Você sabe por que os pneus são pretos?

Componente utilizado para dar reforço para a borracha natural dá origem à cor tradicional dos pneumáticos; coloração pode variar

Por AutoPapo30/08/18 às 10h15

Os pneus são pretos. Uma verdade inquestionável. Mas a questão é: por que o componente é sempre dessa cor? Se engana se, assim como nós, imaginou que a coloração vinha da borracha.

O responsável pela cor dos componentes é um material chamado negro de fumo. No processo de produção dos pneus, a substância, que parece fuligem, é empregada como reforço para a borracha natural.

O negro de fumo é fabricado industrialmente há quase 150 anos. Inicialmente, seu uso como pigmento auxiliou o segmento de tintas. Logo depois, o material ficou responsável pelo preto dos pneus. Atualmente a substância é um dos principais ingredientes empregados na fabricação de um pneumático.

Os pneus são pretos, mas não têm a mesma tonalidade. Isso porque existem, hoje, de acordo com a Continental, fabricante do componente, mais de uma dezena de tipos diferentes de negro de fumo.

Os pneus são pretos, ninguém tem dúvidas. O que poucos sabem é que a coloração do componente vem de uma de suas matérias-primas, o negro fumo.
Foto Continental | Divulgação

A quantidade e os tipos de negro de fumo utilizados em cada pneu são segredo industrial. “O emprego do negro de fumo é um fator decisivo não só para a durabilidade do pneu, como para a sua aderência ao piso, a sua resistência ao rolamento e também a temperaturas elevadas. Ele responde, em média, por mais de 20% do peso e é a combinação entre os diversos tipos de negro de fumo que definirá a performance final do produto”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.

Os pneus são pretos, mas poderiam ser coloridos

Por meio do emprego de pigmentos e sílica, é possível obter pneu coloridos, como os que equipam as bicicletas infantis. As tentativa da indústria em comercializar esses tipos de pneus para automóveis não foram bem aceitas. Por ser a cor que mais disfarça a sujeira, o preto herdado do negro de fumo não sofreu com a concorrência.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Emilio Cezar Ferrari 31 de agosto de 2018

    Na copa de 98 a michelin importou um caminhão e meio de pneus verde amarelos, só 175/70R13, que, devido ao estupendo sucesso de encalhe, tivemos q usar em nossos carros de trabalho. Eu ganhei um jogo para meu carro pessoal, está jogado no fundo da garagem até hj. Novinho….ou velhinho?

Deixe um comentário