Retrospectiva: relembre os 10 principais lançamentos de carros de 2020
Nada de ano morno por causa da pandemia: mercado automotivo brasileiro teve várias novidades nos últimos 12 meses
Nada de ano morno por causa da pandemia: mercado automotivo brasileiro teve várias novidades nos últimos 12 meses
Quando pensamos em uma retrospectiva deste ano para o Auto Papo, logo imaginamos que não ia “render”. A pandemia provocada pelo novo coronavírus passou uma falsa impressão de que o mercado brasileiro de carros teve poucos lançamentos em 2020.
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Pois bem, rebobinamos a fita até janeiro e chegamos aos 10 lançamentos de carros mais importantes de 2020: foram mais de 60, entre reestilizações e novas versões, mas consideramos apenas novos produtos de fato, entre inéditos e mudanças de gerações. Confira a retrospectiva automotiva.
Sem saber o que nos aguardava, começamos 2020, como tradicionalmente, com poucos lançamentos de carros. O maior destaque ficou para o Kia Rio. Depois de mais de uma década prometido para o Brasil, o hatch compacto da marca sul-coreana finalmente foi lançado na segunda semana de janeiro.
Importado do México, chegou com preços a partir de R$ 71.490 – mas logo depois entrou em promoção com valores abaixo dos R$ 70 mil – e o mesmo motor 1.6 16V da linha Hyundai HB20, com até 130 cv de potência.
O Brasil estava às vésperas de receber a maior pandemia do mundo moderno, enquanto os lançamentos corriam normalmente. Em outro mês que costuma ter poucas estreias – devido ao período do Carnaval -, a Audi lançou o novo Q3.
A segunda geração do SUV médio da marca alemã ficou maior e mais equipada. Com preços iniciais de R$ 179.990, manteve o motor 1.4 TSI turbo de 150 cv, o mesmo que equipa vários Volkswagen por aqui, como Nivus, T-Cross, Polo e Virtus.
O mês que virou o país de cabeça para baixo ainda manteve um ritmo de lançamentos “normal” na primeira quinzena de 2020, e reservou dois SUVs entre os carros importantes. Uma semana antes de a pandemia impor restrições de convívio social, a Renault apresentou o Duster 2021 totalmente remodelado.
O modelo manteve a robustez, mas com grade e faróis que o deixaram com ares mais arrojados – e menos controversos -, enquanto as lanternas quadradas da traseira remetem ao… Jeep Renegade. O utilitário esportivo foi apresentado em quatro versões, com preços a partir de R$ 71.790, opção de câmbio CVT e sem o 2.0 16V – enquanto o 1.3 turbo não chega, o que está previsto para o primeiro trimestre de 2021.
Na segunda metade foi a vez de a Chevrolet mostrar a nova geração do Tracker. Com tudo já pronto para um evento presencial, a GM acabou sendo a primeira a fazer uma live para o lançamento de um carro em tempos de pandemia.
Em meio a uma tampa do porta-malas que não abriu durante a transmissão ao vivo (o que rendeu muitos memes), o SUV chegou maior, mais espaçoso e com duas opções de motores turbos três-cilindros: 1.0 com 116 cv (do Onix) e 1.2 de 133/132 cv. As cinco versões iniciais a partir de R$ 82 mil depois foram totalmente reposicionadas e mudadas pela GM no fim do ano.
Ainda com lançamentos de carros represados, maio de 2020 teve como grande atração o Nivus. O novo SUV-cupê da Volkswagen só chegaria às revendas de fato meses depois, mas a marca alemã preferiu manter a data de lançamento – claro, em formato virtual – para apresentar o modelo, mesmo que “por alto”.
Além do design bastante atraente e do sub-segmento que pretende criar, o utilitário compacto trouxe apenas em duas versões (de R$ 85.890 e R$ 98.290, que logo sofreram reajustes), sempre com motor 1.0 turbo TSI de até 128 cv e câmbio automático de seis marchas. Uma das bossas é a nova central multimídia VW Play, com tela de 10”.
Com dois meses de atraso, a Fiat mostrou a nova geração da Strada ainda com um evento virtual, mas que possibilitou um pequeno test drive por parte da imprensa. A picape mais vendida do país, enfim, ganhou uma segunda geração, mais moderna, equipada e com novo motor 1.3 Firefly de até 109 cv – porém as versões mais baratas mantiveram o 1.4 Fire.
Além da cabine simples (chamada indevidamente de Plus), estreou a nova cabine dupla com quatro portas e cinco lugares. Os preços começavam em R$ 63.590. A geração antiga se mantém viva em uma versão única Hard Working…
Que mês do desgosto que nada! Agosto de 2020 foi a redenção e ensaiava uma volta à normalidade no setor automotivo. Mesmo ainda com as estreias virtuais, o período reservou dois utilitários esportivos concorrentes com misturas de origens curiosas. Um deles foi o Ford Territory, novo SUV médio da marca norte-americana.
Importado da China com motor 1.5 turbo de 150 cv e duas configurações de acabamento a partir de R$ 166 mil, o Territory chegou para rivalizar com as versões intermediárias e mais caras do Jeep Compass – líder absoluto do segmento.
Dias depois da Ford, foi a vez de uma marca chinesa apresentar um SUV médio fabricado no… Brasil. O Tiggo 8 foi lançado repleto de equipamentos, com promessa de espaço interno generoso e porta-malas gigante a um custo/benefício agressivo – custava R$ 156.900 iniciais.
Feito em Anápolis (GO) e com motor 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgf.m, a expectativa do Grupo Caoa era que o jipão vendesse 300 unidades/mês, mas a empresa recentemente alardeou que teve de aumentar a produção.
Se a pandemia estragou a agenda de alguém em cheio foi a da Peugeot. O principal lançamento da marca francesa nos últimos anos estava programado para abril, mas foi atropelado pela Covid-19. Mas chegou setembro e a montadora pôde revelar oficialmente seu belíssimo 208.
A segunda geração do hatch compacto, importada da Argentina, evoluiu em construção e tecnologia, e chegou inicialmente apenas com câmbio automático, que trabalha com o conhecido motor 1.6 aspirado e preços a partir de R$ 74.990. Um mês depois é que chegaram as opções com câmbio manual e preços iniciais de R$ 65.990.
Outro dos lançamentos de carros que estavam previstos para o primeiro semestre de 2020 e tiveram de esperar a turbulência passar foi o novo Versa. O sedã compacto da Nissan evoluiu em todos os sentidos e foi apresentado em outubro. Mais bonito, melhor construído e com uma carroceria bem mais firme, o modelo chegou do México em quatro versões com preços de R$ 72.990 a R$ 92.990.
O motor é o mesmo do Kicks e da antiga geração (que desde o primeiro trimestres passou a se chamar V-Drive): 1.6 16V com 114 cv e câmbio manual ou opção de transmissão automática do tipo CVT.
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