Pneu deslocado: como identificar esse grande perigo
Esse fenômeno ocorre sem que existam sinais visuais de que está ocorrendo, o motorista só irá notar enquanto dirige
Esse fenômeno ocorre sem que existam sinais visuais de que está ocorrendo, o motorista só irá notar enquanto dirige
Quando o assunto é segurança ao volante, não importa se toda a manutenção está em dia e se o carro possui assistentes de segurança se os pneus não estiverem bons. Eles são o contato entre o carro e a via e merecem atenção. Um dos problemas que eles podem apresentar é ficarem deslocados.
Esse problema é percebido com o volante do carro oscilando em baixa velocidade, mesmo se o alinhamento e o balanceamento estiver em dia. Esse sintoma some em velocidades mais altas.
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Esse fenômeno do pneu deslocado ocorre quando a banda de rodagem se separa da carcaça. Ele pode ocorrer devido a problemas na fabricação ou por danos, é difícil determinar algo específico que resulte nisso.
Caso os pneus estejam deslocados, não há reparo — mesmo se algum borracheiro disser que tem uma solução. O correto a se fazer é trocar o pneu por um novo.
Usar um carro com pneu deslocado pode aumentar o problema, correndo o risco de gerar um acidente grave. As oscilações geradas por esse defeito também podem danificar a suspensão e o sistema de direção.
Não é bom se preocupar com os pneus apenas quando eles apresentam algum problema. O ideal é sempre estar de olho neles e tomar cuidados simples que vão garantir a segurança de rodagem.
O cuidado mais básico é com a calibração. Passe em um posto a cada 15 dias para colocar a pressão correta neles. Utilize sempre o valor recomendado no manual, que também é encontrado em uma etiqueta no batente da porta ou na tampa do tanque de combustível.
Rodar com pressão baixa ou alta pode causar desgaste irregular nos pneus. A pressão correta ajuda no trabalho da suspensão e garante o desempenho projetado pelo fabricante.
Outra forma de preservar os pneus é ter o alinhamento e o balanceamento em dia. Esses serviços devem ser feitos a cada 10 mil km ou toda vez que você sentir que o veículo está puxando para algum lado.
Por fim, faça uma inspeção visual para ver se o desgaste está perto do TWI, aquele ressalto que existe dentro dos sulcos. Também é possível verificar visualmente se a borracha não está ressecada.
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