Pisar no acelerador imediatamente após ligar o motor é prejudicial?
"A maioria dos motoristas reduz a vida útil do motor por não saber alguns princípios básicos de lubrificação. Como assim?"
"A maioria dos motoristas reduz a vida útil do motor por não saber alguns princípios básicos de lubrificação. Como assim?"
Pisar no acelerador logo após o motor ligar pela manhã não é uma boa ideia. Nem para o carro, nem para o seu bolso.
[TRANSCRIÇÃO]
A maioria dos motoristas, eu espero que você não esteja incluído, reduz a vida útil do motor por não saber alguns princípios básicos de lubrificação. Como assim?
O carro fica parado na garagem a noite toda, o óleo escorre lá pra baixo, lá para o cárter. Quando você liga o carro de manhã, nos primeiros segundos de funcionamento do motor o óleo ainda não subiu, a bomba de óleo ainda não puxou o óleo pra cima para lubrificar as partes móveis: pistões, contra-cilindros e outros. Ora, nessa hora, muitos motoristas quando o motor pega dá uma aceleradinha.
Essa aceleradinha é que compromete ainda mais a vida útil do motor. Porque essas peças estão trabalhando sem óleo, com atrito entre umas e outras. O maior desgaste do motor é exatamente de manhã quando você liga o carro. E ainda tem motorista que acelera o desgaste dando aquela”aceleradinha”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
militec nao reduziria este desgaste inicial????
Carro injetado não precisa acelerar… isso era nos tempos do bom e velho carburador. Eu com meu carro carburado quando não tenho pressa espero a ventuinha ligar para sair com o carro da garagem… quando estou compressa deixo funcionar por uns 2 minutos apenas antes de sair da garagem. Essa dica quem deu de 2 minutos foi o homem recordista que andou com o mesmo carro 5.000.000 km, Irv Gordon e seu Volvo 66:
“Sigo as recomendações do manual e parece ter dado certo até agora”, diz Gordon, brincando. Além do óleo, ele sempre troca o filtro junto. Antes de dirigir, o americano deixa o motor esquentar por cerca de 2 minutos antes de sair”.