Pontos de recarga hackeados só crescem e prejudicam motoristas

Crescimento de ataques cibernéticos em pontos de recarga rápida aumentou quase 40% em 2024, em relação ao ano anterior

tesla problema carregamento frio carro eletrico
Pontos de recarga rackeados se tornaram mais uma dor de cabeça para quem tem carro elétrico (Foto: Tesla | Divulgação)
Por Fernando Calmon
Publicado em 10/03/2025 às 19h00

Segundo o site americano Automotive News (AN), relatório recém-divulgado da empresa Upstream, especializada em segurança cibernética automobilística e mobilidade inteligente, ataques à infraestrutura de carregamento de veículos elétricos aumentaram 39% em 2024 frente a 2023. “Quase três quartos dos ataques às estações de recarga identificados pela Upstream envolveram interrupções de serviço ou negócios. Na maioria dos casos, os hackers conseguiram afetar a funcionalidade dos carregadores”, informou o AN. Embora se trate de um caso de polícia nos EUA, traz alguma preocupação.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Mais estressado talvez esteja Elon Musk. Ele já enfrenta forte queda de vendas da Tesla pelo aumento da concorrência na China, EUA e Europa, além de atraso nos lançamentos. O maior fabricante mundial de carros elétricos sofre agora com discussões e até brigas entre motoristas na sua rede própria de mais de 30.000 pontos de recargas rápidas, depois que o governo americano obrigou que as estações ficassem disponíveis para modelos de qualquer marca.

A fim de contornar esse problema a empresa vai criar um aplicativo para organizar uma “fila” virtual de acesso aos carregadores. Pode resolver, entretanto para quem já encara outras filas ou não gosta delas, uma a mais — e virtual — certamente desanima.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário