Pisar no acelerador imediatamente após ligar o motor é prejudicial?

"A maioria dos motoristas reduz a vida útil do motor por não saber alguns princípios básicos de lubrificação. Como assim?"

Por Boris Feldman01/03/19 às 15h05

Pisar no acelerador logo após o motor ligar pela manhã não é uma boa ideia. Nem para o carro, nem para o seu bolso.

[TRANSCRIÇÃO]

A maioria dos motoristas, eu espero que você não esteja incluído, reduz a vida útil do motor por não saber alguns princípios básicos de lubrificação. Como assim?

O carro fica parado na garagem a noite toda, o óleo escorre lá pra baixo, lá para o cárter. Quando você liga o carro de manhã, nos primeiros segundos de funcionamento do motor o óleo ainda não subiu, a bomba de óleo ainda não puxou o óleo pra cima para lubrificar as partes móveis: pistões, contra-cilindros e outros. Ora, nessa hora, muitos motoristas quando o motor pega dá uma aceleradinha.

Essa aceleradinha é que compromete ainda mais a vida útil do motor. Porque essas peças estão trabalhando sem óleo, com atrito entre umas e outras. O maior desgaste do motor é exatamente de manhã quando você liga o carro. E ainda tem motorista que acelera o desgaste dando aquela”aceleradinha”.

pisar no acelerador
Foto iStock

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Gabriel 1 de março de 2019

    Carro injetado não precisa acelerar… isso era nos tempos do bom e velho carburador. Eu com meu carro carburado quando não tenho pressa espero a ventuinha ligar para sair com o carro da garagem… quando estou compressa deixo funcionar por uns 2 minutos apenas antes de sair da garagem. Essa dica quem deu de 2 minutos foi o homem recordista que andou com o mesmo carro 5.000.000 km, Irv Gordon e seu Volvo 66:
    “Sigo as recomendações do manual e parece ter dado certo até agora”, diz Gordon, brincando. Além do óleo, ele sempre troca o filtro junto. Antes de dirigir, o americano deixa o motor esquentar por cerca de 2 minutos antes de sair”.

  • Avatar
    eu 3 de março de 2019

    militec nao reduziria este desgaste inicial????

Avatar
Deixe um comentário