Confira quais são os 40 tipos de sinalizações regulamentadoras e suas variações para interpretá-las corretamente
A sinalização é um dos aspectos mais importantes do trânsito, pois ela é responsável por orientar o condutor a tomar a atitude adequada para circular nas vias. Esse sistema de sinais possui vários elementos fundamentais, entre eles as placas de regulamentação.
Apesar de muitos condutores não as conhecerem por esse nome, certamente você vê essa sinalização vertical todos os dias. Nesta matéria você vai entender o que são as placas de regulamentação, quantas existem, quais são elas e as multas relacionadas.
VEJA TAMBÉM:
Segundo o anexo I do CTB, a sinalização consiste em um “conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com o objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam”.
E os sinais verticais, mais especificamente, são representados pelas placas de trânsito que ficam fixadas ao lado ou sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis. Isso é feito por meio de legendas e/ou símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos.
Dessa forma, elas podem ter variados tipos, cores, formatos e desenhos, além de indicar ordens, locais e ou normas de circulação aos condutores.
As placas de regulamentação, de forma geral, contam com a cor vermelha, além do preto e do branco. Elas são responsáveis por informar aos usuários as condições, proibições, obrigações e ou restrições no uso das vias.
Estes são os diferentes exemplos de sinais:
As multas relacionadas à sinalização vertical estão principalmente associadas às placas de regulamentação. Isso porque são elas que tratam de proibições ou obrigações, como placas de:
Elas carregam mensagens imperativas e desrespeitá-las caracteriza infração de trânsito.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |