Projeto quer ajudar a achar vagas de estacionamento

Tecnologia da Inrix usa sensores de estacionamento para mapear quarteirões e facilita a vida dos motoristas nas grandes metrópoles

inrix achar vagas de estacionamento
Por AutoPapo
Publicado em 25/12/2017 às 15h53
Atualizado em 03/10/2019 às 11h58

A empresa americana de pesquisas em tráfego e mobilidade Inrix tem um novo projeto para ajudar a encontrar vagas de estacionamento. A tecnologia utiliza informações de sensores de estacionamento de diversos automóveis para mapear a concentração de veículos nas vagas de cada quarteirão.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google
inrix projetio ajuda achar vagas de estacionamento ilustração
(INRIX/Reprodução)

A proposta envolve a coleta de informação simultânea de veículos transitando pelas ruas, utilizando dados dos sensores ultrassônicos (USS), que conhecemos como sensores de estacionamento. Os dados são assimilados em nuvem, e transmitidos em tempo real para ajudar motoristas a encontrar vagas de estacionamento disponíveis.

Segundo a empresa, a tecnologia não será aplicada sozinha, mas em conjunto com recursos que a empresa já desenvolveu como parte do serviço Inrix Parking. A companhia já possui serviços de previsão que calculam as chances de haver vagas disponíveis em determinado quarteirão. Segundo a própria, já há informações em sua base de dados para diferenciar vagas legítimas daquelas reservadas, como carga e descarga, pessoas com deficiência, e outros.

Os produtos já desenvolvidos pela empresa já ajudam a encontrar vagas de acordo com a probabilidade baseada em cada quarteirão, comparar preços de estacionamentos na região e até mesmo pagar pelas vagas oferecidas por estabelecimentos.

Apesar disso, a empresa afirma que a nova tecnologia tem potencial para ser aplicada de muitas outras formas, considerando-a como parte da “internet das coisas”. Ainda segundo a Inrix, veículos podem gerar mais que 25 GB de dados por hora, que podem ser utilizados na otimização do uso do espaço urbano e na solução dos problemas de mobilidade em grandes cidades.

Como esclarece a empresa em seu website, motoristas gastam mais que 17 horas por ano procurando por vagas, desperdiçando combustível e aumentando a emissão de poluentes: 30% dos congestionamentos, avalia a entidade, são causados por motoristas rodando em quarteirões em busca de vagas de estacionamento. “O problema não é a falta de vagas, mas a falta de informação sobre onde estão as vagas disponíveis”, conclui a publicação.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário