Qual é a medida certa: acelerar antes de ligar ou de desligar o motor?
Nenhuma dessas duas alternativas está correta: motor não se acelera quando liga e, muito menos, quando desliga!
Nenhuma dessas duas alternativas está correta: motor não se acelera quando liga e, muito menos, quando desliga!
Muitos motoristas discutem, sabe, nessas rodinhas de gente que fala sobre automóvel? Alguns dizem que toda vez que se liga o motor tem que acelerar, dar uma acelerada. Já os outros dizem: não, está errado, acelera é quando vai desligar. Antes de desligar, dá um acelerada e desliga. Qual deles está certo?
Ninguém está certo, não tem que acelerar nada! Nem quando liga e nem quando desliga. Porque quando você liga o motor é a hora mais crítica, de maior atrito entre as partes móveis, porque o óleo ainda não chegou para lubrificar todo o motor. Ele ficou parado a noite inteira, horas, durante o dia. Então, o atrito é enorme.
VEJA TAMBÉM:
Então, liga, deixa em marcha lenta, pelo menos, vinte a trinta segundos até a lubrificação chegar em todas as partes móveis.
Também quando você desliga, nada de dar uma acelerada antes de desligar. Porque você acelera, enche de combustível o motor, e você desliga… E aquele combustível que ficou lá dentro? Aquela mistura de gasolina ou de etanol, ela não vai queimar, vai escorrer pelas paredes dos cilindros e vai chegar lá no óleo no cárter, o que é extremamente prejudicial.
Então, motor não se acelera nem quando liga e muito menos quando desliga!
Foto: Shutterstock
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Mas quem é que já ouviu falar disso? Coisa de burro!