Restauração de Fusca: VW refaz carro com 560.000 km rodados
A recuperação do Fusca de Kathleen foi o reconhecimento da ligação entre o veículo e sua dona, que utiliza o veículo para apoiar mulheres com câncer
A recuperação do Fusca de Kathleen foi o reconhecimento da ligação entre o veículo e sua dona, que utiliza o veículo para apoiar mulheres com câncer
A Volkswagen divulgou a história da restauração de um Fusca de 1967 que já rodou 560 mil quilômetros. Batizado de “Annie”, o veículo tem 51 anos e sempre pertenceu a Kathleen Brooks, que o usou diariamente para transporte pessoal. A reconstrução do clássico demorou 11 meses e foi feita pela própria fabricante.
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Como reconta a marca, a história de Annie e Kathleen pareceu muito especial. Kathleen trabalha com mulheres enfrentando câncer de mama, e ela própria venceu a doença três vezes. Ela conta que seu carro, além de uma forma de puxar papo com outros fãs do modelo, também foi uma base de apoio.
“Ela e eu somos muito parecidas, porque ela é velha, ela é desbotada, ela é amassada e enferrujada, mas ela continua rodando”, disse Kathleen. Ela também conta que sempre cuidou o máximo possível de seu veículo. Apesar disso, seu tempo de existência exigiu a restauração do Fusca.
Cerca de 60 funcionários da fábrica de Puebla, no México, trabalharam na restauração do Fusca ao longo de 11 meses. Foi necessário substituir quase 40% das peças do carro, e restaurar 357 componentes originais. Até mesmo os adesivos que Kathleen colou nas janelas foram refeitos.
Para reparar a pintura vermelha de Annie, o grupo de funcionários tomou como amostra o tom de dentro do porta-luvas e fez um jateamento abrasivo na carroceria. Alguns componentes foram substituídos por outros de melhor qualidade que os originais.
Assim, a restauração do Fusca contou com discos de freio oriundos dos mais recentes Beetle produzidos em Puebla, e um sistema de som AM/FM/Bluetooth que reproduz a aparência dos rádios originais do modelo.
Também foi feita a completa substituição da fiação, remontagem da transmissão e otimização do sistema de suspensão. O motor foi totalmente desmontado, limpo, modernizado e remontado. Já os bancos receberam costuras com os nomes de “Kathleen” e “Annie”.
De acordo com o gerente do projeto, o engenheiro de mecatrônica Augusto Zamudio, o objetivo não foi fazer um carro de museu. A restauração do Fusca buscou deixá-lo em bom estado para que Kathleen pudesse continuar usando-o em seu dia a dia.
“Quando Annie chegou, nossa equipe logo viu a ligação que Kathleen tinha com seu carro e abraçou esse projeto”, disse o CEO da Volkswagen do México, Steffen Reiche.
Veja mais imagens da restauração do Fusca:
No ano que vem, o lendário modelo da Volkswagen vai sair, definitivamente, de linha. Assim, a restauração do Fusca de Kathleen ganha ainda mais destaque. Ele se encontra em sua terceira geração, chamada de Beetle, que nunca foi vendida no Brasil. O Fusca foi originalmente lançado em 1938.
A primeira geração do “city car” foi o veículo com mais tempo de fabricação da história, com 65 anos de produção. Ele chegou ao Brasil em 1950, sendo a estreia da marca alemã no país. Ele foi vendido por aqui até 1997.
Para celebrar o fim dessa longa história, a Volkswagen está lançado a edição especial Beetle Final Edition, que você vê na foto acima.
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Imagens Volkswagen | Divulgação
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