Síndrome de Down: motoristas com T21 ganham as ruas do país

Mudanças na legislação e projetos da sociedade civil permitem que pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais possam ter CNH

GUSTAVO CNH
Gustavo Lugatto tem Síndrome de Down e tirou sua habilitação para dirigir (Foto: Arquivo Pessoal | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 21/03/2025 às 09h11
Atualizado em 21/03/2025 às 09h35

Nesta sexta-feira (21) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data tem como objetivo conscientizar e valorizar a pessoa com trissomia 21. Até 2015, pessoas com deficiência eram privadas de muitos acessos e oportunidades, que passaram a ser garantidas com a  Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A Lei nº 13.146/2015 tem como premissa promover a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, inclusive permite que elas possam tirar carteira de habilitação.

VEJA TAMBÉM:

Há dois anos, a Localiza deu início ao projeto Autoescola Xtraordinária, para auxiliar pessoas com T21 e outras deficiências intelectuais a tirarem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ideia contou com o suporte do Instituto Mano Down, de Belo Horizonte, que é referência no acolhimento e desenvolvimento de pessoas com T21 e outras deficiências intelectuais.

Motoristas com Síndrome de Down

E o projeto deu certo e já apoiou três pessoas (duas com Síndrome de Down) a conseguirem a habilitação. Elas se somam a outras duas que já tinham conquistado a CNH. Os números são pequenos diante do universo de cerca de 80 milhões de brasileiros com CNH, mas trata-se de um avanço imenso, se considerarmos que há 10 anos pessoas com Síndrome de Down e demais deficiências praticamente viviam às margens da sociedade.

JOANA CNH
Em Santa Catarina, Joana, que tem T21, também passou no exame de direção graças ao projeto Autoescola Xtraordinária (Foto: Arquivo Pessoal | Divulgação)

A meta da Localiza, com o projeto Autoescola Xtraordinária, é habilitar 30 motoristas com deficiência intelectual ou Síndrome de Down. No entanto, a empresa quer expandir o processo junto com o instituto, que oferecerá suporte para capacitar autoescolas interessadas a formar novos motoristas.

Por muito tempo as pessoas com síndrome de Down eram consideradas incapazes pela legislação e na visão da sociedade. Por isso, viviam um processo de invisibilidade social, não estavam nas escolas, no mercado de trabalho, não podiam se casar, votar ou tirar carteira de motorista. A Lei Brasileira de Inclusão mudou essa perspectiva e garantiu direitos essenciais para elas. E estamos falando de uma lei que tem apenas 10 anos. Por isso estamos vivendo hoje uma geração de ‘primeiras vezes’. Com mais oportunidades e acessos à escolarização, intervenções e estímulos, elas estão cada vez mais conquistando seus espaços na sociedade. Agora estão trabalhando, gerando a sua própria renda, se casando, se formando em faculdades, votando, se candidatando e assumindo cargos públicos e garantindo o direito de ir e vir com a CNH”, explica o fundador do instituto, Leonardo Gontijo.

A importância do projeto da Localiza, assim como o trabalho feito pelo instituto é dar visibilidade e mostrar que pessoas com trissomia ou demais deficiências intelectuais podem se desenvolver e levar uma vida igual a de uma pessoa típica. No entanto, é um processo longo não apenas de desenvolvimentos destas pessoas, mas também de mudança do olhar e comportamento da sociedade em geral.

Quando o meu irmão nasceu disseram que ele não podia andar. Se acreditássemos nisso ele não seria hoje um músico profissional. Veio depois uma geração que a sociedade duvidava se conseguiria andar de bicicleta. Hoje estamos vivendo a primeira geração que está tirando a CNH. Para isso foi necessário uma rede de apoio, com política pública, escolarização, intervenção e estímulo. Quando elas têm oportunidades, elas mostram o seu potencial e habilidades. E é isso o que fazemos no Mano Down”, aponta.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antônio Pereira 22 de março de 2025

Que lindo 😍.
Quando houver um acidente quem será o responsável legal sendo que esse público e inimputável?
Não responde judicialmente pelos próprios atos mas podem dirigir?
Parabéns, o Brasil realmente nunca dará certo!!

Avatar
Luiza 21 de abril de 2025

Para ter habilitação precisa ser plenamente inimputável, então ela responderá como todo mundo.

Avatar
Célio 21 de março de 2025

Se foram qualificados, felicidades.

Avatar
Deixe um comentário