Latin NCAP, etanol aditivado, recalls no Brasil – RAP #21
No Retrovisor AutoPapo desta semana, discutimos nova proposta para recalls, a importância do etanol aditivado, últimos resultados de crash test, e mais!
No Retrovisor AutoPapo desta semana, discutimos nova proposta para recalls, a importância do etanol aditivado, últimos resultados de crash test, e mais!
Todas as sextas-feiras, o AutoPapo prepara para você o Retrovisor AutoPapo, com as notícias que foram destaque na semana. Entre os dias 17 e 23 de agosto, cobrimos uma nova proposta para os recalls, a importância do etanol aditivado, últimos resultados de crash test do Latin NCAP, e mais!
Esse tipo de combustível dispensa a aditivação, mas, apesar disso, ganhou mais uma revendedora. O etanol tem baixíssimo teor de carbono e por isso, ao contrário da gasolina, dispensa a adição desses químicos.
Entenda a polêmica do etanol aditivado
Uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados quer tornar obrigatório que fabricantes façam o recall de produtos no Brasil toda vez que ele ocorrer em outros países.
Entenda a importância da medida para o recall
Fazia muito tempo que um Bentley não era o vencedor no Concurso de Elegância de Pebble Beach, o mais sofisticado encontro de carros antigos do mundo.
Saiba mais sobre o vencedor de Pebble Beach
O Latin NCAP continua colocando os carros do mercado brasileiro à prova, fazendo testes de impacto e exigindo, cada vez mais, das fabricantes locais, ainda que difiram da legislação vigente no país.
Confira os resultados do Latin NCAP
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Concordo que o trabalho seria relevante, caso a referida entidade, fosse autorizada pelas fabricantes a escolher a seu critério um determinado modelo em qualquer das revendas autorizadas, ao invés de receber diretamente da fabricante, que pode simplesmente “prepará-lo”.
Enviei um e-mail para a Latin NCap, questionando os resultados do crash test realizado com o VW UP em dezembro/13, cujos resultados foram divulgados em janeiro/14, sendo que a fabricante fez um verdadeiro “alarde publicitário” sobre a conquista de 5 estrelas, visando iludir o consumidor. Na verdade, o VW começou a ser produzido na América Latina, em específico no Brasil, somente a partir de fevereiro/2014. Até hoje não obtive nenhuma resposta do referido órgão. Enquanto isso, muitos consumidores continuam com o adesivo no vidro traseiro “Nota máxima em segurança”. rsrsrss
Acompanho assiduamente as postagens do canal e parabenizo ao Boris e toda a equipe pelo excelente trabalho. Tenho visão bastante contrária quanto à apresentada a respeito da Latin NCAP. Para tal, utilizarei fatos marcantes: Chevrolet Onix, líder de venda no mercado nacional. O primeiro teste do veículo nacional foi realizado em maio de 2017 e obteve ZERO estrelas para proteção de adultos. Após este resultado, o Onix recebeu reforços estruturais e em teste subsequente obteve 3 estrelas. Peugeot 208: em 2016 testes da Latin NCAP demonstraram que a Peugeot comercializava o modelo 208 fabricado localmente sem dispor da proteção lateral, obrigatória desde 1995 na Europa. Este motivo resultou em pior pontuação quando comparado ao mesmo modelo vendido na Europa. Outro exemplo: O próprio site AUTOPAPO no dia 12 de agosto de 2019, publicou matéria na qual a Latin NCAP questiona a Fiat e Renault sobre imagens de airbags laterais que não correspondem à realidade. Quem ganha com isto? Nós, consumidores. O mercado nacional é marcado pelo histórico de que “segurança” até então era um mero “acessório”. Felizmente esta mentalidade está mudando, até mesmo pela implementação de novas leis – como a obrigação de airbags dianteiros em veículos, freios ABS em motocicletas com cilindradas acima de 300cc e por aí afora. Voltando à questão da Latin NCAP, eu aplaudo e acho extremamente relevante o trabalho realizado pela entidade. Deveríamos ter mais veículos da frota nacional avaliados pelo programa. Chamar o pessoal do Latin NCAP de petulantes, arrogantes é no mínimo incoerente, indevido e injusto. Nós brasileiros temos sim que exigir carros seguros e que adotem critérios internacionais segurança. Hoje eu só tenho interesse em veículos nacionais que são testados pela Latin NCAP, e que cumprem os critérios e padrões de segurança do programa da entidade. Vale a reflexão.