Rosemary Smith: a piloto de 80 anos

Ex-piloto de rally, Rosemary Smith, de 79 anos, guia um Fórmula 1 da equipe Renault; fabricante celebra 40 anos na categoria

Por AutoPapo14/07/17 às 15h17

Quantos “pilotos-bebês” temos na Fórmula 1 hoje? Vamos fazer um rápido exercício e tentar descobrir quantos deles ainda não conseguem nem fazer a barba direito? Esteban Ocon, Max Verstappen, Pascal Wehrlein, Carlos Sainz Jr. e Lance Stroll. Todos têm menos de 23 anos. Stroll sequer passou dos 18, inclusive. No entanto, os jovens, “apesar de inconsequentes, podem pilotar”. E os mais velhos? Pouquíssimos, apenas lendas, tiveram a oportunidade de guiar um F1 na melhor idade. E as mulheres? Ainda menos! Agora, e quanto a uma piloto de 80 anos?

Ex-competidora de rallys, Rosemary Smith é uma piloto de 80 anos que guia um Fórmula 1 da equipe Renault; fabricante celebra 40 anos na categoria.

Rosemary Smith nasceu em Dublin, na Irlanda, no dia 7 de agosto de 1937. Ela tem 79 anos e é ex-piloto de rally. Rosemary Smith ela começou sua carreira como copiloto, mas logo se frustrou com a atividade e assumiu o volante.

Por isso, ela sempre teve de lidar com o preconceito. Mesmo com vitórias e talento de sobra, Rosemary tinha sempre de demonstrar que sabia fazer muito mais para seus colegas homens. E sempre mostrou. Nas pistas.

Ex-competidora de rallys, Rosemary Smith é uma piloto de 80 anos que guia um Fórmula 1 da equipe Renault; fabricante celebra 40 anos na categoria.

Durante a aposentadoria, Rosemary Smith iniciou uma escola de formação de pilotos. Os veículos que usava para o curso? Renault, mais especificamente Clios. Por isso a irlandesa foi contatada pelo braço britânico da fabricante para uma pilotagem especial, no lendário circuito de Paul Ricard, em Le Castellet, na França.

Depois do test drive, segundo a montadora, a piloto de 80 anos se tornou a pessoa mais velha da história a guiar um Fórmula 1 moderno. Sim, ela só “deu umas voltinhas” com o R.S.17, bólido guiado na temporada da F1 deste ano por Jolyon Palmer e Nico Hulkenberg.

Assista ao show da “vovó-piloto” abaixo. Faz parte da celebração de 40 anos (intermitentes) da Renault na categoria mais tradicional do automobilismo. Será que você faria melhor que essa piloto de 80 anos? Nenhum marmanjo daqui da redação faria.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Franco Vieira 28 de julho de 2017

    Correção: a dupla de pilotos da Renault é Jolyon Palmer e Nico Hulkenberg.

Deixe um comentário