Peugeot 2008 GT: SUV francês veio para apagar o passado de vez

Novo Peugeot 2008 chega totalmente renovado na linha 2025, com carroceria igual à da versão elétrica e muito conteúdo e estilo

PEUGEOT 2008 GT 2025 CINZA FRENTE LATERAL TRASEIRA INTERIOR PAINEL6
Novo 2008 chega com visual impactante e estreia a nova logo da Peugeot no Brasil (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 12/08/2024 às 10h03
Atualizado em 21/10/2024 às 15h39

A Peugeot demorou, mas finalmente trouxe a nova geração do 2008 para o mercado brasileiro e latino. Feito na Argentina, o SUV igualou a carroceria com a versão elétrica importada da Europa. E fomos até o litoral alagoano para conferir como anda a versão topo de linha utilitário-esportivo do leão.

Testamos o 2008 GT 2025, opção mais sofisticada da linha, com preço sugerido de R$ 149.990. Não é um SUV barato, mas justifica seu preço pelo pacote farto de conteúdos.

VEJA TAMBÉM:

Ele é equipado com quadro de instrumentos i-Cockpit 3D, chave presencial, multimídia flutuante de 10 polegadas (com câmera 360 graus e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay). Ele ainda conta climatização digital, carregamento por indução, bancos revestidos em couro, teto solar panorâmico, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags e assistentes de condução.

Ou seja, um pacote muito farto para fazer o 2008 se destacar no meio de concorrentes bem estabelecidos no mercado. Mas só isso não basta.  O visual do 2008 impressiona, trata-se de carro muito bonito, o que o faz destoar de boa parte de seus rivais. Mas ele vai além.

PEUGEOT 2008 GT 2025 CINZA FRENTE LATERAL TRASEIRA INTERIOR PAINEL2
A assinatura em LED com três lâminas também será incorporada no 208

Construído sobre a plataforma CMP, a mesma utilizada no novo 208 e também nos primos C3, C3 Aircross e no futuro Basalt, o 2008 impressiona pelo comportamento dinâmico.

Já tínhamos guiado esse carro em sua versão elétrica algumas vezes, inclusive fomos até a Espanha para testar a versão atualizada. A primeira impressão é a ausência das baterias. O assoalho parece ser um pouco mais profundo, mas não é só isso.

PEUGEOT 2008 GT 2025 CINZA FRENTE LATERAL TRASEIRA INTERIOR PAINEL5
Teto solar panorâmico e boa qualidade do acabamento são alguns dos argumentos de venda do 2008 GT

As células reduzem significativamente o centro de gravidade do carro. Então havia uma certa desconfiança se ele ficaria menos estável nas curvas. Que nada, o 2008 é extremamente firme, seja no asfalto ou no calçamento.

E mesmo quando se força o carro, a eletrônica entra em ação e devolve o controle direcional para o motorista. E olha que estamos falando de um carro com suspensão independente (McPherson) apenas no eixo dianteiro. As rodas traseiras são montadas em um convencional eixo de torção, como na maioria de seus rivais (com exceção do Renegade).

Motor do 2008 GT 2025

O Peugeot 2008 será oferecido apenas com motor Turbo 200 1.0 de 130 cv, combinado com transmissão automática do tipo CVT, com emulação de sete marchas. Trata-se do mesmo conjunto utilizado no 208 Turbo, assim como C3 Aircross, Strada, Pulse e Fastback.

Na apresentação, muito se questionou sobre a ausência do motor 1.3 de 185 cv, que daria mais esportividade ao SUV. Mas a troca do motor encareceria substancialmente o SUV, assim como demandaria a instalação da transmissão de seis marchas para suportar o maior torque do motor.

PEUGEOT 2008 GT 2025 CINZA FRENTE LATERAL TRASEIRA INTERIOR PAINEL3
Freios a disco nas quatro rodas é algo difícil de ver na maioria dos SUVs compactos

Mas fato é que o 1.0 turbo entrega bom comportamento para o 2008. O carro acelera rápido e tem boas retomadas graças ao bom casamento com a caixa CVT. E na hora de frear, o leão morde com força as quatro pinças de freio, uma vez que conta com disco nas quatro rodas.

Assim, no frigir dos ovos, o 2008 chega com padrão dos melhores SUVs compactos fabricados na Europa. Era tudo que a Peugeot deveria ter feito há 25 anos, quando se aventurou a fabricar o 206.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gabriel 26 de setembro de 2024

Com o motor 1.0 turbo e a caixa cvt, vai competir com carros de segmentos inferiores. Não vão colocar o 1.3 turbo por causa dos fiats e jeeps. Se esse carro viesse com o motor 1.3 turbo, o pulse abarth não venderia mais, e o renegade perderia vendas.

Avatar
Deixe um comentário