Combustível do Futuro: Lula lança projeto que traz mudanças à gasolina
O projeto do Governo Federal sugere mudanças na gasolina, óleo diesel no querosene de aviação, com intuito de reduzir as emissões
O projeto do Governo Federal sugere mudanças na gasolina, óleo diesel no querosene de aviação, com intuito de reduzir as emissões
O Governo Federal iniciou o projeto chamado Combustível do Futuro, encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Câmara dos Deputados. Dentre as medidas, está incluso o aumento do percentual de etanol na gasolina de 27,5 para 30%.
Na proposta também inclui um aumento na adição de biodiesel no óleo diesel em 1% a cada ano. Atualmente essa mistura é de 12%. Também haverá um marco regulatório para os combustíveis sintéticos, que já são uma tendência para a substituição da gasolina em outros países.
VEJA TAMBÉM:
O combustível de aviação também entra no projeto Combustível do Futuro. O Governo criará o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), que visa reduzir as emissões de poluentes dos operadores aéreos.
A ideia do Governo é de aumentar o percentual do SAF, combustível sustentável para aeronaves, no querosene de aviação. Essa medida é inspirada em uma adotada nos EUA.
Voltando aos carros, o aumento do percentual de etanol na gasolina gera preocupação em donos de carros que não são flex. Até 2006, o governo exigia até 20% do combustível vegetal, nesse ano subiu para 23%.
Como o projeto do Combustível do Futuro foi enviado para a Câmara, ele poderá ser alterado até ser publicado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
etanol é mais perigosa de veneno que quebram motores e cosumos improprios(humanos de moradores das ruas,ativistas bikes e estudantes)
O excesso de biodiesel causa problemas nos motores a diesel, enquanto que o excesso de etanol na gasolina também é um problema para os motores que não são flex.
Os critérios técnicos precisam e devem ser respeitados.
Decisões apenas políticas, baseada em discursos bonitos, costumam gerar prejuízos a muitos cidadãos anônimos.
Mas ainda tem uma coisa que o Brasil deve melhorar… a fiscalização dos postos de combustíveis nos quesitos:
– adulteração;
– bomba baixa.
Para isso devia ter penas altas para os infratores, como por exemplo prisão de 10 anos para o dono do posto, 5 anos para o gerente do posto e de 1 ano para os frentistas, tudo sem fiança.
O Brasil é um País sem futuroo… O Brasil é um País sem futurooo… O Brasil é um País… em toda e qualquer situação, eu quero tudo pra cimaaaaaaaa….pra cimaaa…..