Picapes diesel: confira as 10 versões mais baratas das vendidas no país
Robustez e muita capacidade de carga estão entre os destaques das picapes diesel, que ainda oferecem tração 4x4
Robustez e muita capacidade de carga estão entre os destaques das picapes diesel, que ainda oferecem tração 4x4
Picapes exercem fascínio em muita gente – seja no campo, na roça, no interior ou na cidade grande. Elas conferem uma aura aventureira, ao mesmo tempo em que se tornam funcionais instrumentos de trabalho nas ruas e estradas. Quando com motor diesel, então, se apresentam ainda mais sedutoras com aquele tilintar delicioso do conjunto mecânico.
Separamos as picapes diesel mais baratas do país, independentemente do porte e da proposta. Foram consideradas as versões mais em conta de cada linha, com preços públicos coletados na terceira semana de agosto e válidos para todo o país, exceto os estados de São Paulo e Paraíba, e da Zona Franca de Manaus.
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A picape diesel mais barata do Brasil custa (ainda) abaixo dos R$ 200 mil. Trata-se da Toro em sua opção mais acessível com o bom motor turbodiesel de 170 cv de potência e o câmbio automático da ZF, com nove marchas, e considerada uma das melhores transmissões do pedaço.
Quase R$ 25 mil mais cara que a variante turboflex mais completa da linha, a picape médio-compacta a diesel tem capacidade de carga superior a 1 tonelada e uma boa lista de equipamentos. Recebe controles de tração, estabilidade e subidas, seis airbags, câmera de ré, bloqueio do diferencial, faróis full LED, protetor de caçamba, capota marítima, porta-escada e multimídia com tela de 8,4” com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
A Ranger figura como a picape média mais barata do Brasil nesta opção originalmente para o trabalho e para frotas, com cabine simples, motor Duratorq “menos potente” (as com o 3.2 já começam em R$ 267.390) e tração 4×4. Se destaca pela robustez do conjunto mecânico, a boa carga útil de mais de 1,2 tonelada e a caçamba espaçosa.
A Ranger XL CS 2.2 é dotada, desde a versão de entrada, com controles de estabilidade, tração, subidas, descidas e de oscilação de reboque, ar-condicionado, direção assistida, travas elétricas, tapete de borracha, som com USB e chave tipo canivete com telecomando das portas. Além do airbag duplo frontal exigido por lei, vem com bolsa para o joelho do motorista.
Picape média mais emplacada do país, segundo dados da Fenabrave – mais de 25 mil unidades vendidas nos sete primeiros meses de 2022 -, a Hilux tem na versão sem sobrenome e com câmbio manual seu modelo mais barato para figurar nas três primeiras posições desta lista. Assim como a rival da Ford, a configuração tem como público-alvo principal os frotistas.
Apesar de ter uma das maiores caçambas da categoria, o exemplar da Toyota não oferece a mesma capacidade de carga das versões cabine simples de Ranger e S10. Tem basicamente os mesmos itens da concorrência: airbag de joelho para motorista, sensor de luminosidade e ajustes de altura e profundidade do volante, porém não oferece nem som simples ou controle de descida.
A picape da General Motors também chama a atenção pela caçamba bastante volumosa. Mas, ao contrário da Hilux, oferece boa carga útil, superior a 1,2 tonelada. Assim como as concorrentes cabines simples, carrega perfil muito mais para o trabalho, o que fica claro no seu motor turbodiesel de 200 cv com transmissão manual e tração 4×4.
Na parte de equipamentos, carrega apenas o previsível para esta faixa do segmento de médias. Leva controles eletrônicos de tração, de estabilidade, de subidas e de descidas, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e som com Bluetooth e USB.
A Frontier surge como a picape média com cabine dupla mais barata do país. A linha 2023 do modelo produzido na Argentina sofreu sua primeira remodelação nesta atual geração,, ganhou alguns centímetros a mais na caçamba, enquanto a capacidade de carga agora é de 1.043 kg.
A derivação básica S é a única da gama Frontier com potência “menor”, mas que foi aumentada para 163 cv na reestilização (as demais geram 190 cv). O motor diesel com duas turbinas, no caso, trabalha com caixa manual. Na lista de itens de série, seis airbags, controles de tração, de estabilidade, de subidas e de descidas, ar com saídas para o banco traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, direção hidráulica, controle de cruzeiro, entre outros.
A linha L200 Triton têm três configurações diferentes, com a Savana como a mais aventureira e também a que figura entre as picapes mais baratas do país. Entres os itens estéticos e snorkel para ajudar na tarefa de atravessar trechos com até 70 cm de profundidade de água, bagageiro no teto (que suporta até 50 kg), prancha de desencalhe, para-choque de impulsão e molduras externas.
Na parte de equipamentos, a L200 mais em conta oferece controles eletrônicos de tração e de estabilidade, assistente à subida em rampas, ar-condicionado, vidros e travas elétricos nas quatro portas e central multimídia com espelhamento de smartphone. Tem mais ímpeto fora de estrada do que propriamente vocação para transporte: a caçamba é uma das menores da categoria de médias, assim como a carga útil.
A Amarok hoje só tem opção de motor turbodiesel V6 e acaba com um preço médio mais salgado que a maioria das médias. Para se ter ideia, a picape mais barata da linha produzida na Argentina custa perto dos R$ 300 mil. A favor da Volks, o comportamento dinâmico mais apurado da categoria, além do desempenho motorzão V6 e da tração 4Motion.
No que diz respeito ao nível de equipamentos, decepciona em alguns aspectos, como o fato de só oferecer os airbags dianteiros frontais exigidos pela legislação brasileira. Controles de estabilidade, tração e subidas, bloqueio do diferencial central, retrovisor eletrocrômico, espelhos externos com aquecimento são os itens que mais despertam atenção na versão Comfortline.
Chegamos a outro patamar de picapes. Para começar, a mais barata com motor tiurbodiesel da linha Ram custa mais de R$ 450 mil. Além disso, é uma picapona com mais de 6 metros de comprimento, 2,20 metros de largura e um entre-eixos de 3,76 metros, maior que o comprimento total de um Renault Kwid.
Claro que na Ram 2500 tudo é superlativo. O motorzão Cumminns V6 tem números de potência e torque assustadores e a cabina dupla é um verdadeiro latifúndio. Mas a capacidade de carga não é lá essas coisas se formos considerar as proporções da Ram 2500. Porém, se você precisa puxar reboque, ela puxa mais de 7,8 toneladas!
Se você achou a 2500 grandalhona e poderosa, a Ram 3500 consegue superar a irmã. A começar pelo mesmo motor V6 Cummins, que aqui tem mais potência e torque. Além disso, a maior picape da marca norte-americana no país ainda oferece uma carga útil que supera a 1,6 tonelada e um a capacidade de reboque de incríveis 9 toneladas.
Quase um caminhão. Tanto que precisa de CNH com categoria C para ser conduzida. Entre os itens de série, dispositivos de auxílio ao motorista como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de ponto cego e câmera 360 graus.
Tecnicamente, a Marruá AM200 é a picape diesel mais barata do país, ao preço base de R$ 171 mil. Só que é um modelo feito geralmente para encomendas governamentais ou de frotas específicas, já que pode ser adaptado para diferentes trabalhos – desde resgate até aplicações militares. Usa motor Cummins de 150 cv, eixo traseiro Dana e tanque de combustível com 100 litros de capacidade.
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Só para corrigir a RAM, motor dela, não é V6, mas sim um 6.7 6 cilindros em linha
Gostaria de saber com base em que o valor da Marruá pois as últimas vezes que consultei o valor era o dobro desse anunciado por vocês.
Boa noite!
Aguardo ansiosamente o lançamento dessa máquina!!