[Recall] HB20 e HB20S 2016 a 2018 têm problema nos freios
A Hyundai recomenda que os veículos não sejam utilizados enquanto não forem reparados
A Hyundai recomenda que os veículos não sejam utilizados enquanto não forem reparados
A Hyundai do Brasil está convocando para recall os modelos HB20 e HB20S, com fabricação entre 2016 e 2018. As unidades em questão podem apresentar mau funcionamento no sistema de freios.
Segundo a montadora, o defeito pode levar ao surgimento de um ruído, como um assovio, na região do motor; oscilações da marcha lenta (ponto morto); e endurecimento do pedal de freio. Assim, o motorista pode ter dificuldades para frear o veículo, necessitando aplicar força maior ao pedal, e consequentemente aumentando o tempo e a distância necessários para imobilizar o veículo.
Ocupantes e terceiros podem, dessa forma, ser colocados em risco. A Hyundai reforça, entretanto, que os freio não deixarão de funcionar, apesar de seu acionamento se tornar mais difícil. A fabricante recomenda que o automóvel não seja utilizado enquanto não for reparado.
O que causa a falha é o ressecamento da válvula de controle de vácuo do servo freio, que se encontra próxima ao conversor catalítico e, portanto, é exposta a temperaturas elevadas. O reparo envolve a inspeção da peça problemática e sua substituição, se necessário. Caso contrário, será aplicado um isolador térmico ao redor do componente.
Veículos envolvidos:
Como em todo processo de recall, o atendimento é gratuito e não tem data de encerramento. O reparo já está sendo feito e deve ser agendado em uma das concessionárias da Hyundai Motors do Brasil.
Para mais informações, acesse a página de recall da montadora ou ligue 0800 770 3355.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados entre as 9 e 15 horas.
Foto Hyundai | Reprodução
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um HB20 2012 e já levei duas vezes na concessionária para ver o problema no freio que trava e o carro não sai do lugar. Na primeira vez disse que não tinha nada e na segunda, provei que o problema acontece em outros veículos e disseram que substituiu uma peça (me fez pagar) e ainda apresenta. Carro, apesar do ano, é pouco rodado, tem apenas 13.000 km rodado. Tenho pânico de sair e acontecer um problema grave. Não viajo, só saio para lugares perto. O a Hyundai tem a dizer???
Hyundai é esperta vende o carro com problema de freio,se a pessoa reclamar,pedi para levar até a concessionária fica com carro 1 mês para depois dizer que não nenhuma anomalia,comprei carro 2018 zero km o pedal ficou duro ao brecar não dando para parar o veiculo, eles fazem isso para não chamar o carro para recal porque sao muitos carros e causa prejuizo ai fica quem reclamr eles fazem analize.
Comprei um HB20 1.6 automatico zero KM em janeiro de 2019… em outubro, com 23.000 rodados, o carro já apresenta problemas no freio. Tive que trocar pastilhas e disco…a garantia não cobriu o valor… e pensar que comprei um carro novo para não ter problemas de manutenção por um tempo… não comprem esse carro… muito ruim…(lamento dizer) …
ja possui um hb20 2014 e tenho outro 2018,nao posso me queixar do carro quanto ao freio ou outro defeito,porem o consumo dele deixa a desejar para outros carro na mesma categoria,mas se vc se sente prejudicado ,tenta a justiça,se vc tiver razao pode receber uma grana,
Eu peguei um hb20 s 1.0 13/14 com 50mil rodado de um colega não tem nem 30dias que comprei o carro tive um asidente que quase morro devido freio que não presta do hb20, há 11anos de carteira nunca bate carro. Eu espero q há empresa Hyundai entre em contato como vou fazer uma reclamação mais profunda q há emprestas tenha conhecimento do fato p corrigir esse erro de freio que é de fábrica
Nao é so os 1.0 q estao com problema nao, esse defeito existe desde o lançamento do modelo, 2012/2013, e nas duas versões. Entra com processo amigo, ja tiveram varios obitos e acidentes graves e pra evitar processos de indenização na justiça eles lançaram recall só dos veiculos mais novos. Pra vc ver o respeito da marca pela vida do comprador. Leva pra justiça e exige perícia.