Recall inédito: Volkswagen recompra 194 carros para sucatear
Empresa quer tirar unidades problemáticas dos modelos Gol, Up!, Golf, Tiguan, Touareg, CC, Passat, Saveiro, Polo, Parati, Voyage, Fox e CrossFox do mercado
Empresa quer tirar unidades problemáticas dos modelos Gol, Up!, Golf, Tiguan, Touareg, CC, Passat, Saveiro, Polo, Parati, Voyage, Fox e CrossFox do mercado
Na esteira de outro problema da Volkswagen nos EUA e na Europa no final do ano passado, acusada de ter vendido milhares de carros chamados “pré-série”, ou seja, ainda não homologados para venda ao público, sua subsidiária brasileira arregaçou as mangas para verificar se não ocorreu o mesmo no Brasil.
E… “Bingo!”: após uma gigantesca pesquisa em seus arquivos, descobriu que, entre os sete milhões de carros Volkswagen produzidos entre 16 de janeiro de 2008 e 17 de fevereiro de 2017, 194 unidades não possuíam documentação interna completa. Isso significa que algum componente (não identificado) não definitivo foi utilizado na linha de montagem. E inadvertidamente vendidos ao mercado.
As unidades envolvidas no recall são dos modelos Touareg, CC, Passat, Passat Variant, Tiguan, Golf, Up!, Fox, CrossFox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Gol, Parati e Voyage.
A Volkswagen constatou que os veículos foram montados sem registro de liberação e que há risco de falha de funcionamento de componentes e sistemas.
Mas, para que são montados carros que não podem ser comercializados? São utilizados antes de se iniciarem as vendas, para filmes e fotografias publicitárias, treinamento de vendedores e mecânicos, eventos de lançamento e outras atividades internas da fábrica.
Quais itens são provisórios, utilizados só para completar a montagem dos carros carros Volkswagen? Os mais variados: podem ser estéticos: faróis de uma série anterior, borracha de pedal, adesivo de decoração, friso da carroceria ou mesmo uma tinta ligeiramente fora de especificação. Como pode também ser um item mecânico: rolamento, mangueira, cabo, vela do motor, suporte, etc, também utilizado numa série anterior.
Decisão da Volkswagen: recall (anunciado nesta quarta-feira, 30/01) para comprar de volta todas estas unidades pagando ao proprietário valor da Tabela Fipe, para sucateá-los. A fábrica nem cogitou tentar substituir as peças fora de conformidade porque não existe uma documentação capaz de indicar qual componente está fora do padrão em cada carro. Portanto, a operação de verificar (ou desmanchar) cada um teria um custo gigantesco. Mais simples e prático indenizar o dono por um valor justo e “escrapeá-los”.
E se o proprietário se recusar a vendê-lo de volta? A fábrica vai pedir que assine um documento oficializando sua recusa.
As unidades enquadradas neste recall correm risco de acidente ou são ilegais? Diz a Volkswagen que eles são absolutamente corretos, ou não teriam sido montados nem aprovados pelo controle de qualidade. Alguns chegam a ser usados nos lançamentos para a imprensa e concessionários, test-drives dos jornalistas ou incluídos na frota e utilizados normalmente por seus executivos. Mas não são comercializados.
Para mais informações sobre o recall inédito, entre em contato com a Volkswagen pela página da fabricante ou ligue no telefone 0800 019 8866.
MODELO | ANO-MODELO | CHASSIS NÃO SEQUENCIAIS |
---|---|---|
Volkswagen Touareg | 2013 e 2015 | WVGVF67P7DD011212 |
Touareg | 2013 e 2015 | WVGVF67P0DD011214 |
Touareg | 2013 e 2015 | WVGVF67P9FD000280 |
Touareg | 2013 e 2015 | WVGVE67P3FD004165 |
Touareg | 2013 e 2015 | WVGVF67P5FD004388 |
Volkswagen CC | 2013 e 2016 | WVWBC63C7DE519774 |
CC | 2013 e 2016 | WVWBC63C2DE520427 |
CC | 2013 e 2016 | WVWBC63C8DE521226 |
CC | 2013 e 2016 | WVWBD63C2GE508067 |
Volkswagen Passat | 2013 | WVWMG83C7DP009759 |
Passat | 2013 | WVWMG83C0DP010154 |
Passat Variant | 2013 | WVWRG83C6DE019104 |
Volkswagen Tiguan | 2013 e 2015 | WVGSV65N4DW014306 |
Tiguan | 2013 e 2015 | WVGSV65N3DW519611 |
Tiguan | 2013 e 2015 | WVGSV65NXFW016449 |
Volkswagen Golf | 2015, 2016 e 2017 | FW094744 até H4000452 |
Up! | 2014 | ET500039 até ET500077 |
Fox e CrossFox | 2015, 2016, 2017 e 2018 | F4001762 até J4000040 |
Saveiro | 2009, 2015, 2017 e 2018 | 9P082682 até JP100759 |
Volkswagen Polo | 2009, 2010, 2011 e 2014 | 9BWAB49N69P019666 |
Polo | 2009, 2010, 2011 e 2014 | 9BWAB49N79P020017 |
Polo | 2009, 2010, 2011 e 2014 | 9BWAE49N8AP000001 |
Polo | 2009, 2010, 2011 e 2014 | 9BWDB49N0BP000002 |
Polo | 2009, 2010, 2011 e 2014 | 9BWAB49N5EP000004 |
Volkswagen Polo Sedan | 2009 e 2014 | 9BWJB49NX8P038428 |
Polo Sedan | 2009 e 2014 | 9BWJB49N28P038679 |
Polo Sedan | 2009 e 2014 | 9BWDE49N79P000015 |
Polo Sedan | 2009 e 2014 | 9BWDB49N7EP000003 |
Volkswagen Gol | 2010, 2011, 2014 e 2016 | AP012368 até GP185049 |
Parati | 2009 e 2011 | 9BWGB45W69P083389 |
Parati | 2009 e 2011 | 9BWGB05W3BP000001 |
Parati | 2009 e 2011 | 9BWGB05W0BP025342 |
Volkswagen Voyage | 2010 | 9BWDB05U0AT034050 |
Voyage | 2010 | 9BWDA45U5AT035060 |
Voyage | 2010 | 9BWDB45U4AT039887 |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa noite a vcs da Volkswagen do Brasil pessoal eu tenho um voyage 2012 2013 e esse veículo veio a ascender a luz do óleo na serra de Santos deu problema no motor um parafuso do pescador estava solto e deu entrada falsa de ar na bomba de óleo um problema de montagem da fábrica meu carro tá com 85 mil rodado e agora vou ter que gastar com motor o motor é estander o mecânico me mandou o vídeo tenho como provar isto gostaria de uma resposta da volkswagem me mandem no e-mail por favor estarei no aguardo.
Falta de compromisso é responsabilidade com os usuários e donos do veículo .pois c tão comprando deveriam pagar o veículo primeiro . para depois fazer o que quiserem
Como proceder e quais os direitos do consumidor e indenizações na justiça?
Tenho um gol 2015 1.0 está com 51mil km e está apresentado um barulho forte no motor de metal batendo, fui pesquisar na internet para saber o q poderia ser e descobri q o meu carro faz parte dos q possui o motor EA111 muito conhecido por apresentar esse problemas d desgaste das peças do motor por defeitos de fabricação e lubrificação, chamado d problemas”crônicos” pelos mecânicos,o q será que a montadora pod resolver isso? Sei qJá fizeram o recall desses motores, será q existe algun caso q foi resolvido depois de tanto tempo?
Tenho um Voyage 2010/2010, desde que comprei o abaixou óleo, agora tive q fazer o motor do carro, e após o mecânico mexer no motor, ta apresentando varios problemas, ja abril o motor 03 vezes procurando onde está o erro, e não consegue descobri. Ja passou na maquina p saber o defeito e não consta defeito, mas qdo anda no carro, fica apresentando falhas ao acelerar qquerendo parar. O mecânico ja não sabe oque fazer, e eu muito menos. Por favor, alguém me orienta oque fazer neste caso.
A minha Spacefox 2008/2009, além desse problema de infiltração nos pés do motorista a maioria com tempo tem problemas no arrefecimento, já troquei até o modulo e não resolveu , até procurei por RECALL mas até o momento nada! Estou na “gambiarra do Tempra” cebolão universal é como consigo andar com o carro. Problemas de engenharia elétrica entre Bosch e VW!!!
tenho um espcefox 2009/2010, e o mesmo guando choive, o limpador de parabrisa do lado direito, do lado do motorista não limpa numa parte do vidro. Indo à varios vidraceiro ,os mesmos me relataram que varios espcefox apresentam esse mesmo problemas, como corrigir esse problema.
Não conheço mas como é do Grupo, fico me perguntando se a Audi Brasil é tão ruim ou mesmo pior que a Volkswagen Brasil em componentes nacionalizados, fabricação e pós-venda!
Alguém que teve um Audi poderia me responder?
tenho um gol 1.0 ano 2012 modelo 2013 unico dono, apresentou problemas no motor por 3 vezes, esquenta ventuinha funciona quando quer quase nunca ja troquei bomba dagua, bate valvula, tucho, para-choque abriu pela segunda vez. enfim para um carro novo ja tive muito gasto. gostaria de saber se o meu ta na lista.
tenho um gol 1.0 2012 modelo 2013 ja apresentou problemas no motor por trez vezes ventuinha nao funciona ja troquei bomba dagua, problema de valvulas batendo tuch.. enfim para um carro novo esta com muito defeito fora que o para-choque ja abril por duas vezes.
Meu Fox 2010 modelo 2011 tred
Tenho um Fox trend 2 portas 2010 com problemas sério de motor . Atualmente ele está com 70.000km ok fazer…Geraldo de Oliveira santos
Tenho um gol G6 15/16 está apresentando problema no sensor do ABS,já foi trocado um e continua apresentando o mesmo problema…
Tenho gol G5 2008
comprei um 2015 2015 com dois anos de uso ele estragou a bomba de água e basta deixar ele ligado na lenta a temperatura sobe rapidamente até pensei que ele estava neste recall támbem mas se so 2014 ai não sei ok está acontecendo queria saber sobre ele chassi e 9BWAG4123Gt512440
comprei um 2015 2015 com dois anos de uso ele estragou a bomba de água e basta deixar ele ligado na lenta a temperatura sobe rapidamente até pensei que ele estava neste recall támbem mas se so 2014 ai não sei ok está acontecendo
a tabela tá mal feita, ou mal explicada. o numero de chassi é unico. como ele aparece com dois, ou mais, anos distintos?
Tenho um gol ano 2014 modelo 2015..sera que entra nesse recall?
Tenho um gol 2014 meu carro não está na lista da VW mas perdi totalmente a confiança no carro estou frustrado com a VW. Vou entrar na justiça pra rever essas condições, porque alguns carros estão, e outros nao?
não consigo acessar o site para saber se o meu carro esta lista
para quem pode revender e pegar carro novo ok, mas quem está desempregado ou sem grana, numa recessão que o país atravessa, senta e chora !
Não consigo acessar a lista de carros Volkswagen para recall
Touareg, CC, Passat e Passat Variant são importados. Como estás pré-series chegaram aqui? É muita falta de controle e respeito. Tem mais HISTÓRIA atrás.
Gol, Up!, Golf, Tiguan, Touareg, CC, Passat, Saveiro, Polo, Parati, Voyage, Fox e CrossFox… Ou seja quase todas as linhas atuais. O que salva? Kombi?
Vou vender minha Saveiro 2015 e comprar uma Amarok.
A caçamba da Saveiro que é cabine dupla tá tão pequena que a minha intenção é uma Amarok cabine simples.
Jetta
Boa noite ,tenho G4 2011 o que já gastei com esse carro ,sempre dá um probleminha,caixa de direção menos de km100.000troca nova e mesmo assim tem uns barulhos quando ando estrada de terra , embreagem com menos de km100.000 teve que trocar,tem que ficar limpado anti-chama sempre se não vira uma meleca só,fala que tem que usar óleo 5w 30 bate tucho hidráulico,se eu continuasse com esse óleo já tinha dado b.o no motor ,eu estou usando óleo 15w40 semi-sintetico,agora pelo menos no óleo acertei,fora outras coisas etc ,…o bom mesmo era aquele motor a.p podia sentar o pé e de boa
Montadora vendeu unidades que têm problemas com a documentação para a venda; prática ocorreu com carros ano/modelo 2009 a 2018, os veículos não têm o “registro de liberação”, que é uma “documentação técnica interna de montagem”. Por conta disso, “não é possível assegurar que as 194 unidades em questão atendam aos padrões e regulamentos exigidos, por não possuir a documentação de produção destas 194 unidades, não sabemos quais peças eles possuem e então a empresa decidiu pela recompra. Estes veículos sequer poderiam ser vendidos pois trata-se de veículos” cobaias “.
Pois é, o veículo não poderia ser vendido e foi. Estou na lista destes 194 carros. O pior é que ao invés de substituir o produto, a montadora se baseia na tabela FIPE, e você que juntou seus parcos dinheirinhos para pagar um veículo do qual além da montadora você é o único dono, fez todas as revisões (embora fora de garantia) na concessionária, você possui todos os opcionais que deseja num carro. Seria justo isso? se soubesse do problema, certamente não teria adquirido o veículo. Como se não bastasse, a fábrica que alega desde o primeiro contato por telefone sobre o caso que não há risco de vida, simplesmente lança a informação contrária no documento do veículo.
Como procedeu?
Como procedeu?
Comprei um Voyage 2015/2016, e a concessionária demorou para consertar o freio de estacionamento que apresentou defeito toda vez que eu parava em ladeira, no final da garantia foi trocado todas peças , portanto agora não faz barulho , mas ao freiar tenho que ficar atento pois o carro não freia totalmente.
Tabela Fipe ? Como assim ? Se o erro é da montadora que de um carro novo para cada um. Entrar na justiça.
Certeza, é pegar um bom advogado e usar o artigo 18 do cdc, cláusula 6, parágrafo II.
Você conhece, você confia?
A evento é grave, entretanto percebe-se, como sempre, que há uma grande complacência da mídia automotiva em geral quando o assunto é problemas com os produtos Volkswagem, com certeza por tratar-se de um grande anunciante. Ah, se fosse uma marca francesa ou chinesa, já estariam pedindo o fechamento das fábricas.
Parati de 2011, tanto tempo rodando e agora recolhe, brincadeira