Retrospectiva 2024: listamos todos os lançamentos do ano
O ano de 2024 recebeu estreias para todos os gostos e bolsos no mercado brasileiro, alguns já estão entre os mais vendidos
O ano de 2024 recebeu estreias para todos os gostos e bolsos no mercado brasileiro, alguns já estão entre os mais vendidos
O ano de 2024 foi bastante positivo para a indústria automotiva brasileira. Ele começou com anúncios de investimentos vindos de todas as montadoras instaladas no país, graças aos incentivos do programa Mover. Ao todo foram 89 lançamentos de janeiro a dezembro.
Contamos apenas os modelos novos, reestilizações, trocas de gerações, versões inéditas e mudanças significativas como troca de motores. Mudanças de ano/modelo com apenas alterações em preços e pacote de equipamentos ficaram de fora.
VEJA TAMBÉM:
Como foram muitas novidades, listamos aqui uma retrospectiva de todos os lançamentos que ocorreram no Brasil em 2024. Em cada mês terá um link para uma matéria mais completa sobre o período.
Os lançamentos em janeiro são raros, nesse mês as montadoras e os jornalistas tiram férias. A Renault foi a única com novidade, com uma atualização no Duster que trouxe equipamentos importantes.
O início de 2024 foi marcado pela expectativa do lançamento do BYD Dolphin Mini. O compacto elétrico já estava gerando polêmicas antes de estrear.
O primeiro trimestre fechou com três novidades grandes: a Fiat Titano, uma atualização profunda do Chevrolet Spin e o lançamento do Renault Kardian. Esse terceiro foi premiado como carro do ano.
Abril foi o mês dos face-lifts, a única geração nova mesmo foi a do Ford Mustang. Já na dupla da Jeep veio um motor 2.0 turbo a gasolina com muito desempenho.
Em maio o mercado deu uma diminuída nas novidades, mas ainda assim tiveram lançamentos relevantes. O principal foi o face-lift do Volkswagen T-Cross, outros importante foi o Volvo EX30.
Em junho notamos uma briga entre duas chinesas grandes pela atenção do público. A GWM lançou uma versão plug-in de entrada do Haval H6, já a BYD estreou no segmento de sedãs.
Uma das polêmicas geradas pelo BYD Dophin Mini em fevereiro foi ter apenas quatro lugares, isso foi resolvido em julho com uma versão homologada para levar três no banco traseiro.
O tão aguardado Peugeot 2008 produzido na Argentina chegou em agosto. Até então o SUV vinha apenas como importado da Europa e com motor elétrico, o modelo latino utiliza o 1.0 turbo Firefly.
Retrospectiva 2024: setembro foi o mês dos carros elétricos
Em setembro os destaques foram os carros elétricos. Foram quatro novos, desde um SUV compacto a um Chevrolet luxuoso que custa quase R$ 500 mil.
Outubro empatou com novembro com 13 lançamentos, foram os meses mais movimentados do ano. Aqui o destaque ficou para a Ford Ranger Black, versão de bom custo/benefício que ajudou o modelo a crescer nas vendas.
Mesmo com muitos lançamentos, a Fiat tomou as manchetes com as versões híbridas do Pulse e do Fastback. Esse sistema leve irá parar em outros carros da Stellantis nos próximos anos.
O ano fechou com a Chevrolet lançando uma nova geração do Equinox e colocando injeção direta nos motores turbo nacionais. A Ram contribuiu lançando a versão de entrada da Rampage.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |