Você sabe por que os pneus são pretos? Por um composto

O componente utilizado para dar reforço para a borracha natural dá origem à cor tradicional dos pneumáticos; coloração pode variar

pneu aro traseira portal - pneus são pretos
O motivo dos pneus serem pretos é simples e objetivo (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 30/08/2018 às 10h15
Atualizado em 25/01/2023 às 12h28

Os pneus são pretos. Uma verdade inquestionável. Mas a questão é: por que o componente é sempre dessa cor? Se engana se, assim como nós, imaginou que a coloração vinha da borracha.

O responsável pela cor dos componentes é um material chamado negro de fumo. No processo de produção dos pneus, a substância, que parece fuligem, é empregada como reforço para a borracha natural.

VEJA TAMBÉM:

O negro de fumo é fabricado industrialmente há quase 150 anos. Inicialmente, seu uso como pigmento auxiliou o segmento de tintas. Logo depois, o material ficou responsável pelo preto dos pneus. Atualmente a substância é um dos principais ingredientes empregados na fabricação de um pneumático.

Os pneus são pretos, mas não têm a mesma tonalidade. Isso porque existem, hoje, de acordo com a Continental, fabricante do componente, mais de uma dezena de tipos diferentes de negro de fumo.

pessoa limpando pneu do carro pretinho shutterstock 529735651 - pneus são pretos
O responsável é um dos componentes do pneu (Foto: Shutterstock)

A quantidade e os tipos de negro de fumo utilizados em cada pneu são segredo industrial. O gerente de assistência técnica da Continental Pneus, Rafael Astolfi, explica que:

“O emprego do negro de fumo é um fator decisivo não só para a durabilidade do pneu, como para a sua aderência ao piso, a sua resistência ao rolamento e também a temperaturas elevadas. Ele responde, em média, por mais de 20% do peso e é a combinação entre os diversos tipos de negro de fumo que definirá a performance final do produto”.

Os pneus são pretos, mas poderiam ser coloridos

Por meio do emprego de pigmentos e sílica, é possível obter pneu coloridos, como os que equipam as bicicletas infantis. As tentativa da indústria em comercializar esses tipos de pneus para automóveis não foram bem aceitas. Por ser a cor que mais disfarça a sujeira, o preto herdado do negro de fumo não sofreu com a concorrência.

O Boris também tem algo a falar a respeito dos pneus, mas é sobre segurança:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Emilio Cezar Ferrari 31 de agosto de 2018

Na copa de 98 a michelin importou um caminhão e meio de pneus verde amarelos, só 175/70R13, que, devido ao estupendo sucesso de encalhe, tivemos q usar em nossos carros de trabalho. Eu ganhei um jogo para meu carro pessoal, está jogado no fundo da garagem até hj. Novinho….ou velhinho?

Avatar
Deixe um comentário