[Recall] 100 mil Porsches podem andar sozinhos; há unidades no Brasil
Recall afeta 1.553 veículos vendidos no aqui; apesar da confirmação, marca não disponibilizou os chassis das unidades envolvidas
Recall afeta 1.553 veículos vendidos no aqui; apesar da confirmação, marca não disponibilizou os chassis das unidades envolvidas
A Porsche acaba de convocar 100 mil unidades dos modelos Cayenne e Panamera por problema no câmbio. As transmissões automáticas dos veículos podem não se manter no P (parking), criando risco dos carros se moverem sozinhos.
As unidades do Cayenne envolvidas no chamamento foram produzidas entre 2003 e 2010. As do Panamera, por sua vez, entre 2010 e 2016.
A orgiem do problema, de acordo com a fabricante, é a bucha que prende a alavanca no seletor de marchas à caixa de câmbio. O componente pode se degradar com o tempo, fazendo com que ele solte. No pior dos casos, o seletor pode parecer estar no P sem, de fato, a marcha estar engatada. Esse fato possibilita que os Cayenne e Panamera andem sozinhos.
Segundo a Porsche, embora haja risco de morte para ocupantes e terceiros, nenhuma pessoa ficou ferida por acidentes decorrentes do problema.
Como o plástico usado na bucha não é durável, a marca fará sua substituição. Até que o reparo seja realizado, a Porsche sugere que os proprietários dos Cayenne e Panamera envolvidos usem o freio de estacionamento toda vez que pararem os veículos.
No Brasil, 471 Panamera e 1082 Cayenne são afetadas pelo chamamento. Questionada a Porsche não informou os números dos chassis envolvidos e nem o porquê de não ter anunciado a campanha de recall no país.
O site de notícias americano AutoBlog afirmou que a Porsche começou a ter conhecimento do defeito em 2018.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |