Plataforma MQB vai refazer Gol e Voyage e acabar com Up!

Desmistificamos os planos da Volkswagen para o Brasil em 2021, revelados após a divulgação de uma nota do Sindicato de Metalúrgicos de Taubaté

Por AutoPapo
Publicado em 25/02/2019 às 19h30
Atualizado em 27/02/2019 às 10h16

Uma nota do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindimetau), publicada na semana passada, revelou os planos que a Volkswagen tem para o Brasil. Segundo a publicação, os modelos Gol e Voyage serão totalmente reconstruídos para adotar a plataforma MQB da marca, em 2021. A mudança também resultará em uma nova versão do Polo e um novo SUV para o Brasil, e pode levar ao fim do Up!.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google
Desmistificamos os planos da Volkswagen para o Brasil em 2021, revelados com uma nota do Sindicato de Metalúrgicos de Taubaté sobre a plataforma MQB.

As informações foram mencionadas pelo sindicato quando celebrava um novo acordo entre os trabalhadores e a fabricante, que vai valer até 2022. Entretanto, nenhuma é completamente nova para quem acompanha o setor, pois ressoam com planos já confirmados pela Volkswagen.

Depois de projeto do novo SUV Tarek ser revelado, com exclusividade, pelo AutoPapo, a alemã já confirmou diversos outros detalhes sobre seus planos para o Brasil. Como menciona a nota do Sindimetau, a adoção da plataforma MQB é positiva, de um ponto de vista industrial.

Ela é uma estrutura modular, e passará a ser um padrão global da marca alemã. Ao utilizá-la, a fábrica de Taubaté (SP) abrirá espaço para receber novos investimentos e produtos da Volkswagen.

Assim, os veteranos Gol e Voyage serão modernizados. Atualmente, ambos são construídos sobre a estrutura VW 23X. Agora, com a adoção da plataforma MQB na fábrica de Taubaté, os dois veículos terão que evoluir e entrar em uma nova geração.

A modernização do hatch e do sedã já havia sido anunciada pela fabricante, em dezembro de 2017. Em um evento na Argentina, a alemã disse que iria introduzir os novos Gol e Voyage, que ganhariam câmbio automático. Isso já ocorreu no ano passado.

A seguir, receberemos o “A00”, identificado no evento como o “sucessor do Gol”. É estranho não ver, na imagem, a indicação de um “sucessor do Voyage”.

Ao mesmo tempo, a Volkswagen também está planejando uma nova versão do Polo, o PA. Ela, junto ao Polo, também passarão a ser produzidos em Taubaté. O hatch já adota a plataforma MQB, e é produzido em São Bernardo do Campo (SP). As duas fábricas vão compartilhar a fabricação dos dois modelos.

VW Gol ganhou câmbio automático em 2018: Desmistificamos os planos da Volkswagen para o Brasil em 2021, revelados com uma nota do Sindicato de Metalúrgicos de Taubaté sobre a plataforma MQB.
(Alexandre Carneiro | AutoPapo)

É possível que a nova versão do hatch, chamada pelo sindicato de PA, seja a configuração esportiva Polo GTS, confirmada pela Volkswagen em dezembro de 2017. A marca também divulgou, à época, uma versão esportiva para o Virtus.

Por fim, o sindicato revelou que a Volkswagen também está desenvolvendo um novo SUV para o Brasil. De acordo com a nota, ele será o “VWA0SUV”, mas não há outra informação além do nome do projeto.

Podemos sugerir que se trata do mesmo A0 CUV, confirmado pela marca, também, em dezembro. Segundo foi divulgado à época, o modelo será um SUV compacto, que ficará abaixo do T-Cross, para competir com o Renault Kwid.

Contudo, a mudança também tem lados negativos, o principal deles sendo o fim da produção do Up! em 2021. Embora não tenha sido confirmado pela montadora, há grandes chances de o compacto deixar o mercado. Ele usa a plataforma VW 120.

Em resposta à nossa reportagem, a Volkswagen enviou o posicionamento a seguir:

“A Volkswagen do Brasil informa que os modelos Gol, Voyage e up! continuam em produção em Taubaté (SP) e têm grande importância para as operações da marca no Brasil e mercados para exportação. O Gol é o 5º modelo mais vendido do País, com 77.622 unidades comercializadas em 2018, sendo o líder de vendas da marca.

No ano passado, Gol e Voyage receberam transmissão automática, contribuindo para o aumento nas vendas da Volkswagen para segmentos como o de PcD – Pessoas com Deficiência (+329% em 2018, em relação a 2017) e Táxis (+ 57%).

Sucesso no Brasil e no exterior, o up! tem relevante contribuição para mercados de exportação como o Uruguai. Lá, o up! é o modelo mais vendido da marca, contribuindo para a liderança de mercado da Volkswagen pelo segundo ano consecutivo.

A aprovação de um novo acordo coletivo com o sindicato local de Taubaté, votado em 20/02 pelos empregados, é um importante passo para a ampliação dos investimentos da Volkswagen no Brasil a partir de 2020 , após o ciclo de R$ 7 bilhões, já anunciados.

A Empresa segue em negociação com seus demais parceiros de negócios visando a chegada de um novo modelo naquela unidade, utilizando a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo. Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vilson 1 de julho de 2019

O fato de não vender o “up” e que o brasileiros não sabe que o bichinho e um verdadeiro carro, cara eeeeeeé bom de mais , o motor tsi e um avião.

Avatar
Cleriston Rabelo dos Santos 26 de fevereiro de 2019

Ja passou da hora de a VW acabar com o Up, carro não vende nada!

Avatar
Sipriano 26 de fevereiro de 2019

Não vende bem por causa do preço …já tive um o carro é bom mais na hora de comprar outro por causa do preço prefiro um Corolla usado por 54.000 do que um up novo…

Avatar
Joselito 27 de fevereiro de 2019

Concordo. A VW enlouqueceu, por 40 mil compra-se um carro bem maior e mais equipado. Tenho um Up e acho uma covardia o preço atual embora o carro seja excelente o preço nao condiz com a realidade. Eles aumentam o preço e acham que vao esvaziar as lojas. Volta pra 38.990,00 e os mais equipados a 42.000 e verao fila de clientes por ser um carro muito economico.

Avatar
Joselito 27 de fevereiro de 2019

Gol up voyage fox. A Vw nao sabe o que faz. Ta igual Fiat com Uno e Mobi.
Enquanto isso os demais crescem. Ate o absurdo do kwid.

Avatar
Deixe um comentário