Pneu aro 13 está sumindo do mercado? Qual é a posição dos fabricantes?
Carros novos não usam mais pneu aro 13, porém essa medida ainda é muito utilizada por compactos um pouco mais antigos, que ainda são comuns nas ruas
Carros novos não usam mais pneu aro 13, porém essa medida ainda é muito utilizada por compactos um pouco mais antigos, que ainda são comuns nas ruas
Por muitos anos, os carros populares nacionais vieram de fábrica com rodas de 13 polegadas: as de aro 14 eram opcionais ou então ofertadas nos compactos mais “grandinhos”. Fiat Mille, Palio Fire, Chevrolet Celta e Ford Ka eram alguns dos compactos que saíam de fábrica com pneus 145/80 R13.
Hoje, os carros de entrada já usam rodas de 14 polegadas, geralmente trazendo pneus com 165 milímetros de largura ou mais. Alguns modelos, como o Volkswagen Gol, já usam rodas aro 15. Com isso, a oferta de pneus com largura menor que 165 mm ou com aro de 13 polegadas produzidos marcas tradicionais estão sumindo do mercado.
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Porém, os carros populares dos anos 2000 ainda são comuns no trânsito das cidades brasileiras. Esses compactos ainda são uma opção viável para pessoas que precisam de um carro urbano e possui um orçamento limitado. A oferta de peças ainda é farta, porém a de pneus diminuiu.
A alternativa é troca o pneu por um mais largo, nas medidas mais fáceis de encontrar atualmente. A largura extra ajuda na estabilidade, porém deixa a direção mais pesada: um problema para quem possui um carro sem direção hidráulica. O pneu maior também impacta no consumo e no desempenho, pois existe uma resistência de rolagem maior.
Vale destacar que a adoção de pneus com medidas diferentes das originais deve respeitar determinadas diretrizes, como a manutenção do diâmetro total do conjunto: Boris Feldman explica melhor esse assunto em vídeo!
Por outro lado, existem hoje os chamados “pneus verdes”, que trazem compostos específicos para otimizar a economia. Isso inclui uma resistência de rolagem mais baixa, que amortiza os impactos da largura maior.
Para entender melhor o lado dos fabricantes sobre a oferta dos pneus aro 13 e 14, conversamos com Debora da Cruz, porta-voz da Goodyear. Essa marca é uma das tradicionais que ainda ofertam essas medidas, partindo do 165/70R13.
A representante da marca explicou para a reportagem que a escolha de quais medidas a fábrica oferece vem da frota circulante no país. A demanda pelos pneus aro 13 ainda existe e, por isso, a Goodyear continua a produzi-los. A marca inclusive lançou um modelo novo para os aros 13 e 14, o Assurance MaxLife.
Também procuramos as assessorias da Pirelli e da Continental. Ambas garantem que continuam a produção dos pneus de aro 13 e 14:
A Pirelli informa que possui pneus aro 13 e 14, fabricados sob demanda do mercado, e abastece sua rede de distribuição espalhada por todo o Brasil.”
A Continental continua ofertando normalmente pneus aro 13” e 14” em diversas medidas e com suas três marcas – Continental, General Tire e Barum – de forma a atender a demanda do mercado brasileiro.”
Procuramos também a assessoria da imprensa da Firestone, que também fabrica pneus aro 13. Porém não obtivemos resposta até o fechamento da matéria.
A recomendação do AutoPapo é pesquisar na hora de comprar. Caso não encontre os pneus apropriados para o seu carro em lojas físicas, consulte o site do fabricante ou lojas virtuais. Os pneus aro 13 e 14 ainda são feitos e não vão acabar tão cedo.
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Eu tirei o aro 13 do meu carro e coloquei aro 9 de carriola ,meu carro ficou super econômico.
Pouca diferença de preços do13 para 14 Já tá fazendo hora extra pneu aro 13
Falou pouco e falou besteira.
Pneu aro 14 não serve em carro que usa roda aro 13. A menos que troque as rodas e vire alterofilista de tanta força que vai fazer no volante.
Gostaria de saber, independentemente do veículo, qual o melhor tipo de roda. Aro 13 até 19. Na minha opinião deveria ser abrirá de aro maior, ou seja, 19. Mas vejamos os jatos. As rodas deles são super pequenas. Daí a minha dúvida
Jato não faz curva em alta velocidade apenas voando, também não está sujeito a frenagens de emergência
Não existe melhor, existe pneu que se adapta para cada situação. Um carro popular, leve de dimensões pequenas vai melhor com aro 13 e pneu 155, pois ocupa menos espaço para caber na carroceria e tem menos atrito e exige menos força para se movimentar.
Vejam as motonetas que usam rodas pequenas para poder ter compartimento de carga, diferente das motos fora de estrada, que tem rodas grandes para transpor obstáculos.
O que eu não entendo, na verdade, é essa loucura por colocarem pneus cada vez mais finos, de perfil baixo.
Tem até SUV com pneus mais finos que um Gol antigo!
Há poucos anos perdi 2 pneus em dois buracos diferentes numa viagem de 4.200km em férias, indo de São Paulo ao Nordeste. Nas duas ocasiões, estava andando devagar, a 40-50km/h desviando de buracos, porém à noite.
Somente consigo achar pneus aro 13 na internet. Uso uma medida antiga 155R13 ou o equivalente 155/80R13. O problema é que somente tem em marcas Ching Ling.
Estou usando da marca Roadking. A princípio, depois de 25mil km não me deu problemas.
A pouco tempo uma colega de trabalho estava precisando para o Ka “baratinha” dela… Até encontrou alguns mas o preço estava impraticável. Basicamente o mesmo preço que paguei na ultima troca do meu carro que é medida 205/55 r16. Absurdo.
Eu não me importo que o aro treze desapareça o que não desejo que desapareça é o aro 26 que uso na minha bicicleta.
O pior é que o aro 26 já desapareceu, tu só encontra um modelo de pneu para aro 26, só tem o pneu borrachudo fabricado na china é uma porcaria, agora é aro 29.
Oxi, onde sumiu?
Compro com facilidade na internet.
Não compro nada em balcão de lojas faz anos.
Eu não me importo que o aro 13 d
>> ARO 13” < 15’’) FICOU MAIS ECONÔMICO, E MEU VOYAGE MULTIPLICADO (16” > 14”) FICA – quando eu o MULTIPLICO – ARISCO PRA CARAMBA!
Atenciosamente,
Rodrigo MARTINIANO.
EM TEMPO:
O colega Boris sempre oportuno em suas matérias: PARABÉNS!
. . . . .
Eu não concordo de pararem de fabricar os pneus do aro 13,tem que continuar a fabricação, não podem obrigar para adaptar a colocação para o aro 14, tem muitos veículos com aro 13, os fabricantes tem que repensar.
Não podendo retirar os aro 13 de linha.
Olha aqui onde moro acha no Big supermercado era Walmart e no extra o tamanho aro 13
os pneus 13 estão sumindo olha o pneu 185/70 r14 tá mais fácil pegar o peixe na mão do que achar este pneu esse e usado no Vectra ano 97/98 original
Essa medida é a mesma dos Onix, Kombi e Sandero 185/70 r14, e eu uso essa medida no Opala.
Infelizmente quem trabalha com carro de carga.No meu caso Fiorino 05 que tem aro 13 fica difícil encontrar pneu 13. Mais graças a Deus achei no site do Carrefour um da marca Newcastle 175/75/13. Pneu muito bom e barato em relação a outras marcas que estão pedindo um absurdo.Gente a realidade do Brasileiro e outra e pra trocar de carro hoje só se ganhar na mega sena. Outra coisa é a alta do combustível. Pra manter um carro hj de trabalho com o valor do frete está enviavel. Não sei onde vamos parar.
Pneu aro 13 nem em Hipermercado você encontra mais. Esses pneus, quando vendidos, são apenas pela internet e em sites especializados em venda de pneus. E o preço já se assemelha aos de aro 14.
Olha se eu lembrar vou conferir se aqui no Big ex Walmart tem essa medida tinha muito já tive um Escort da Ford com essa medida não sei hoje
Ah amigo aqui em Campos dos Goytacazes no Big supermercado e extra tem
É notória a falta de aros 13 no Brasil. Ainda assim o Brasil impõem duras medidas contra a importacao da medida. A alternativa que resta é a medida 175/75R13. Pneu pouco mais alto, confortável e mais resistente a impactos. A marca pioneira no Brasil é a XBRI PNEUS. A própria Bridgestone fábrica e aplica referida medida no Ford Icon equipamento original na Índia alternativamente a medida 175/70R13.
>> PNEUS ARO 13” < 15’’) FICOU MAIS ECONÔMICO, E MEU VOYAGE MULTIPLICADO (16” > 14”) FICA – quando eu o MULTIPLICO – ARISCO PRA CARAMBA!
Atenciosamente,
Rodrigo MARTINIANO.
EM TEMPO:
O colega Boris sempre oportuno em suas matérias: PARABÉNS!
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Para carro 1.0 que usa aro 13, Palio fire, uno Mille, Corsa, Clio, etc, a melhor escolha é o pneu 175/65r14. O carro fica muito melhor, não consome mais combustível, não perde desempenho, fica muito melhor em estabilidade e conforto, parece outro carro. E essa medida de pneu é a mais barata que existe. Recomendo trocarem as rodas para o aro 14 e usarem 175/65. Só atenção para colocar a roda da mesma montadora do seu carro. Podem pesquisar, a própria montadora nas versões mais completas desses carros usa o 175/65r14. Hoje essa medida é a mais em conta, vale a pena.
Bom saber, creio que vou continuar andando de Palio velho por muito tempo ainda. Uso atualmente um jogo de 175-70 13 da Continental, já estão com 55 mil km e ainda longe de acabarem, mas quando acabarem vou dar uma olhada nas rodas de ferro 14, eu sei que quando precisei de uma roda 13 o borracheiro tinha umas novinhas por 30 reais cada.
Ano passado precisei comprar 4 pneus 185/70-13.
Foi muito difícil encontrar à pronta entrega, e mesmo sob encomenda o preço era abusivo.
Comprei da Dunlop, que foi a única marca a pronta entrega.
Paguei em setembro quase R$1500,00 no jogo.
Em algumas revendas Pirelli, fui informado que não são fabricados, as encomendas seriam por procura em outras revendas, porém sem garantia de sucesso nem preço determinado.
Se vc ligar para uma Pirelli eles informam que não fabricam mais aro 13 mas tem a tal segunda linha “Formula”. Goodyear ainda tem e acabou sendo a minha escolha. Acho que essa estratégia da Pirelli é meio infeliz, ainda que seja “a mesma coisa”, pra que colocar um de segunda linha?
165 70/13 e 175 70/13 praticamente sumiram do mercado, e quando encontra o preço é de pneu 15.
Eu tentaria investir em uma roda de aro maior, pra dar uma sobrevida. 145/80 R13 pode ser substituído com tranquilidade por 175/60 R14 ou até 175/55 R15