Polícia do Paraná compra 35 Ram 3500 em versão topo de linha

O governo do estado justificou a escolha alegando que ela será usada no patrulhamento de fronteira, para combater contrabandistas

Viaturas ram 3500 limited longhorn 2024 polícia militar paraná pmpr fronteira lateral
Toda as unidades foram modificadas (Fotos: PMPR | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 24/09/2025 às 15h00

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) anunciou a compra de 35 Ram 3500 Limited Longhorn modelo 2024. A corporação justificou a compra dessas picapes, com preço tabelado em R$ 549.990, no uso focado em patrulhamento das regiões de fronteira.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

As caminhonetes possuem blindagem nível III-A, resistente a tiros de submetralhadoras, Colt .45 e Magnum .44. Elas também receberam quebra-mato, guincho e um um compartimento estanque iluminado por LED na caçamba, usado para o transporte de apreensões de drogas, cigarros e agrotóxicos.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a PMPR, a Ram 3500 possui boas capacidades off-road, permite levar grandes cargas e tem bom desempenho. O que não foi explicado foi a escolha pelo modelo Limited Longhorn, o mais luxuoso e caro da picape.

A diferença entre a Longhorn para a Night Edition é trazer cromados na grade e nos para-choques (que forma pintados de preto nas viaturas), faróis full-LED matriciais, forração em couro da grife Natura Plus e acabamento em madeira no painel e no volante.

A Ram 3500 modelo 2024 era equipada com o seis cilindros em linha Cummins ISB 6.7 turbodiesel. Ele rende 377 cv e 117 kgfm, que são passados por uma caixa automática com seis marchas e seletor na coluna de direção. Na linha 2025 ele ficou ainda mais forte, confiável e ganhou câmbio de oito marchas.

Os principais pontos fortes do modelo são suas capacidades: a de carga fica em 1.752 kg, enquanto a de reboque é de 9.021 kg. O tamanho é colossal, mede 6,06 m de comprimento, 2,12 m de largura, e 2,04 m de altura.

Curiosamente, a Ram 3500 não é utilizada pela polícia nos EUA em patrulhas. O modelo é usado apenas para funções como rebocar trailers de cavalos ou com comandos móveis, ou a paisana em regiões rurais. Mas sempre nos modelos de entrada.

O patrulhamento da fronteira entre os EUA e o México costuma usar a F-150 Raptor em especificação de entrada. A região possui estradas de terra desniveladas, onde a suspensão da picape permite rodar em velocidades mais altas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário