Estas são as rodas de carros mais polêmicas do Brasil

O brasileiro valoriza muito a estética do carro e o jogo de rodas é algo que pode ser decisivo na escolha de um modelo

peugeot 208 gt 2025 roda de liga leve
Esse desenho é moda na Europa, mas aqui... (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/05/2025 às 09h00

Não tem como colocar de outra forma, o brasileiro é vaidoso quando o assunto é carro. Acabam dando mais importância para o design, para as rodas e equipamentos que afetam a estética mais que para os itens de segurança.

Já vimos leitores exigindo freios a disco no eixo traseiro apenas por acharem que o carro fica mais bonito assim, não pela eficiência. Um quesito que sempre gera discussões é o desenho das rodas, já que isso é apenas estético mesmo.

VEJA TAMBÉM:

Algumas montadoras tentam inovar, mas no final o gosto do consumidor é o que realmente decide. O público brasileiro nem sempre é aberto para ideias muito mirabolantes. Listamos aqui cinco rodas que geraram polêmicas.

1. Volkswagen Nivus GTS

Volkswagen Nivus GTS 2026 Branco Cristal dianteira
As opcionais de 18 polegadas são calçadas com pneus 215/45 R18 (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A Volkswagen exibiu fotos da versão GTS do Nivus junto do face-lift em meados de 2024. Apesar de ser uma versão aguardada, muitos criticaram o desenho das rodas.

Ela são pretas com apenas cinco elementos triangulares no aro com acabamento diamantado. Essa padrão do centro ser escuro e ter desenhos na borda em destaque já se tornou comum, principalmente dentro da Volkswagen.

Essas rodas de 18 polegadas com desenho polêmico são opcionais. De série o carro conta com as mesmas de 17 polegadas escurecidas usadas na versão Highline Outfit. Só quem realmente quiser que terá o Nivus GTS igual ao das fotos de divulgação.

2. Fiat Uno Sporting 2014

fiat uno sporting 2014 dianteira roda
O Uno teve “rodas quadradas” que duraram apenas dois anos (Foto: Fiat | Divulgação)

A Fiat realizou o primeiro face-lift do Novo Uno em 2014, deixando o compacto mais sofisticado e melhorando seu interior. A versão Sporting ganhou rodas pretas com elementos quadrados diamantados.

Se o carro estiver limpo e com pretinho no pneu, acaba parecendo que as rodas são quadradas. Foi uma sacada inovadora da Fiat brasileira e que não vimos em outros carros.

O desenho parece não ter agradado muito, em 2016 a Fiat mudou para um padrão mais comum de cinco raios duplos.

3. Peugeot 2008 e 208 GT

peugeot 2008 gt 2025 cinza selenium rodas de liga leve
Toda a linha 2008 conta com esse modelo, quem não gostar vai ter que procurar no catálogo de acessórios (Foto: Peugeot | Divulgação)

As montadoras europeias estão lançando carros com rodas sem simetria radial. Ou seja, o desenho não segue o padrão que conhecemos de raios ou furos.

A Peugeot apostou forte nisso em sua linha atual e a Stellantis decidiu trazer a roda europeia para o 208 e o 2008 vendidos na América Latina. No hatch esse desenho exótico aparece apenas no GT, já no SUV é em toda a linha.

Os carros em si são bastante bonitos, os mais bem desenhados de seus respectivos segmentos. Porém as rodas são o ponto de discórdia, recebendo mais críticas que elogios.

4. Chevrolet Tracker LT

chevrolet tracker lt
São rodas de aço com calotas fingindo serem de liga leve (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Aqui a polêmica nem é estética. A Chevrolet sempre vendeu os modelos LT com rodas de liga leve no Brasil, porém nos últimos anos passou a equipá-los com rodas de aço estampado e calotas plásticas.

Escolhemos o Tracker para ilustrar aqui por ser de um segmento mais valorizado, o dos SUVs. Ele é um dos raros carros de sua faixa de preço com rodas de aço.

Pelo menos elas possuem algumas vantagens, como serem mais resistentes a impactos e poder receber reparos em caso de danos. E no caso das rodas usadas pela Chevrolet no Tracker LT, disfarça bem que não é de liga.

5. Volkswagen Polo Track

volkswagen polo track 2023 cinza platinum detalhe rodas de aco estampado aro 15 com calotas pintadas em preto
As calotas pintadas em preto são de visual discutível (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Hoje em dia as rodas pretas estão na moda. Muitos consumidores compram um carro zero km e já vão em uma loja de acessórios pedir para pintá-las. As montadoras notaram isso e oferecem modelos assim, a GWM diz que pinta as rodas assim apenas para o Brasil.

A Volkswagen decidiu equipar o Polo Track, seu carro de entrada, com calotas pretas para seguir essa moda. Apesar da moda, aqui o resultado geou polêmicas.

A roda de aço estampado aprece entre os raios da calota e possui a mesma cor da cobertura plástica, parecendo que está sem o adorno. Além disso, essas calotas pretas evidenciam os riscos e arranhões que não apareceriam se fossem prateadas.

Após o lançamento do Polo Track, a Volkswagen equipou a Saveiro, o Virtus Sense e o Nivus Sense com essas calotas pretas. Pode ser que elas apareçam em breve no Tera MPI de entrada, vamos descobrir no final de maio.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário