$ 244.290

  • Motor: 2.3 16V biturbodiesel de 163 cv e 43,3 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Cabine: dupla
  • Caçamba: 1.054 litros
  • Capacidade de carga: 1.043 kg

A Frontier surge como a picape média com cabine dupla mais barata do país. A linha 2023 do modelo produzido na Argentina sofreu sua primeira remodelação nesta atual geração,, ganhou alguns centímetros a mais na caçamba, enquanto a capacidade de carga agora é de 1.043 kg.

nova nissan frontier s 30 picapes diesel
Frontier S é a opção de acesso da picape japonesa e única abaixo dos R$ 250 mil (Foto: Nissan | Divulgação)

A derivação básica S é a única da gama Frontier com potência “menor”, mas que foi aumentada para 163 cv na reestilização (as demais geram 190 cv). O motor diesel com duas turbinas, no caso, trabalha com caixa manual. Na lista de itens de série, seis airbags, controles de tração, de estabilidade, de subidas e de descidas, ar com saídas para o banco traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, direção hidráulica, controle de cruzeiro, entre outros.

6 – Mitsubishi L200 Triton Savana GLS – R$ 250.990

  • Motor: 2.4 16V turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm
  • Câmbio: automático de cinco marchas
  • Cabine: dupla
  • Caçamba: 1.046 litros
  • Capacidade de carga: 1.000 kg

A linha L200 Triton têm três configurações diferentes, com a Savana como a mais aventureira e também a que figura entre as picapes mais baratas do país. Entres os itens estéticos e snorkel para ajudar na tarefa de atravessar trechos com até 70 cm de profundidade de água, bagageiro no teto (que suporta até 50 kg), prancha de desencalhe, para-choque de impulsão e molduras externas.

mitsubishi l200 triton savana amarela estacionada em frente ao mar
Apesar da carranca ultrapassada, L200 Savana tem estilo aventureiro (Foto: Mitsubishi | Divulgação)

Na parte de equipamentos, a L200 mais em conta oferece controles eletrônicos de tração e de estabilidade, assistente à subida em rampas, ar-condicionado, vidros e travas elétricos nas quatro portas e central multimídia com espelhamento de smartphone. Tem mais ímpeto fora de estrada do que propriamente vocação para transporte: a caçamba é uma das menores da categoria de médias, assim como a carga útil.

7 – Volkswagen Amarok Comfortline – R$ 298.480

  • Motor: 3.0 V6 24V turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm
  • Câmbio: automático de oito marchas
  • Cabine: dupla
  • Caçamba: 1.280 litros
  • Capacidade de carga: 1.156 kg

A Amarok hoje só tem opção de motor turbodiesel V6 e acaba com um preço médio mais salgado que a maioria das médias. Para se ter ideia, a picape mais barata da linha produzida na Argentina custa perto dos R$ 300 mil. A favor da Volks, o comportamento dinâmico mais apurado da categoria, além do desempenho motorzão V6 e da tração 4Motion.

volkswagen amarok comfortline v6 2022 cinza foto de configurador picapes diesel
Versão Comfortline da Amarok tem como destaque seu motor V6 biturbo (Foto: VW | Divulgação)

No que diz respeito ao nível de equipamentos, decepciona em alguns aspectos, como o fato de só oferecer os airbags dianteiros frontais exigidos pela legislação brasileira. Controles de estabilidade, tração e subidas, bloqueio do diferencial central, retrovisor eletrocrômico, espelhos externos com aquecimento são os itens que mais despertam atenção na versão Comfortline.

8 – Ram 2500 Laramie – R$ 456.990

  • Motor: 6.7 V6 24V turbodiesel de 365 cv e 110,7 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Cabine: dupla
  • Caçamba: 1.280 litros
  • Capacidade de carga: 1.088 kg

Chegamos a outro patamar de picapes. Para começar, a mais barata com motor tiurbodiesel da linha Ram custa mais de R$ 450 mil. Além disso, é uma picapona com mais de 6 metros de comprimento, 2,20 metros de largura e um entre-eixos de 3,76 metros, maior que o comprimento total de um Renault Kwid.

ram 2500 quarto de milha branca em estudio frente picapes diesel
Para quem procura espaço, tem habilitação na categoria C e bolso fundo, a 2500 Laramie é a sua picape (Foto: Ram | Divulgação)

Claro que na Ram 2500 tudo é superlativo. O motorzão Cumminns V6 tem números de potência e torque assustadores e a cabina dupla é um verdadeiro latifúndio. Mas a capacidade de carga não é lá essas coisas se formos considerar as proporções da Ram 2500. Porém, se você precisa puxar reboque, ela puxa mais de 7,8 toneladas!

9 – Ram 3500 Laramie – R$ 484.990

  • Motor: 6.7 V6 24V turbodiesel de 377 cv e 117,3 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Cabine: dupla
  • Caçamba: 1.280 litros
  • Capacidade de carga: 1.687 kg

Se você achou a 2500 grandalhona e poderosa, a Ram 3500 consegue superar a irmã. A começar pelo mesmo motor V6 Cummins, que aqui tem mais potência e torque. Além disso, a maior picape da marca norte-americana no país ainda oferece uma carga útil que supera a 1,6 tonelada e um a capacidade de reboque de incríveis 9 toneladas.

ram 3500 008
Quando o dinheiro não é problema, a Ram 3500 é a solução (Foto: Ram | Divulgação)

Quase um caminhão. Tanto que precisa de CNH com categoria C para ser conduzida. Entre os itens de série, dispositivos de auxílio ao motorista como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de ponto cego e câmera 360 graus.

Bônus: Agrale Marruá AM200 – R$ 170.990

  • Motor: 2.8 16V turbodiesel de 150 cv e 37 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Cabine: simples
  • Caçamba: Não informada
  • Capacidade de carga: 1.260 kg
agrale marrua am 200 no off road picapes diesel
Para quem busca uma picape raiz, o Marruá é o Hummer brasileiro (Foto: Agrale | Divulgação)

Tecnicamente, a Marruá AM200 é a picape diesel mais barata do país, ao preço base de R$ 171 mil. Só que é um modelo feito geralmente para encomendas governamentais ou de frotas específicas, já que pode ser adaptado para diferentes trabalhos – desde resgate até aplicações militares. Usa motor Cummins de 150 cv, eixo traseiro Dana e tanque de combustível com 100 litros de capacidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gabriel Jerônimo 10 de abril de 2023

Só para corrigir a RAM, motor dela, não é V6, mas sim um 6.7 6 cilindros em linha

Avatar
João Martins 5 de setembro de 2022

Gostaria de saber com base em que o valor da Marruá pois as últimas vezes que consultei o valor era o dobro desse anunciado por vocês.

Avatar
José Carlos Eulálio 5 de setembro de 2022

Boa noite!
Aguardo ansiosamente o lançamento dessa máquina!!

Avatar
Deixe um comentário