[Recall] Toyota Prius pode pegar fogo

Híbrido apresenta defeito no chicote elétrico que pode levar a um incêndio com risco de morte - mais de cinco mil unidades estão envolvidas

Por AutoPapo12/09/18 às 16h46

A Toyota do Brasil iniciou um processo de recall porque seu modelo híbrido Prius pode pegar fogo. No país, 5.547 unidades do sedã estão envolvidas. O defeito se apresenta no chicote elétrico que, em determinas condições, pode sofrer atrito e iniciar um incêndio.

Com defeito no chicote elétrico, Toyota Prius pode pegar fogo e apresenta com risco de morte - mais de cinco mil unidades do híbrido estão envolvidas.

O recall inclui modelos com fabricação entre 2015 e 2018. O atendimento será iniciado pela marca no dia 1º de outubro, quando os proprietários deverão agendar o atendimento junto à rede de concessionárias autorizadas.

Prius pode pegar fogo – unidades envolvidas

Modelo Data de fabricação Código do chassi Últimos 7 dígitos
Prius 13/10/2015 a 15/05/2018 JTDKB3FU* 3000137 – 3602652

Como explica a Toyota, o chicote elétrico do Prius está conectado à unidade de controle de potência do sistema híbrido. O componente do sistema elétrico pode apresentar atrito contra sua capa protetora, causando desgaste no isolamento elétrico do chicote. Se isso ocorrer, pode ocorrer um curto circuito que leva a um incêndio no compartimento do motor.

Consequentemente, o defeito pode colocar os ocupantes do veículo em risco de danos físicos e materiais, que podem levar à morte, segundo a Toyota. Terceiros também poderão ser colocados em risco.

Para corrigir o problema, a montadora fará uma análise do chicote elétrico no Prius que pode pegar fogo. Em alguns casos, será feito a instalação de uma fita protetora mecânica resistente ao atrito para proteger o componente. Em outras situações, quando a Toyota detectar que o chicote já está exageradamente desgastado, será feita a substituição do componente.

O reparo tem tempo estimado pela marca entre uma hora e meia e seis horas, a depender do que for necessário fazer.

Para mais informações e para a consulta de chassi, acesse a página de recalls da marca ou ligue para a central de atendimento da Toyota no número 0800 703 0206.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário