Qual é a medida certa: acelerar antes de ligar ou de desligar o motor?

Nenhuma dessas duas alternativas está correta: motor não se acelera quando liga e, muito menos, quando desliga!

Ligar o carro
chave na ignição (Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/11/2020 às 18h00

Muitos motoristas discutem, sabe, nessas rodinhas de gente que fala sobre automóvel? Alguns dizem que toda vez que se liga o motor tem que acelerar, dar uma acelerada. Já os outros dizem: não, está errado, acelera é quando vai desligar. Antes de desligar, dá um acelerada e desliga. Qual deles está certo?

Ninguém está certo, não tem que acelerar nada! Nem quando liga e nem quando desliga. Porque quando você liga o motor é a hora mais crítica, de maior atrito entre as partes móveis, porque o óleo ainda não chegou para lubrificar todo o motor. Ele ficou parado a noite inteira, horas, durante o dia. Então, o atrito é enorme.

VEJA TAMBÉM:

Então, liga, deixa em marcha lenta, pelo menos, vinte  a trinta segundos até a lubrificação chegar em  todas as partes móveis.

Também quando você  desliga, nada de dar uma acelerada antes  de desligar. Porque você acelera, enche de combustível o motor, e você desliga… E aquele  combustível que ficou lá dentro? Aquela mistura de gasolina ou de etanol, ela não vai queimar, vai escorrer pelas paredes dos cilindros e vai  chegar lá no óleo no cárter, o que é extremamente  prejudicial.

Então, motor não se acelera nem quando liga e muito menos quando desliga!

Ligar o carro
Falha na partida

Foto: Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
MARCUS HENRRIQUE FERNANDES RAMOS 18 de novembro de 2020

Mas quem é que já ouviu falar disso? Coisa de burro!

Avatar
Deixe um comentário