Scania Longline com cabine gigante pode chegar em breve
Cabina Longline, da Scania, foi lançada para a série 4 e pode voltar ao mercado depois de 21 anos e criar um apartamento sobre rodas
Cabina Longline, da Scania, foi lançada para a série 4 e pode voltar ao mercado depois de 21 anos e criar um apartamento sobre rodas
Em 2002, durante a 59° da IAA (Salão de Hanover) a Scania apresentou a nova geração dos motores HPI, além de um modelo conceito chamado STAX e o “Scania Interior Concept eXc”. Tratava-se de um Série 4 com cabine gigante.
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O conceito logo chamou bastante atenção, e a pergunta mais feita era: Quando vão produzir? A resposta veio em 2003 quando a Scania, até que de forma discreta, entregou a primeira unidade da cabine no dia 22 de dezembro, para sermos mais precisos. Tratava-se de um 164L 580 V8 6×2*4 e a entrega foi para um cliente francês. Vale lembrar que a cabine foi rebatizada de Longline, já que ela era construída usando como base a cabine Topline.
Na época, o modelo custava 145 mil euros para a versão 4×2 e 154 mil euros para a versão 6×2 e era equipado apenas com o motor V8 de 16 litros, 580 cv e 275 kfgm, além de caixa automatizada CRS920 de 12 velocidades.
A cabine ficou no mercado de 2003 a 2008 e após esse período, algumas transformadoras e implementadoras passaram a produzir o modelo sob encomenda de forma mais “artesanal” entretanto parece que agora a cabine pode voltar de forma “oficial”.
Rumores de um modelo que estava sendo construído pela Laxa Special Vehicles, empresa especializada na construção de cabines que atualmente pertence a Scania, eram recorrentes. O youtuber e caminhoneiro Bruce Wilson, que importou um R770 V8 para os Estados Unidos publicou uma foto da nova cabine ainda em construção, dando início a toda especulação.
Em dezembro de 2024, clientes relataram para alguns jornalistas que foram convidados para visitarem a Laxa Special Vehicles para conhecer um protótipo de uma nova cabine. Tempos depois, funcionários da Laxa também publicaram em suas redes sociais fotos do modelo pronto que estava cercado por cortinas, algo comum em apresentação ao público. Já a revista BIGTruck, menciona que os clientes convidados também puderam dirigir e também passaram algumas informações a mais.
De acordo com a revista, a cabine pode chegar em duas versões, sendo a CS31 e teria 1,10 metro de comprimento. Além dessa, uma segunda cabine, a CS29, teria 88 centímetros. Ambas estariam de acordo com as novas diretivas que entraram em vigor em setembro de 2020.
Um outro rumor, que até faz sentido, é que a Scania não apresentaria um layout fixo para o interior, sendo assim, o cliente pode comprar e personalizar ou montar o interior como achar melhor. Claro que por meio de transformadores homologados pela montadora. Isso faz sentido, porque muitos já compram a cabine S e a fazem o alongamento da mesma.
Para um melhor entendimento, a nova diretiva permite que as cabines dos caminhões possam se expandir dos 2,35 metros de comprimento para até 3,25 metros, em configuração 4×2. No entanto, caso a montadora consiga criar uma frente mais aerodinâmica (como a Volvo fez com a sua nova linha AERO) e o modelo seja configurado como um 6×2*4 (em que último eixo é direcional) e o modelo consiga ficar dentro do raio de curva de 12,5 metros, a cabine estará de acordo da nova regra. Todas essas determinações permitem que a cabine CS31 possa ser apresentada como protótipo a clientes.
Oficialmente a Scania ainda não fez nenhuma menção sobre a data de estreia Inclusive e era esperado que seu lançamento ocorresse durante a IAA 2024, em Hanover. Ainda é esperado um facelift com uma nova frente para ficar dentro da nova diretiva, e alguns modelos camuflados já foram flagrados em testes.
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