Combustível do Futuro: Lula lança projeto que traz mudanças à gasolina

O projeto do Governo Federal sugere mudanças na gasolina, óleo diesel no querosene de aviação, com intuito de reduzir as emissões

Preço médio da gasolina no Brasil, de R$ 6,46, está abaixo da média no mundo
A proposta aumenta a quantidade de etanol para 30% (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 14/09/2023 às 15h31

O Governo Federal iniciou o projeto chamado Combustível do Futuro, encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Câmara dos Deputados. Dentre as medidas, está incluso o aumento do percentual de etanol na gasolina de 27,5 para 30%.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Na proposta também inclui um aumento na adição de biodiesel no óleo diesel em 1% a cada ano. Atualmente essa mistura é de 12%. Também haverá um marco regulatório para os combustíveis sintéticos, que já são uma tendência para a substituição da gasolina em outros países.

VEJA TAMBÉM:

O combustível de aviação também entra no projeto Combustível do Futuro. O Governo criará o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), que visa reduzir as emissões de poluentes dos operadores aéreos.

A ideia do Governo é de aumentar o percentual do SAF, combustível sustentável para aeronaves, no querosene de aviação. Essa medida é inspirada em uma adotada nos EUA.

Voltando aos carros, o aumento do percentual de etanol na gasolina gera preocupação em donos de carros que não são flex. Até 2006, o governo exigia até 20% do combustível vegetal, nesse ano subiu para 23%.

Como o projeto do Combustível do Futuro foi enviado para a Câmara, ele poderá ser alterado até ser publicado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
marco aurelio cunha 17 de setembro de 2023

etanol é mais perigosa de veneno que quebram motores e cosumos improprios(humanos de moradores das ruas,ativistas bikes e estudantes)

Avatar
Santiago 16 de setembro de 2023

O excesso de biodiesel causa problemas nos motores a diesel, enquanto que o excesso de etanol na gasolina também é um problema para os motores que não são flex.
Os critérios técnicos precisam e devem ser respeitados.
Decisões apenas políticas, baseada em discursos bonitos, costumam gerar prejuízos a muitos cidadãos anônimos.

Avatar
Rodolfo 15 de setembro de 2023

Mas ainda tem uma coisa que o Brasil deve melhorar… a fiscalização dos postos de combustíveis nos quesitos:
– adulteração;
– bomba baixa.
Para isso devia ter penas altas para os infratores, como por exemplo prisão de 10 anos para o dono do posto, 5 anos para o gerente do posto e de 1 ano para os frentistas, tudo sem fiança.

Avatar
Andre Rocha 14 de setembro de 2023

O Brasil é um País sem futuroo… O Brasil é um País sem futurooo… O Brasil é um País… em toda e qualquer situação, eu quero tudo pra cimaaaaaaaa….pra cimaaa…..

Avatar
Deixe um comentário