Por que a Vemaguet, carro brasileiro, tem as quatro argolas da Audi?

A resposta para essa pergunta conta a história de alguns dos primeiros automóveis fabricados no Brasil e sua relação com as alemães

dkw vemaguet 1960
Por Boris Feldman
Publicado em 07/06/2019 às 16h55
Atualizado em 07/06/2019 às 17h18

A Vemaguet foi produzida pela Vemag SA, uma empresa brasileira que comprou da DKW na Alemanha os direitos para produzir seus modelos no Brasil. Começou em 1957 com a perua Vemaguet (foi o primeiro automóvel produzido aqui, sem contar a Romi-Isetta, lançada em 1956, meio carro, meio moto) e tinha motor 2 tempos de três cilindros, 1.0 litro de cilindrada e tração dianteira.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google
dkw vemaguet 19601
Vemag Vemaget de 1960

Além da Vemaguet, vieram depois outros DKW’s: o sedã Belcar, o jipe Candango e o luxuoso cupê Fissore. Sua mecânica foi aproveitada para um carro esportivo com carroceria de fiberglass, o GT Malzoni que depois virou Puma DKW. (E mais tarde, o Puma VW).

A DKW era uma das quatro marcas que se reuniram na Alemanha em 1932 numa única empresa, a Auto Union: DKW, Audi, Horch e Wanderer. A Horch produzia carros ainda mais luxuosos que a Mercedes, a Wanderer se especializou em esportivos e a DKW em carros baratos e populares.

Elas continuaram produzindo independentemente até a Segunda Guerra Mundial, mas adotaram o logotipo das quatro argolas, cada uma simbolizando uma delas. Mais tarde, outra alemã que aderiu à empresa foi a NSU.

auto union audi dkw horch wanderer A resposta para essa pergunta conta a história de alguns dos primeiros automóveis fabricados no Brasil, como a Vemaguet, e sua relação com as alemães.
Loja da Auto Union (Audi | Divulgação)

Depois da guerra, sobreviveram apenas a DKW e a Audi. Os motores tricilíndricos de dois tempos lubrificados por mistura de óleo à gasolina eram fumacentos, poluíam e se tornaram inadequados para os novos tempos. Foi descontinuada, então, sua produção e a empresa se dedicou à marca Audi que se tornou, assim, a última herdeira do logotipo das argolas.

gt malzoni com logo da audi reproducao do flickr A resposta para essa pergunta conta a história de alguns dos primeiros automóveis fabricados no Brasil, como a Vemaguet, e sua relação com as alemães.
Vemag GT Malzoni (Reprodução do Flickr)

Como a marca DKW era uma das quatro, os carros da Vemag no Brasil exibiam a marca DKW-Vemag e o logotipo da Auto Union. Em 1965, a Volkswagen comprou a Audi na Alemanha. Em 1967, sua subsidiária no Brasil adquiriu a Vemag e encerrou a produção da linha DKW, que teve mais de 100 mil unidades produzidas desde 1957.

Fotos, a não ser quando indicado Reprodução da internet

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
odair 5 de fevereiro de 2020

a formula um vai usar motor dois tempos

Avatar
Daniel Arlindo da Silva 8 de junho de 2019

Esse carrp e bom e chaparia esselente notor economicoo que e bom eles param de fabricar.

Avatar
RICARDO GUEDES 8 de junho de 2019

Resta acrescentar a matéria que a DKW já tinha o projeto pronto de um motor 4 tempos refrigerado a água, quando a vê comprou a empresa utilizou por muito tempo esse motor que é o AP e que tanto sucesso fez, razão das 4 argolas no bloco, os DKW há eram melhores que os fuscas e com o motor AP a história seria outra, aliás o AP foi desenvolvido pela DKW em parceria com a Mercedes.

Avatar
Hildebrando 17 de outubro de 2019

Correto , Foi a partir dai que surgiu o Zé do caixão “vw 1600” , a variant, TL e o passat como vc citou com motor AP.Tenho paixão por DKW.

Avatar
Deixe um comentário