Rosemary Smith: a piloto de 80 anos

Ex-piloto de rally, Rosemary Smith, de 79 anos, guia um Fórmula 1 da equipe Renault; fabricante celebra 40 anos na categoria

rosemary
Por AutoPapo
Publicado em 14/07/2017 às 15h17
Atualizado em 29/10/2018 às 17h22

Quantos “pilotos-bebês” temos na Fórmula 1 hoje? Vamos fazer um rápido exercício e tentar descobrir quantos deles ainda não conseguem nem fazer a barba direito? Esteban Ocon, Max Verstappen, Pascal Wehrlein, Carlos Sainz Jr. e Lance Stroll. Todos têm menos de 23 anos. Stroll sequer passou dos 18, inclusive. No entanto, os jovens, “apesar de inconsequentes, podem pilotar”. E os mais velhos? Pouquíssimos, apenas lendas, tiveram a oportunidade de guiar um F1 na melhor idade. E as mulheres? Ainda menos! Agora, e quanto a uma piloto de 80 anos?

Ex-competidora de rallys, Rosemary Smith é uma piloto de 80 anos que guia um Fórmula 1 da equipe Renault; fabricante celebra 40 anos na categoria.

Rosemary Smith nasceu em Dublin, na Irlanda, no dia 7 de agosto de 1937. Ela tem 79 anos e é ex-piloto de rally. Rosemary Smith ela começou sua carreira como copiloto, mas logo se frustrou com a atividade e assumiu o volante.

Por isso, ela sempre teve de lidar com o preconceito. Mesmo com vitórias e talento de sobra, Rosemary tinha sempre de demonstrar que sabia fazer muito mais para seus colegas homens. E sempre mostrou. Nas pistas.

Ex-competidora de rallys, Rosemary Smith é uma piloto de 80 anos que guia um Fórmula 1 da equipe Renault; fabricante celebra 40 anos na categoria.

Durante a aposentadoria, Rosemary Smith iniciou uma escola de formação de pilotos. Os veículos que usava para o curso? Renault, mais especificamente Clios. Por isso a irlandesa foi contatada pelo braço britânico da fabricante para uma pilotagem especial, no lendário circuito de Paul Ricard, em Le Castellet, na França.

Depois do test drive, segundo a montadora, a piloto de 80 anos se tornou a pessoa mais velha da história a guiar um Fórmula 1 moderno. Sim, ela só “deu umas voltinhas” com o R.S.17, bólido guiado na temporada da F1 deste ano por Jolyon Palmer e Nico Hulkenberg.

Assista ao show da “vovó-piloto” abaixo. Faz parte da celebração de 40 anos (intermitentes) da Renault na categoria mais tradicional do automobilismo. Será que você faria melhor que essa piloto de 80 anos? Nenhum marmanjo daqui da redação faria.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Franco Vieira 28 de julho de 2017

Correção: a dupla de pilotos da Renault é Jolyon Palmer e Nico Hulkenberg.

Avatar
Deixe um comentário