Protótipo da Nissan ressalta riscos da desidratação para motoristas

Tecido inteligente reage ao suor e muda de cor para sinalizar que está na hora de beber água

Por AutoPapo04/10/17 às 07h04

A Nissan desenvolveu um protótipo capaz de detectar e avisar ao motorista que ele está desidratado. O Soak é um tecido inteligente que recobre assentos e volante e reage ao suor do ocupante. A tecnologia chama a atenção para os perigos que a desidratação apresenta para condutores, pois tem efeitos semelhantes ao consumo de álcool.

Nissan Soak desidratação
(Nissan/Divulgação)

Quando não está em uso, o Soak se parece com um revestimento comum, com detalhes azuis. Se o tecido detectar que o motorista está desidratado, ele se torna amarelo e serve como um sinal de atenção. O tecido reage de acordo com a proporção de sal no suor do motorista. Quando a quantidade da substância se torna excessiva muda de cor

O estudo que levou ao desenvolvimento do protótipo foi feito pelo Instituto Europeu de Hidratação (European Hydration Institute) e a Universidade Loughborough, no Reino Unido. Os pesquisadores descobriram que um condutor desidratado comete o dobro de erros ao volante em comparação a uma pessoa hidratada.

Beba água

A pesquisa determinou ainda que o consumo de um gole de água – ou 0,25 ml – por hora é pouco. Consumindo apenas essa quantidade do líquido, motoristas se comportam de forma semelhante a quem tem um nível de álcool no sangue de 0,08%. Este é o limite legal no Reino Unido.

Entre os erros que ambos estão propensos a cometer estão: atraso ao frear, perambulação dentro da faixa de trânsito e invasão de faixa. O estudo também afirma que aproximadamente um terço dos motoristas é incapaz de detectar os sintomas da desidratação, que incluem fadiga, tontura, dor de cabeça, sensação de boca seca e tempos de reação mais longos.

O tecido foi desenvolvido em parceria com o estúdio de design holandês Droog para ser instalado em um modelo Juke de teste. A Nissan afirma que não tem planos de levar a tecnologia para a linha de produção. Confira o vídeo de divulgação da montadora:

Veja mais: Jaguar Land Rover desenvolve volante futurista

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário