Continental: o pneu para um país do tamanho de um continente
Com mais de 150 anos de experiência, Continental desenvolve o pneu ideal para cada veículo, inclusive o seu carro
Com mais de 150 anos de experiência, Continental desenvolve o pneu ideal para cada veículo, inclusive o seu carro
Pouca gente sabe, mas o pneu Continental é mais velho que o automóvel. Isso mesmo. Antes de o carro que conhecemos tomar forma a partir do triciclo motorizado de Karl Benz, em 1886, as soluções da marca já estavam no mercado europeu.
VEJA TAMBÉM:
A Continental foi fundada em Hannover, na Alemanha, em 1871. De lá para cá se tornou uma das principais referências em pneus. A marca oferece seus produtos para os mais variados veículos.
Hoje são quase 200 mil funcionários espalhados em 554 unidades em 61 países. Para se ter uma ideia do tamanho do contigente da Continental, o time de colaboradores supera a população da cidade de Teresópolis.
Em sua gama há pneus para uma simples bicicleta, assim como para imensas máquinas industriais e carros de corrida. São pequenos pneus que pesam de 200 g a quase 1 tonelada.
E para cada aplicação há muita tecnologia empregada. São compostos e materiais exclusivos para obter o melhor resultado, seja 3 mil quilômetros do Tour de France ou seja para carregar toneladas de minério sem descanso numa mina.
A Continental foi inovadora ao criar a banda de rodagem. Isso mesmo, se os pneus de um carro têm ranhuras, foi porque a marca criou há décadas. Pode parecer pouco, mas essa simples “impressão digital” do pneu, é que o garante aderência e estabilidade a um veículo nas mais diversas condições de piso.
A Continental também criou o primeiro pneu sem câmara do mercado. Antes dele, todo pneu precisava ter uma câmara de ar inflado dentro do pneu. O pneu sem câmara tornou-se um padrão na indústria por sua maior eficiência e praticidade.
Um pneu para durar bem em qualquer situação de uso demanda muito investimento em pesquisas. Mas é preciso ter conhecimento de onde esse pneu irá rodar. É por isso que a Continental tem centros de desenvolvimentos espalhados por vários países. Apenas na América do Sul, a Continental tem o suporte de quase 8 mil colaboradores que atuam em toda a cadeia produtiva.
Tudo isso fez da Continental uma das empresas mais importantes e requisitadas do mercado. Na Europa 1 a cada 3 veículos saem de fábrica com pneus Continental, E no Brasil a participação da marca como equipamento original cresce ano a ano.
E quando se fala num país continental como o Brasil, a marca oferece as melhores soluções do mercado. Isso porque o Brasil é um verdadeiro campo de testes com malha rodoviária de 1,72 milhão de quilômetros de estradas de todos os tipos.
Os pneus Continental são conhecidos pela grande durabilidade e ótima aderência. São atributos que reduzem o custo de manutenção do consumidor, pois a longa durabilidade permite rodar milhares de quilômetros sem comprometer a segurança.
A Continental no Brasil possui diversas plantas produtivas, por exemplo, Guarulhos, Várzea Paulista, Itapevi, Ponta Grossa e a de Pneus em Camaçari na Bahia. Por aqui, ela oferece as marcas: Continental (Linha Premium), General Tire (Linha com foco maior em aventura/offroad) e Barum (linha com maior custo benefício)
Que um pneu precisa suportar diferentes condições piso sem comprometer sua integridade, já sabemos. Mas da mesma forma que as estradas não são iguais, os carros também não são. Para isso, a Continental desenvolve pneus específicos para diferentes modelos.
Muitos fabricantes confiam à Continental o desenvolvimento ideal para um novo carro. É o caso do Polestar 2, um dos modelos da divisão de luxo da Volvo. Para este SUV cupê elétrico, seu pneu deve ser capaz de suportar o peso extra das baterias, a maior oferta de torque dos motores, sem comprometer a aderência na pista e a tração. Ou seja, para cada carro há um pneu certo, desenvolvido pela Continental.
A Continental também atua nos mais variados nichos do setor automotivo. Ela desenvolve soluções para estrutura dos veículos, sistemas de condução autônoma e até mesmo no sistema de áudio. E se não bastasse, a Continental também desenvolve tecnologias e serviços, como gestão de frotas e outras ferramentas que aumentam a eficiência das operações de seus clientes. Não é só pneu, é muita tecnologia a cada quilômetro rodado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os pneus “Continental” são excelentes. Mas se for alguma das dezenas de marcas secundarias, tome cuidado, são onde eles testam novos materiais e processos para corte de custos.