Picapes mais baratas do Brasil em 2023 – preços e análises

Para o lazer ou para o trabalho, confira os modelos de picapes mais acessíveis entre pequenas, médio-compactas e médias

Toyota Hilux SRX Limited 2023
Preços iniciam abaixo dos R$ 100 mil e podem chegar a R$ 250 mil (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 04/03/2023 às 11h03

Todas as projeções do mercado automotivo apontam que se existe um segmento que vai crescer além dos SUVs é o de picapes. Tanto que a própria categoria busca novos meios de diversificação enquanto alguns modelos tentam se segurar para figurar entre as picapes mais baratas do país em 2023.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Prova disso é a estreia recente de modelos como a nova Chevrolet Montana, que já se posiciona entre as picapes mais baratas do país. Tudo para incomodar a Fiat Toro e também as compactas. Sem falar na Ford Maverick, que se posiciona em um nicho abaixo das médias ou as grandalhonas da Ram e a novata F-150.

Confira agora as picapes mais baratas do mercado brasileiro em 2023. Selecionamos as versões de entrada de cada linha e os preços públicos sugeridos foram levantados na última semana de fevereiro – exceto para os estados de São Paulo e Paraíba, e para a Zona Franca de Manaus

1 . Picape mais barata do Brasil: Volkswagen Saveiro Robust CS

saveiro robust cd
Saveiro é a picape mais barata do Brasil, mas é o projeto mais antigo da praça, com 15 anos de mercado (Foto: VW | Divulgação)
  • Preço: R$ 91.800
  • Motor: 1.6 16V flex de 116/106 cv e 16,1/15,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 924 litros
  • Capacidade de carga: 662 kg

A Saveiro sobrevive à sombra da supremacia da Strada no segmento de compactas. Se serve de consolo, o modelo da Volkswagen é a picape mais barata de todo o Brasil em 2023. Claro que na variante de entrada Robust, a mais tímida em equipamentos e com cabine simples.

Na relação de itens de série, recebe o básico: ar-condicionado, vidros e travas elétricos, regulagem de altura do banco do motorista, chave do tipo canivete e computador de bordo. Pelo menos o motor é o 1.6 16V e a picape vem com direção com assistência elétrica e freios a disco nas quatro rodas

2. Fiat Strada Endurance Cabine Plus

fia strada 2021 endurance cabine plus 13
Estrada Endurance é um carro com foco no transporte de volumes (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Preço: R$ 99.990
  • Motor: 1.4 8V flex de 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 1.350 litros
  • Capacidade de carga: 720 kg

A Strada é a líder absoluta de vendas no segmento de compactas, mas é a vice entre as picapes mais baratas. O modelo da Fiat se segura abaixo dos R$ 100 mil nesta versão de entrada, mas não se engane com o pomposo nome Cabine Plus: é uma cabine simples mesmo.

Também não se anime com o conjunto mecânico. Trata-se da única opção da linha a usar o velho motor 1.4 Fire. Muito menos guarde empolgação para os equipamentos da configuração. Só vem basicamente com ar-condicionado, computador de bordo e direção hidráulica.

Isso mesmo. Itens como vidros e travas elétricos, brake light, fechadura da caçamba, alarme, capota marítima e mesmo uma regulagem de altura do banco do motorista são oferecidos como opcionais dentro do Pack Worker. O kit sai por R$ 4.190 adicionais. Pelo menos tem caçamba e carga útil boas.

3. Renault Oroch Pro

renault oroch 2023 rodando na terra
Renault Oroch ganhou potência e robustez com adição de motor turbo de 170 cv (Foto: Renault | Divulgação)
  • Preço: 114.750
  • Motor: 1.6.16V flex de 120/118 cv e 16,2 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 683 litros
  • Capacidade de carga: 680 kg

A Oroch, que já estava mal posicionada no mercado, agora está mais perdida que pinguim no verão na Praia de Copacabana com a chegada da nova Montana. Custa só R$ 2 mil a menos que a rival da General Motors para marcar território no pódio das picapes ais baratas do país em 2023.

O problema é que o veículo da Renault não oferece argumentos muito convincentes nem no design nem em suas capacidades. Na parte de equipamentos, a opção de entrada Pro vem com controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção eletro-hidráulica e comando elétrico dos vidros dianteiros e travas.

4. Chevrolet Montana 1.2 turbo MT

chevrolet montana turbo 2023 prata
Versão de acesso da nova Montana tem preço inferior a R$ 120 mil (Foto: GM | Divulgação)
  • Preço: R$ 116.890
  • Motor: 1.2.12V turboflex de 133/132 cv e 21,4/19,4 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 874 litros
  • Capacidade de carga: 637 kg

A nova Montana “chegou chegando”. Se não conseguiu ficar mais em conta que a Oroh, pode bater no capô e dizer que é a picape turbo mais barata do Brasil em 2023. Isso em sua versão de entrada, que não tem sobrenome, mas usa o mesmo motor 1.2 três-cilindros de até 133 cv das opções mais caras do SUV Tracker.

Chama a atenção na picape o nível de equipamentos. Desde esta opção mais básica são seis airbags, assistente de partida em rampas, monitoramento dos pneus, MyLink com tela de 8”, sensor de luminosidade, wi-fi, serviço OnStar e protetor de caçamba. Sem falar no ar e vidros e travas elétricos. E nos controles de estabilidade e tração exigidos por lei.

5. Fiat Toro Endurance T270

fiat toro endurance 2022 cinza de frente em movimento
Versão Endurance é a opção de acesso da picape italiana (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Preço: R$ 146.990
  • Motor: 1.3.8V turboflex de 85/180 cv e 27,5 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 937 litros
  • Capacidade de carga: 750 kg

A Toro vai ter trabalho após o lançamento da Montana. Ainda mais que sua versão mais em conta custa bem mais que a rival – mesmo se comparado às variantes turboflex e ATs da Chevrolet. Mesmo assim, se mantém na quinta colocação entre as picapes mais baratas do Brasil em 2023.

Além disso, o modelo da Fiat tem capacidade de carga e caçamba ligeiramente maiores que a nova concorrente. Fora que usa um jogo de suspensão traseira multibraço independente. O motor 1.3 da família GSE também entrega bem mais potência, com até 185 cv com etanol.

Na parte de equipamentos, não decepciona. A Toro de entrada é vendida com controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, seis airbags, bloqueio do diferencial, ar, trio elétrico e central multimídia com tela de 7 polegadas.

6. Toyota Hilux 4×4 MT CS – R$ 226.790

toyota hilux mt cs 1200x800
Entre as picapes mais baratas do Brasil está a opção de entrada da Hilux, que parte de R$ 212 mil (Foto: Toyota | Divulgação)
  • Preço: R$ 226.790
  • Motor: 2.8 16V turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; tração integral com reduzida
  • Caçamba: 1.580 litros
  • Capacidade de carga: 1.010 kg

A Toyota tem, além da líder de vendas na categoria, a picape média mais barata do Brasil. Isso na configuração mais básica e com cabine simples, voltada para vendas diretas e frotistas. Inclusive, a Hilux nesta opção tem desenho frontal diferente do restante da gama.

A proposta para a labuta fica ainda mais evidente na lista de equipamentos. Entre os itens de série, essa Hilux traz três airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, ar-condicionado e sensor de luminosidade. Se quiser vidros elétricos ou sistema de som só como acessório de concessionária.

7. Ford Ranger XL 2.2 4×4 MT CS

ford ranger xl cabine simples 2020
Versão de entrada da Ranger leva penas dois, como no caso da Hilux e da Strada (Foto: Ford | Divulgação)
  • Preço: R$ 230.490
  • Motor: 2.2 16V turbodiesel de 160 cv e 40 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; tração integral com reduzida
  • Caçamba: 1.420 litros
  • Capacidade de carga: 1.234 kg

Essa Ranger para estar entre as picapes mais baratas do país também se vale da configuração de entrada, com cabine simples e nitidamente para frotistas. O motor é o 2.2 menos potente da gama, o câmbio é manual, mas o destaque fica para a carga útil, uma das maiores do segmento.

A lista de itens de série segue a lógica da venda direta. A Ranger XL é negociada com três airbags e controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, ar, travas elétricas, tapete de borracha, som com USB e chave tipo canivete com telecomando. Chamam a atenção os controles de descidas e de oscilação de reboque.

8. Ford Maverick Lariat FX4

picape ford maverick lariat fx4 10
Entre as picapes mais baratas do mercado está a Ford Maverick, com seu motor de 253 cv (Foto: Ford | Divulgação)
  • Preço: R$ 240.490
  • Motor: 2.0 16V turbo a gasolina de 253 cv e 39 kgfm
  • Câmbio: automático de oito marchas; tração integral sob demanda
  • Caçamba: 943 litros
  • Capacidade de carga: 617 kg

A picape da Ford chegou no ano passado para ficar posicionada abaixo da Ranger – porém, é mais cara que a companheira, inclusive em configurações cabine dupla da média. A Maverick se vale de nome de carro famoso do passado e de estrutura monobloco do antigo Focus para ser uma picape com pegada de carro de passeio.

O motor a gasolina Ecoboost é o mesmo do Bronco Sport. Nesta proposta mais para o lazer, vem recheada com sete airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, ar automático dual zone, regulagens elétricas dos bancos dianteiros, chave presencial e abertura de portas por código.

9. Nissan Frontier S MT 4×4 CD

nissan frontier s 2023 branca frente lateral sobre ponte
Versão de entrada da Frontier é a picape média, com cabine dupla, mas barata do mercado (Foto: Nissan | Divulgação)
  • Preço: R$ 245.090
  • Motor: 2.3 16V turbodiesel de 163 cv e 43,3 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; ração integral com reduzida
  • Caçamba: 1.054 litros
  • Capacidade de carga: 1.043 kg

Para quem gosta de segmentação, a Frontier abocanha o título de picape média cabine dupla mais barata do país em 2023. O modelo da marca japonesa foi remodelado no início do ano passado e até ganhou alguns centímetros a mais na caçamba.

Só que a versão para ser a picape mais barata da linha Frontier é dotada do motor biturbodiesel com potência menor, de 163 cv, contra 190 cv das demais opções. De qualquer forma, recebe seis airbags, controles de tração, de estabilidade, de subidas e de descidas, ar com saídas para o banco traseiro, vidros elétricos e piloto automático.

10. Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS CD

mitusbishi l200 triton gls 2022 prata perfil
A picape mais barata da Mitsubishi mantém linhas da geração passada, como no Hilux (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
  • Preço: R$ 246.990
  • Motor: 2.4 16V turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm
  • Câmbio: automático de cinco marchas; tração integral com reduzida
  • Caçamba: 1.046 litros
  • Capacidade de carga: 1.055 kg

A L200 Outdoor segue mais ou menos a estratégia da linha Hilux CS. A picape da Mit não recebeu a remodelação mais recente da gama Triton Sport para fechar a lista das mais baratas de 2023.

O motor é o mesmo 2.4 de 190 cv, mas esta versão de entrada é mais comedida em itens de série. Estão lá controles eletrônicos de estabilidade, de tração de subidas, ar-condicionado, trio elétrico e central multimídia com conexão com smartphones.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renan d agro 3 de maio de 2023

NO BRASIL TA COMPLICADO CARRO DE TRABALHO SENDO VENDIDO A PREÇO DE VEICULOS DE LUXO, O PIOR É QUE OS TROXA SÃO OBRIGADOS A COMPRAR.

Avatar
Jo 1 de abril de 2023

Até 2019 os preços eram razoáveis. Depois as montadoras enlouqueceram e preço subiu mais de 65% em 4 anos. A renda do brasileiro no mesmo período estacionou. Logo, a conta não fecha mesmo.

Avatar
Antonio Donizeti Martins 28 de março de 2023

REPETINDO: metade do preço é imposto.

Avatar
Deixe um comentário