[Recall] Direção elétrica do Panamera pode falhar em 70 mil unidades

A Porsche iniciou um processo de recall global do modelo - são 70 mil unidades afetadas no mundo e 250 no Brasil

A Porsche divulgou, nesta semana, o início de um processo de recall global que afeta 74.585 unidades. A razão é a direção elétrica do Panamera, que pode deixar de funcionar, segundo a marca. Os veículos foram fabricados entre 21 de março de 2016 e 6 de dezembro de 2018. Entre eles, 256 estão no Brasil.

A causa do defeito é o software que gerencia a direção elétrica do Panamera. Caso o componente venha a falhar, o motorista terá dificuldades para controlar o volante. Segundo comunicado, o sistema pode deixar de funcionar repentinamente e apenas por determinado período.

Embora o motorista possa continuar esterçando o volante sem a assistência elétrica, ele terá que fazer um esforço maior. Assim, o defeito é potencialmente perigoso, especialmente se se manifestar quando o veículo estiver em velocidades mais altas.

O conserto consiste na reinstalação do programa de controle da direção elétrica do Panamera, que inclui a atualização do registro de dados. O serviço deve ser feito em uma das concessionárias oficiais da marca, e tem duração estimada em 1 hora.

A Porsche também informa que entrará em contato com os proprietários de unidades afetadas para comunicar o problema. No Brasil, a marca tem concessionárias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto e Belo Horizonte.

Há poucos dias, além da direção elétrica do Panamera, a Porsche anunciou outro problema com o modelo. As configurações híbridas Panemra 4 E-Hybrid e Turbo S E-Hybrid podem perder a capacidade de frenagem. Segundo reportou o Carbuzz, os componentes do sistema podem eferrujar com o tempo.

Essa outra campanha será iniciada no dia 27 de janeiro, e ainda não está claro se envolverá o E-Hybrid vendido no Brasil. O cupê foi lançado em 2009, com o diferencial de ter quatro portas, ao contrário dos tradicionais esportivos de duas portas da marca alemã, controlada pelo Grupo Volkswagen.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do universo automobilístico

Dê sua opinião:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por

Portal para quem gosta de carro e para quem não gosta, mas precisa dele no dia a dia.

Últimas Notícias

Carros com nomes de lugares brasileiros: 13 modelos que celebram o país

Patriotismo ou estratégia de marketing? Seja qual for o motivo, o caso é que esses veículos homenageiam a geografia do…

5 de abril de 2020

Oficinas mecânicas x coronavírus: como sobreviver na pandemia

Boris e mais três especialistas em automóveis participaram de um bate-papo superinformativo no podcast "Um DESAFIO mão na roda"

4 de abril de 2020

Flex? Suas contas podem estar erradas

Motorista pode estar errando as contas (por dois motivos) e gastando no posto mais do que o necessário ao abastecer o…

4 de abril de 2020

Boris Responde #5: Podium em carro turbo, elétricos no Brasil e mais

Neste "Boris Responde", Boris Feldman tira dúvidas sobre qual gasolina usar, limpeza de bico injetor e lâmpadas paralelas, entre outras

3 de abril de 2020

Roubo e furto de veículos não caem, apesar da quarentena

Ocorrências envolvendo carros, picapes e SUVs cresceram 14,5% no Brasil nas duas últimas semanas; em São Paulo, aumento chega a…

3 de abril de 2020

Os carros mais vendidos do Brasil em março de 2020

No mês com o pior desempenho dos últimos 14 anos, ranking não sofreu grandes alterações; Fiat Argo foi destaque por…

3 de abril de 2020