Pisar no acelerador imediatamente após ligar o motor é prejudicial?

"A maioria dos motoristas reduz a vida útil do motor por não saber alguns princípios básicos de lubrificação. Como assim?"

portal capa acelerar pela manha
Por Boris Feldman
Publicado em 01/03/2019 às 15h05

Pisar no acelerador logo após o motor ligar pela manhã não é uma boa ideia. Nem para o carro, nem para o seu bolso.

[TRANSCRIÇÃO]

A maioria dos motoristas, eu espero que você não esteja incluído, reduz a vida útil do motor por não saber alguns princípios básicos de lubrificação. Como assim?

O carro fica parado na garagem a noite toda, o óleo escorre lá pra baixo, lá para o cárter. Quando você liga o carro de manhã, nos primeiros segundos de funcionamento do motor o óleo ainda não subiu, a bomba de óleo ainda não puxou o óleo pra cima para lubrificar as partes móveis: pistões, contra-cilindros e outros. Ora, nessa hora, muitos motoristas quando o motor pega dá uma aceleradinha.

Essa aceleradinha é que compromete ainda mais a vida útil do motor. Porque essas peças estão trabalhando sem óleo, com atrito entre umas e outras. O maior desgaste do motor é exatamente de manhã quando você liga o carro. E ainda tem motorista que acelera o desgaste dando aquela”aceleradinha”.

pisar no acelerador
Foto iStock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
eu 3 de março de 2019

militec nao reduziria este desgaste inicial????

Avatar
Gabriel 1 de março de 2019

Carro injetado não precisa acelerar… isso era nos tempos do bom e velho carburador. Eu com meu carro carburado quando não tenho pressa espero a ventuinha ligar para sair com o carro da garagem… quando estou compressa deixo funcionar por uns 2 minutos apenas antes de sair da garagem. Essa dica quem deu de 2 minutos foi o homem recordista que andou com o mesmo carro 5.000.000 km, Irv Gordon e seu Volvo 66:
“Sigo as recomendações do manual e parece ter dado certo até agora”, diz Gordon, brincando. Além do óleo, ele sempre troca o filtro junto. Antes de dirigir, o americano deixa o motor esquentar por cerca de 2 minutos antes de sair”.

Avatar
Deixe um comentário