Renault lança chaleira (?) para comemorar seus 40 anos na Fórmula 1

Sim, você não leu errado

Por AutoPapo10/07/17 às 10h11

A Renault completa 40 anos de envolvimento com a Fórmula 1 neste ano e lança produto mais do que inusitado para comemorar a data. Em homenagem à “tranqueira” que era o seu primeiro bólido na categoria, a marca anunciou as vendas de uma chaleira amarela. Por quê?

Em 1977 a Renault fazia história ao introduzir os motores turbo na F1. No entanto, o RS01 viveu mais nos boxes do que nas pistas, tendo deixado o piloto Jean-Pierre Jabouille na mão em todas as etapas que disputou no seu ano de estreia. Por isso o lendário Ken Tyrrell, dono da antiga equipe que levava seu sobrenome, apelidou o Renault de “Yellow Teapot” (“chaleira amarela”, em tradução literal).

O nome acabou pegando. Donos, engenheiros e mecânicos de outros times também passaram a chamar o RS01 pela alcunha inventada por Tyrrell. Sempre que entrava fumegando nos boxes (fumaça branca, típica de problemas referentes ao motor) o bólido virava motivo de piada. Hoje, com muito espírito esportivo e bom humor, a Renault também entra na brincadeira.

A inspiração para o item vem do design do RS01 e do atual RS17. A chaleira fará parte dos utensílios de cozinha do Atelier Renault, em Paris, a partir de setembro e estará disponível para vendas no local e também no site. A edição é limitada a 40 unidades com preço sugerido de 129 euros (R$ 480, em conversão direta).

Apesar das brincadeiras, os motores turbo levados à Fórmula 1 pela Renault se tornaram regra. Nos anos subsequentes as outras equipes também adotaram o conceito e a categoria viveu um período áureo. A primeira vitória da montadora francesa na categoria veio em 1979, com Jean-Pierre Jabouille, no GP da França. Jabouille guiou um RS10.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário