Vistoria do seguro fica mais fácil com auxílio de aplicativos

Por meio de um link, o motorista recebe as diretrizes, tira fotos e o submete à aprovação da seguradora; processo gasta metade do tempo da antiga vistoria

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Por Laurie Andrade
Publicado em 30/01/2019 às 12h38
Atualizado em 31/01/2019 às 11h14

O processo para proteger um carro é conhecido pelos motoristas: os proprietários de veículos procuram uma seguradora, aguardam um profissional fazer a vistoria do automóvel e, se tudo estiver de acordo, recebem em casa a aprovação e um cartão com os números necessários para avisar sobre qualquer sinistro. Agora, com o auxilio de aplicativos, contratar uma seguradora e fazer a vistoria veicular ficou bem mais rápido.

Por meio de plataformas digitais, seguradoras já conseguem auxiliar os próprios proprietários a fazer uma autovistoria. Como isso funciona? O motorista entra em contato com a empresa, recebe um link no celular e, por meio de uma plataforma – que não gasta nem a memória do telefone – fotografa o carro de todos os ângulos necessários.

Os softwares são criados para facilitar a vida das empresas e clientes. A Diretora Operacional da Suhai Seguradora, Eliane Percino, garante: “com a plataforma, o processo de vistoria para aprovação da apólice dura a metade do tempo. Isso sem falar nas outras vantagens, como a comodidade”.

A especialista explica que, com o aplicativo de autovistoria, a instituição consegue proteger carros em qualquer cidade. Antes, em razão da necessidade de um funcionário fazer a vistoria presencial, ficava mais difícil atender localidades fora dos grandes centros urbanos.

Outra vantagem é que o proprietário pode fotografar seu veículo na hora que bem entender, sem a necessidade de ir até um posto de vistoria veicular ou atender o profissional em sua residência em horário comercial.

Durante o ano de 2018, a Suhai implantou o aplicativo “autovistoria”. Atualmente, metade da carteira de clientes já utiliza o software. “Percebo uma aderência cada vez maior à solução de autoserviços. A facilidade tem promovido a aceitação e não existe muita resistência”, explica Eliane Percino.

As instruções do aplicativo de vistoria são bem simples, veja:

São necessárias em torno de oito fotos do veículo, a serem enviadas automaticamente, via internet, para a seguradora. O tempo médio para tirar essas fotos é de aproximadamente cinco minutos. Ao final do processo, o cliente só precisa responder uma pergunta sobre possíveis avarias no veículo. E em até seis horas o pedido é avaliado.

“A plataforma de vistoria não permite fraudes. O motorista não consegue indexar uma foto antiga ou da biblioteca de imagens do celular, por exemplo. Há segurança no processo técnico de análise do aplicativo”, conclui Eliane Percino.

Veraldo Rosa de Lima Júnior é empresário e fez a autovistoria em sua moto, por meio da plataforma.”É mais fácil fazer a vistoria que procurar alguém nas redes sociais. Quando abri o link, o aplicativo pediu ‘foto da frente da moto, foto da traseira’. Utilizo o seguro o seguro há um ano e não enfrentei nenhum problema”, conta o motociclista.

O diretor comercial da Seguradora, Robson Tricarico, afirma que o uso da tecnologia também diminui os custos da empresa, o que influencia no valor final do serviço.

Tecnologia faz com que a vistoria veicular fique mais fácil e ágil. Por meio de um link, motoristas conseguem enviar fotos e sujeitar veículos para análise.
Foto Shutterstock

Apesar de não apresentar desvantagens, o uso de aplicativos para autovistoria não é da preferência de todos os clientes. Por essa razão, as seguradoras continuam oferecendo o processo convencional.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Paraná já adota tecnologia parecida para realizar a vistoria de todos os Centros de Registro de Veículos Automotores. Conheça aqui o aplicativo do órgão.

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7 Comentários
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Silvana Elisa Lima Santiago 1 de setembro de 2020

Fiz minha vistoria ontem pelo aplicativo da Porto Seguro na parte da manhã e até agora não recebi resposta.

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Marcos 20 de fevereiro de 2020

e uma maravilha esses aplicativos quem inventou gahou grana otimo porem quando os safados que qerem se dfar bem descobrir sera uma festa ne sera carro porrado e s arrumar outro botar placa e mandar sera um sucesso de fraudes a vistria previa feito pelos vistoariadors n brasil ja mosntra motores trocads chassi ferrrugem longarinas rachadas carro de sinistro enfim e bom para o vcara que inventou e bom sera quando os safados se deliciarem em dar golkpes

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Marcelo maximo 4 de dezembro de 2019

Isso a globo nao mostra kkk.
Basta uma reportagem esplanando tudo isso que foi dito aqui na reportagem que em 1 mês a seguradora vai a falência !
Primeiro: a vistoria do App nao pede o básico de itens de uma vistoria convencional.
Segundo: fraudar esses Apps é mais facil que entrar em festa com carteirinha de estudade falsa, basta tirar as placas do veiculo batido (PT) e colocar em um mesmo modelo idêntico .( nao estou ensinando , estou apenas mostrando como o app e falho )
Terceiro: as seguradoras nao diminuem os custos do seguro, e pior estao acabando com a fonte de sustento de uma classe profissional.

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marcos 20 de fevereiro de 2020

isso ai meu amigo sera uma festa para safado cm carro ferrad se dar bem ralo em vistorias 20 anos ja vi e recusei muitos carros ruins mais ja vi que eles querem diminurir preço porem iss sera otimo para fraudes como vc disse carro rebaixado mootr trocad rachado blob longarinas e vedd estao querend acabar com vistriadores porem brasil nao e ainda pais de ordem e respeit e de bagunça

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Denilson 27 de agosto de 2019

Com certeza a nova tecnologia deixou a seguradora mais suscetível a ataque dos estelionatários! As placas dos veículos poderão ser trocadas, veículos rebaixados poderão ser sustentados por macacos, os vidros quebrados nunca serão vistos por fotos, com certeza virarão uma espécie de brinde para clientes “desonestos”. Tem ainda os motores com numeração adulteradas porque afinal de contas o cliente não vai saber onde é o numero do motor! Mas enfim isso é um problema da seguradora! Para o cliente honesto o que sobrou foi a precarização dos serviços oferecidos pela seguradora que terceirizou um serviço seu para o novo cliente! Na minha opinião é mais fácil dispensar a vistoria do que oferecer ao segurado o “papel de ridículo”. Logo vão inventar um aplicativo “Passo a passo para o cliente resolver a pane do veiculo” ! Pra quê guincho? Resolva você mesmo> Abraços

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Leandro Consolmagno 12 de fevereiro de 2019

Para nós da AutoVist é um prazer fazer parte desta transformação da Suhai Seguradora e do mercado segurador. Obrigado Suhai por acreditar em nosso trabalho.

AutoVist Inspeção e Analise de Risco.

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Henrique Mazieiro 1 de fevereiro de 2019

Olá Laurie! Parabéns pela matéria. Nossa empresa a Planetun, disponibilizou o aplicativo de auto vistoria no mercado em 2017 e é sem dúvida um sucesso tanto para segurados quanto seguradoras. Agora em fevereiro (12/02) iremos lançar este AppWeb integrado à Inteligência Artificial em um evento nosso no auditório IBM! Acredito que vale conferir. Mais informações no http://www.planetunexperience.com.br

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