Renault Captur é aprovado em crash test
SUV foi o segundo modelo a passar pelo teste de impacto lateral e obteve sucesso; Chevrolet Onix, que estreou o teste mais rigoroso, havia fracassado
SUV foi o segundo modelo a passar pelo teste de impacto lateral e obteve sucesso; Chevrolet Onix, que estreou o teste mais rigoroso, havia fracassado
O Latin NCAP colocou a segurança do Renault Captur a prova em seus testes de impacto. O resultado: quatro estrelas, em cinco possíveis, para a proteção dos adultos e três estrelas para a segurança das crianças.
O resultado era muito aguardado, pois o Latin NCAP tornou o padrão de testes de impacto mais rigoroso, passando a adotar também o impacto lateral.
Quem inaugurou a nova fase foi o Chevrolet Onix, veículo mais vendido do Brasil, que fracassou na estreia e não conseguiu nenhuma estrela na proteção para adultos. Já o SUV da Renault, o Captur, de acordo com o secretário geral do Latin NCAP Alejandro Furas:
Mostra o potencial da indústria local para produzir e oferecer veículos mais seguros que ultrapassam os requisitos exigidos pelos governos e com bom desempenho mesmo com protocolos mais rígidos como os de hoje.
Para chegar ao número de estrelas, o Latin NCAP elenca pontos que podem chegar a 34 para adultos e 49 para crianças. O Captur, que tem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), quatro airbags e pré-tensionadores nos cintos de segurança (todos de série) conseguiu 30,27 pontos.
Já na proteção para crianças a pontuação somou 33,68 dos 49 possíveis. Os destaques são as ancoragens ISOFIX, interruptor para desativar o airbag do passageiro e as instruções claras do Sistema de Retenção Infantil.
No impacto frontal a estrutura do Captur foi considerada estável. No impacto lateral os airbags atuaram corretamente para proteger os adultos.
Uma diferença fundamental em relação ao Onix foi que no teste de impacto do Renault Captur as portas não se abriram após o impacto lateral, o que garante a segurança dos passageiros.
O pior desempenho veio no impacto frontal, com proteção “marginal” para a região do tórax do motorista.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |