O brasileiro valoriza muito a estética do carro e o jogo de rodas é algo que pode ser decisivo na escolha de um modelo
Não tem como colocar de outra forma, o brasileiro é vaidoso quando o assunto é carro. Acabam dando mais importância para o design, para as rodas e equipamentos que afetam a estética mais que para os itens de segurança.
Já vimos leitores exigindo freios a disco no eixo traseiro apenas por acharem que o carro fica mais bonito assim, não pela eficiência. Um quesito que sempre gera discussões é o desenho das rodas, já que isso é apenas estético mesmo.
VEJA TAMBÉM:
Algumas montadoras tentam inovar, mas no final o gosto do consumidor é o que realmente decide. O público brasileiro nem sempre é aberto para ideias muito mirabolantes. Listamos aqui cinco rodas que geraram polêmicas.
A Volkswagen exibiu fotos da versão GTS do Nivus junto do face-lift em meados de 2024. Apesar de ser uma versão aguardada, muitos criticaram o desenho das rodas.
Ela são pretas com apenas cinco elementos triangulares no aro com acabamento diamantado. Essa padrão do centro ser escuro e ter desenhos na borda em destaque já se tornou comum, principalmente dentro da Volkswagen.
Essas rodas de 18 polegadas com desenho polêmico são opcionais. De série o carro conta com as mesmas de 17 polegadas escurecidas usadas na versão Highline Outfit. Só quem realmente quiser que terá o Nivus GTS igual ao das fotos de divulgação.
A Fiat realizou o primeiro face-lift do Novo Uno em 2014, deixando o compacto mais sofisticado e melhorando seu interior. A versão Sporting ganhou rodas pretas com elementos quadrados diamantados.
Se o carro estiver limpo e com pretinho no pneu, acaba parecendo que as rodas são quadradas. Foi uma sacada inovadora da Fiat brasileira e que não vimos em outros carros.
O desenho parece não ter agradado muito, em 2016 a Fiat mudou para um padrão mais comum de cinco raios duplos.
As montadoras europeias estão lançando carros com rodas sem simetria radial. Ou seja, o desenho não segue o padrão que conhecemos de raios ou furos.
A Peugeot apostou forte nisso em sua linha atual e a Stellantis decidiu trazer a roda europeia para o 208 e o 2008 vendidos na América Latina. No hatch esse desenho exótico aparece apenas no GT, já no SUV é em toda a linha.
Os carros em si são bastante bonitos, os mais bem desenhados de seus respectivos segmentos. Porém as rodas são o ponto de discórdia, recebendo mais críticas que elogios.
Aqui a polêmica nem é estética. A Chevrolet sempre vendeu os modelos LT com rodas de liga leve no Brasil, porém nos últimos anos passou a equipá-los com rodas de aço estampado e calotas plásticas.
Escolhemos o Tracker para ilustrar aqui por ser de um segmento mais valorizado, o dos SUVs. Ele é um dos raros carros de sua faixa de preço com rodas de aço.
Pelo menos elas possuem algumas vantagens, como serem mais resistentes a impactos e poder receber reparos em caso de danos. E no caso das rodas usadas pela Chevrolet no Tracker LT, disfarça bem que não é de liga.
Hoje em dia as rodas pretas estão na moda. Muitos consumidores compram um carro zero km e já vão em uma loja de acessórios pedir para pintá-las. As montadoras notaram isso e oferecem modelos assim, a GWM diz que pinta as rodas assim apenas para o Brasil.
A Volkswagen decidiu equipar o Polo Track, seu carro de entrada, com calotas pretas para seguir essa moda. Apesar da moda, aqui o resultado geou polêmicas.
A roda de aço estampado aprece entre os raios da calota e possui a mesma cor da cobertura plástica, parecendo que está sem o adorno. Além disso, essas calotas pretas evidenciam os riscos e arranhões que não apareceriam se fossem prateadas.
Após o lançamento do Polo Track, a Volkswagen equipou a Saveiro, o Virtus Sense e o Nivus Sense com essas calotas pretas. Pode ser que elas apareçam em breve no Tera MPI de entrada, vamos descobrir no final de maio.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |