5 peças trocadas na revisão do carro… E cinco que não são

Manutenção obrigatória da fabricante contempla troca de peças e serviços, mas nem todos componentes verificados estão incluídos 

pecas falsificadas de reposicao carros projeto lei
Muito itens não estão contemplados na revisão das concessionárias (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 11/09/2024 às 10h26

Quando você compra um carro 0 km, para ter direito à garantia, seja de três, cinco ou seis anos, é preciso fazer as manutenções na rede de distribuidores. Geralmente são com intervalos a cada 10 mil km ou um ano, com preços fixos e uma lista de itens que a revisão do carro, mas outras que também não cobre.

Vamos listar aqui 10 itens  que são inspecionados na revisão do carro: cinco que o plano de cobertura cobre a troca e/ou serviço e outros cinco que o plano da montadora não cobre a substituição.

Vamos aos itens que a revisão do carro cobre a troca, que podem variar de fabricante para fabricante. Consulte o contrato de garantia e o manual do proprietário para ver ao que você tem direito.

VEJA TAMBÉM:

Óleo lubrificante

shutterstock motor sendo abastecido com oleo lubrificante
Óleo lubrificante do motor: trocado em toda revisão (Foto: Shutterstock)

Esse aí é mandatário nos itens que a revisão do carro cobre durante o período de garantia. Em toda e a cada manutenção obrigatória que se preze o veículo tem o lubrificante velho retirado e depois trocado por um novo. Desta forma, é feito a cada 10 mil km ou um ano de uso.

Filtros

filtro de ar do motor sujo shutterstock
Normalmente, substituição de filtros, como o de ar, acompanham a troca de óleo (Foto: Shutterstock)

No embalo do lubrificante, a substituição do filtro do óleo – e do bujão do cárter – também estão incluídos nas manutenções regulares e são itens que a revisão com preço fixo do carro cobre, normalmente em intervalos de 10.000 km – ou seja: que seguem as trocas de óleo.

Outros filtros, em geral, também entram nessa lista de troca dentro do pacote: os de combustível e de ar (elemento), a cada 20 mil km ou 30 mil km. O filtro de ar da cabine costuma fazer parte dos itens a serem trocados nas revisões veiculares de fábrica. Porém, algumas montadoras sequer equipam determinados modelos com a peça.

Fluido de freio

reservatorio de fluido de freio ram 1500 rebel 2022
Rservatório do fluido de freio (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Geralmente é trocado a cada 30 mil km ou 40 km, conforme a fabricante e o veículo. Também faz parte do pacote de itens que a revisão obrigatória do carro geralmente cobre. Mas nem todas as fabricantes preveem o serviço em seu plano de manutenção com preço fixo.

Velas de ignição

velas de ignição do moto Foto shutterstock
Velas em bom estado aumentam a eficiência do motor (Foto: Shutterstock)

A cada 30 mil km ou 40 mil km as velas de ignição também são itens do carro que que a revisão obrigatória com preço fechado oferecida pela montadora cobre. Só que, mais uma vez, varia de acordo com a marca.

Fluido de arrefecimento

reservatorio do liquido de arrefecimento chevrolet tracker rs 2024 1 2 turbo
Líquido de arrefecimento: troca prevista no plano de manutenção (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Poucas fabricantes de veículos incluem a troca da água e adição do fluido de arrefecimento no plano de revisões com preço fixo. O líquido deve ser trocado a cada 20 mil/30 mil km ou no prazo de dois anos, normalmente.

Itens que a revisão do carro não cobre

Tem também alguns itens que são inspecionados nas revisões do carro, mas em que o plano de manutenção da montadora não cobre. Importante que são peças que, caso necessário, devem ser trocadas. Então, é preciso ver no contrato de garantia que você pode fazer fora da concessionária.

Pneus

Carro em alinhamento da direção
Alinhamento deve ser pago como um extra (Foto: Shutterstock)

Pneus são itens que são até inspecionados nas revisões, mas não estão contemplados como troca obrigatória dentro do valor prévio da manutenção. O mesmo vale para o serviço de alinhamento da direção e balanceamento das rodas, que são cobrados à parte dos pacotes de preço fixo das montadoras.

Suspensão

mola do carro na suspensao
Pacotes de revisão não contemplam trocas de componentes da suspensão (Foto: Shutterstock)

Entre os componentes inspecionados, as oficinas das concessionárias também examinam as suspensões dianteira e traseira. Porém, os planos de revisão com preço fechado não cobrem eventuais trocas de amortecedores, buchas, batentes etc. Os prazos de troca podem variar com o uso, a quilometragem e os tipos de pavimentos por onde o veículo roda.

Discos e pastilhas de freio

AMACIAR o MOTOR E FREIO PASTILHAS MANUTENÇÃO
Substituição de disco ou pastilha de freio não está incluído nas revisões (Foto: Shutterstock)

Também são verificados nas revisões obrigatórias com valor fixo de montadoras. Mas se precisar trocar alguma das peças, seja por desgaste, quebra/trinca/empeno ou vida útil mesmo, você terá de desembolsar por fora. As pastilhas geralmente são substituídas em intervalos de 20 mil ou 30 mil km, conforme o uso. Já os discos costumam durar 40 mil km.

Correia dentada

CORREIA DENTADA BORRACHA OLEO MANUTENÇÃO
Rompimento da correia dentada pode causar grande prejuízo ao motor e ao bolso (Foto: Shutterstock)

Outro item que a revisão fechada prevista pela fabricante não cobre, porém, é inspecionado. Importante frisar que a correia de distribuição deve ser verificada em cada intervalo de manutenção e trocada a cada 40 mil/50 mil km (depende do carro e da montadora) ou caso haja sinais de desgaste.

Terminal da direção

Direção elétrica e hidráulica facilitam a vida do motorista, mas têm suas desvantagens

Quando está danificado o terminal da direção afeta todo o comportamento do sistema. É comum perceber trepidações excessivas ao volante e folgas na direção, além de desgaste irregular dos pneus. Porém, é mais um dos itens que a revisão do carro não cobre.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário